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Crescimento
A AkzoNobel vem acompanhando esse crescimento. “Nos últimos anos
crescemos na casa dos dois dígitos. Em nosso planejamento estratégico
estão contemplados investimentos para suportar o crescimento previsto
para o Nordeste. A representatividade da região para o negócio de tin-
tas decorativas no Brasil é bastante signifcativa, o que demanda toda
atenção da AkzoNobel. A empresa investiu em ampliação da logística e
produção. No marketing, lançamos um projeto chamado “Tudo de cor
pra você”, onde pintamos  comunidades, treinamos pintores e levamos
cor para a vida das pessoas, que é nossa missão. A previsão para este
ano é que sejam investidos pouco mais de R$ 50 milhões emmarketing”,
afrma o gerente nacional de vendas.
Por sua vez, a Suvinil investe constantemente em inovação e pesquisas
para o desenvolvimento de novos produtos e reformulação de linhas.
Exemplo disso foi o lançamento em 2010 da linha de acrílicos para áre-
as externas. São dois produtos que prometem muito mais resistência e
durabilidade à pintura nas paredes: Acrílico para Áreas Externas Contra
Microfssuras e Acrílico para Áreas Externas Contra Mofo e Maresia.
“Também lançamos na SPFW2010 o Efeito Decorativo Camurça, que tem
matéria-prima italiana, exclusiva na América Latina. O conceito dos efei-
tos decorativos da Suvinil é o de que com uma fácil e rápida aplicação de
tinta você pode substituir matérias-primas tradicionais e transformar sua
parede emumobjeto de decoração”,destacaAndrade.Alémdo Camurça,
foram lançados no mercado, também no primeiro semestre de 2010, os
efeitos Palha, Lunar, Concreto, Bambu e Jeans Lavado. Outra novidade é
o novo Suvinil Esmalte Sintético, para madeiras e metais. O produto, lan-
çado em abril de 2010, oferece 40%mais rendimento maior resistência e
dez anos de garantia contra descascamento. Também no ano passado a
Suvinil lançou a linha inédita de acrílicos Suvinil Menos Sujeira, que possui
fórmula exclusiva e garante redução de até 70% nos respingos provoca-
dos pela tinta no momento da pintura, além de facilitar o processo de
limpeza do ambiente.
Com relação às ações de marketing, na última campanha “Renovar é
fácil, é só querer”, a Suvinil percebeu que tinta deixou de ser apenas ma-
terial de construção e passou a ser item de decoração, e que isso é um
comportamento que se concretiza cada dia mais. Já em 2010, a Suvinil
lançou uma nova campanha nacional, “Sua Casa, seu orgulho”, que re-
trata o bem-estar das pessoas por estarem em suas casas e o orgulho de
mantê-las em harmonia. A casa toma o lugar principal da comunicação,
captando o sentimento que a pessoa tem não apenas com tintas, mas
sim com a compra mais planejada, desejada e gratifcante. As inovações
da marca estão alinhadas com esta comunicação e devem materializar
este sentimento.
Só em2010, amarca investiu R$ 100milhões emmarketing. O novo flme
“Sua casa, seu orgulho” foi uma das apostas da empresa e, por isso será
exibido nas grandes emissoras de tevê aberta, como Globo, Record, Band,
SBT e RedeTV!, além de canais de tevê por assinatura. Além disso, a Su-
vinil estará presente nas páginas de revistas especializadas e em diversos
websites nacionais.
“Temos a estratégia de dobrar a nossa participação de mercado nos pró-
ximos cinco anos, o que também é válido para as Regiões Norte e Nor-
deste”, informaAndrade.
ATintas Iquine também está em fase de expansão para todo o País, com-
petindo com as multinacionais do setor. “São 35 anos de mercado atu-
ando fortemente no Norte e Nordeste e já estamos nos preparando para
ingressar nos mercados de maior consumo”, ressalta Souza.
A empresa possui duas unidades, uma em Jaboatão dos Guararapes (PE),
com 80 mil metros de área, e a mais nova em Serra (ES), inaugurada
no início de 2010 e já dentro de um planejamento de expansão, pois as
atividades eram, até então, realizadas em um  galpão de 2.500 metros
quadrados e dois depósitos de 1.125 metros quadrados, onde é mantida
uma pequena linha para abastecer alguns mercados do Sudeste.
Já na matriz, em Jaboatão dos Guararapes, o centro de distribuição está
em fase de ampliação e ganhará mais 2.500 metros quadrados. Os  in-
vestimentos foram  orçados em R$ 10 milhões, somando estrutura e sof-
twares de gestão. “A área de logística da Iquine foi implantada há nove
anos e, desde então, estamos agregando tecnologia e capacitação conti-
nuamente”, observa Souza.
A área de logística vem recebendo também investimentos em up-
-grade das soluções atuais. São ERP, WMS, TMS e leitores de códigos
de barras, todos padronizados com a tecnologia Totvs. O TMS é im-
portante na tarefa de distribuição que, em momentos de pico, chega
a utilizar por dia 40 caminhões, entre trucks, carretas convencionais
Edmilson Ramos de Andrade, gerente de departamento da fábrica da
BASF em Jaboatão dos Guararapes (PE)