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especial mercado de tintas nordeste - parte ii - pernambuco
O coração do Nordeste
Pernambuco continua sendo bastante atrativo como pólo produtivo e logístico na região, principalmente com
a ampliação da infraestrutura e de todos os novos investimentos públicos e privados que estão em andamen-
to no Porto de Suape
Se por um lado o Estado do Ceará – retratado na edição anterior – tem
a peculiaridade de concentrar 32 indústrias de tintas, Pernambuco mos-
tra a sua força por abrigar os três maiores players do mercado regional:
AkzoNobel, BASF Suvinil e Iquine, empresas que dividem a liderança do
mercado nordestino, abastecendo a região a partir da Grande Recife.
ONordeste temgrande participação nos números da Suvinil, por exemplo,
uma vez que representa 15% das vendas da unidade de negócio no País,
segundo Edmilson Ramos de Andrade, gerente de departamento da fá-
brica da BASF em Jaboatão dos Guararapes (PE), região metropolitana de
Recife. “A Suvinil, nacionalmente, detém 60% da liderança no segmento
premium e mais de 40% no segmento econômico. Não divulgamos essa
informação por região, por tratar-se de uma informação estratégica. Po-
demos afrmar que o negócio de tintas imobiliárias praticamente dobrou
nos últimos dois anos na região. Estamos direcionando investimentos ao
Nordeste, pois entendemos que há muito potencial e que o mercado re-
gional está aquecido. Em 2009, a localidade recebeu o investimento de
R$20 milhões, o maior já realizado no local”, afrmaAndrade, justifcando
que o objetivo é dobrar a capacidade de produção e ampliar a infraestru-
tura local, com a aquisição de um terreno de 25 mil metros quadrados
adjacente à fábrica.A conclusão do projeto está prevista para 2012.
A fábrica da Suvinil em Jaboatão dos Guararapes existe neste local desde
1979. A posição geográfca do Estado de Pernambuco, de acordo com
Andrade, favorece tanto a produção quanto a distribuição de produtos
para as Regiões Norte e Nordeste. A unidade conta com 200 colabora-
dores e prestadores de serviço e em 2010 produziu 51 milhões de litros
de tintas, atendendo a demanda de toda a região com produtos como
massa, tintas e texturas (todas de tecnologia à base d’água), além da
fabricação de resinas.
Ritmo mais forte
Todas as regiões apresentam bom potencial de crescimento, mas no Nor-
deste o ritmo de vendas tem sido mais forte do que no restante do País,
em razão do aumento do poder aquisitivo e do acesso da população ao
crédito, tudo isso somado à demanda reprimida existente. “Está ocorren-
do um boom na construção civil com a ampliação dos fnanciamentos
imobiliários e o avanço de programas de habitação de interesse social.
Isso representa um importante impulso para as vendas de tintas imobili-
árias. Mas o maior volume vem das compras realizadas diretamente por
consumidores, para autoconstrução, reformas e repintura de imóveis. Essa
demanda está diretamente relacionada à melhoria do nível de renda e
de emprego, à oferta de crédito e ao nível de confança na economia. A
expansão da infraestrutura em geral é outro fator que contribui para o
crescimento regional. Há inúmeros projetos em andamento que deman-
dam tintas”, entende o diretor de marketing da Tintas Iquine,Alan Souza.
Wenzel Moraes Rego, gerente nacional de vendas da AkzoNobel, con-
corda que o mercado tem avançado muito nos últimos anos, pegando
carona no crescimento do Nordeste e, em particular, de Pernambuco, e no
maior poder de compra das classes C e D. “A AkzoNobel, através de sua
marca principal, a Coral, é líder no Nordeste e possui a maior preferên-
cia de marca em Pernambuco. Temos um vasto portfólio de produtos que
abrange desde tintas premium até tintas econômicas, além de produtos
fabricados apenas para o Nordeste, como Coral Secagem Rápida e Rende
Muito 12 litros.”
Alan Souza, diretor de marketing da Tintas Iquine