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e plataformas para contêineres . “Hoje há um intenso fuxo para Ma-
naus, para alimentar o segmento marítimo, e também para o Porto de
Suape, que vive franca expansão. Nossa expectativa é crescer 20%
nesses mercados”, justifca Souza.
Com as novas tecnologias empregadas, a empresa obteve uma redução
de custos entre 15% e 20% na operação e, com o pessoal qualifcado, as
metas de crescimento poderão até ser antecipadas, conforme o diretor
de marketing.
A logística da Iquine realiza toda a movimentação de matérias-primas e
produtos acabados até a entrega nos pontos de venda, integrando todo o
planejamento, a gestão dos processos, armazenagem e expedição.
“Para a chegada no Sudeste, vamos consolidar a marca a partir da unida-
de de Serra (ES), aumentar a capacidade de expedição e armazenagem
em 85%, possibilitando atingirmos uma produção de 80 milhões de litros
de produtos por ano”, prevê Souza.
Avanços tecnológicos
Os principais avanços tecnológicos relacionados às tintas imobiliárias es-
tão ligados a dois aspectos. O primeiro é a produção de tintas à base de
água, que elimina o uso de solventes orgânicos, trazendo ganhos ambien-
tais. O segundo são os sistemas tintométricos, que permitem escolher e
produzir na hora, na loja, uma imensa gama de cores, com a possibilidade
de reproduzir posteriormente, de maneira perfeita, essa cor.
Souza destaca também a preocupação com a sustentabilidade, o que sig-
nifca que as tintas serão cada vez mais ambientalmente amigáveis. “As
chamadas tintas inteligentes (smart coatings), que reagem a diferentes
situações e estímulos, são outra tendência, assim como o uso de nano-
tecnologia. É importante destacar que o consumidor está cada vez mais
exigente, o que leva à constante necessidade de inovação por parte da
indústria. No aspecto ambiental, merece destaque a tendência de cresci-
mento da importância dos produtos e processos químicos mais seguros
e ambientalmente corretos na indústria de tintas. O conceito de ‘produto
verde’ se ampliou, incluindo desde a escolha de matérias-primas à formu-
lação, produção, expedição, até chegar ao destino da embalagem vazia.
Todos esses ‘novos’ aspectos fabris estão diretamente relacionados às
pesquisas desenvolvidas junto aos consumidores.”
Como destaques em produtos a Tintas Iquine apresenta Delanil 400 me-
tros, Decorama Esmalte Base Água, Delacryl Menos Sujeira, Diagesso e
Dialine Spray.
A fabricante de tintas Iquine já comemora resultados dos investi-
mentos – mais de R$ 15 milhões – realizados nas áreas de produ-
ção e de logística. Com isso, a empresa fechou 2010 com aproxi-
madamente 65 milhões de litros vendidos, volume 15% acima do
ano anterior.
Com mais de 1.300 itens em 150 linhas no portfólio, a empresa aposta
em oportunidades evidentes do mercado para a realização de negócios.
Entre elas, a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nos
itens básicos de construção, poder aquisitivo da classe C, Copa de 2014 e
Olimpíadas de 2016.
“Estamos muito otimistas com os acontecimentos que têm nos favoreci-
do e esperamos trazer tecnologias que nos permitam oferecer produtos
cada vez mais com atributos de acordo com o perfl consumidor”, argu-
menta Souza.
Fornecimento de matérias-primas
Uma das fragilidades apontadas para omercado nordestino está no abas-
tecimento de matérias-primas para a indústria de tintas.“Temos algumas
difculdades em encontrar fornecedores que atendam as exigências da
BASF em qualidade e segurança, e quando encontramos, temos proble-
mas com relação à logística devido à grande dependência do frete de re-
torno. Os serviços de logística e infraestrutura não estão acompanhando
a demanda da região e consequentemente, da empresa, o que nos traz
problemas no fornecimento de materiais”, lamentaAndrade.
Para Souza, os gargalos do segmento seriam sanados com investimentos
em infraestrutura para melhorar as condições de portos e rodovias. “É
preciso viabilizar negócios com custo menor. Os gastos para transportar
mercadoria não podem ser tão altos em razão das condições das estra-
das, por exemplo. Além disso, muito produto fca parado nos portos em
razão da falta demodernização. Outra prioridade do governo temde ser a
desoneração das importações. Os fabricantes brasileiros de tintas trazem
de fora 60% das matérias-primas. O total de importações chega a US$
100milhões por ano. Para fabricar as tintas, são necessárias 800matérias-
-primas diferentes, sendo 60% delas importadas. A ideia é pleitear, junto
ao governo, mudanças efetivas no tocante a impostos.”
Wenzel Moraes Rego, gerente nacional de vendas
da AkzoNobel