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Miranda Navarro, coordenador de marke-
ting da Norton.
Para André Cruz, gerente de desenvolvi-
mento de produto da Sherwin-Williams,
já faz algum tempo que o consumidor
descobriu a vantagem de trabalhar com
produtos mais efcientes. “Além do ganho
de tempo do polimento, o resultado fnal é
muito superior ao se comparar com tecno-
logias mais antigas”, esclarece.
Determinados usuários avaliam o proces-
so como um todo e, em conjunto com os
gerentes das ofcinas, optam por um siste-
ma que trará maior produtividade, melhor
acabamento, evitando retrabalho, mesmo
que tenha que pagar um pouco a mais por
isso. “Cada produto/sistema tem seu valor
calculado por aquilo que oferece. Infeliz-
mente, grande parte dos usuários avalia
apenas o custo individual, produto contra
produto, e acaba optando ainda pelo mais
barato, e que nem sempre será o mais pro-
dutivo, o que dará o melhor acabamento
ou o que irá evitar retrabalhos ou até mes-
mo retornos de clientes insatisfeitos poste-
riormente”, conta Bresil, da 3M do Brasil.
Na opinião de Ricardo de Araújo Pedro, da
equipe técnica da Brasilux, toda atenção é
voltada à criação de produtos de alta tec-
nologia com excelente custo-benefício e o
reparador observa atentamente esse pon-
to. “Com isso, o reparador consegue obter
um melhor resultado, fazendo um trabalho
de qualidade com um custo menor e, con-
sequentemente, maior lucro.”
Sandro Lemos, coordenador de segmento
de mercado da AkzoNobel Car Refnishes,
ressalta que os novos produtos e acessó-
rios ajudam no polimento, mas um fator
decisivo e que traz benefício real é o uso
de verniz PU de boa qualidade na repa-
ração de veículos. “Neste caso, o acaba-
mento fnal fca com melhor nivelamento
e reduz o esforço e tempo aplicados no
polimento da peça.”
Na verdade sempre existiu por parte dos
profssionais da área, a preocupação com
a qualidade dos produtos em relação ao
custo-benefício. “É que atualmente o nú-
mero de profssionais preocupados com
isso vem aumentando muito, pois sabemos
que toda vez que temos um retorno de ser-
viço em nossa ofcina isso quer dizer que
estamos tendo prejuízo, e mais importante
que isso é a satisfação ou insatisfação do
cliente”, destaca Andrew Scruton-Wilson,
especialista em treinamento para América
Latina – Meguiar’s da Maxi Rubber.
Para Vaty Colombo, diretor de marketing
da Anjo, o reparador tem observado as
vantagens de produtos de qualidade, pois
a exigência do consumidor aumentou. “A
busca atual é por uma melhor relação
custo-benefício, o
que faz com que o
reparador ofereça
melhores sistemas de
polimento com maior
efciência e durabili-
dade; e também com
a profssionalização
destes profssionais,
que buscam adquirir
produtos de qualida-
de e que agilizam o
processo de pintura e
polimento, evitando
retrabalhos e perda
de tempo e garantin-
do satisfação de seus
clientes.”
José Carlos da Cruz
Benites, gerente de
produção da Redutor
Tempo, afrma que a
partir do momento
em que as indústrias dispõem de insumos
de qualidade a preço justo, torna-se pos-
sível despertar o interesse do reparador
para esses produtos. “Atualmente, com o
desempenho dos fornecedores, essa possi-
bilidade torna-se viável.”
Treinamento para polir
Atualmente, existe uma necessidade grande
de treinamento e reciclagem de conhecimen-
to para os profssionais que trabalham com
polimento, seja na repintura ou no serviço de
embelezamento automotivo. Produtos mais
efcientes, processos mais produtivos, novas
dicas e boas práticas de aplicação estão dis-
poníveis e a informação nem sempre chega
para todos os usuários fnais.
A 3M mantém todos os seus profssionais
de campo, vendedores técnicos e promo-
tores treinados e atualizados tanto sobre