Page 50 - 115

Basic HTML Version

50
Tendência de cores
Sherwin-Williams aposta na liberdade de expressão
Experimentar, transformar, compor cores formando novas imagens ao seu
estilo, com a sua marca, é a proposta da companhia para 2012
O trabalho desenvolvido para chegar à nova coleção de cores para 2012 da Sherwin-Williams, uma das empre-
sas líderes no segmento de tintas no Brasil, focou nas cores e imagens comumolhar de arquitetura global,mas
com a marca dos profissionais brasileiros.As novas tonalidades chegam em 2012 para destacar a brasilidade.
Para isso, a empresa convidou um grupo de especificadores, arquitetos e designer de interiores, e também o
consultor de cores João Carlos de Oliveira Cesar, professor da USP, para estudar tendência, influências, perfis
e gostos dos brasileiros. Em conjunto, os profissionais desenvolveram uma cartela com 32 cores de tendência
para o próximo ano, recheada com cores exóticas, inspiradas no colorido da natureza deslumbrante e também
do corriqueiro tom urbano.
Entre os destaques estão as cores ArtisticTaupe (SW 6030), Habanero Chile (SW 7589), Marshmallow (SW
7001), Bracing Blue (SW 6242) e Burgundy (SW 6300), mote para o ano. As tonalidades Marshmallow e Ar-
tisticTaupe representam os neutros diferenciados, ou seja, refinados e delicados; já a Burgundy traz a força do
exótico; e Bracing Blue e Habanero Chile marcam a maior presença das cores, o ousado que retoma
as antigas tradições.
“O brasileiro sempre foi considerado muito conservador em relação ao uso de cores em ambientes
internos, mas esse receio começou a mudar após o advento do sistema tintométrico e da tecno-
logia”, pondera João Carlos Oliveira Cesar, especialista em cores, complementando que “a possi-
bilidade da profusão de cores, amparada pelos produtos de qualidade da companhia, vieram ao
encontro de uma nova era da comunicação em que existe o conhecimento de qualquer canto do
mundo em segundos. Sendo assim, os brasileiros começam a, timidamente, a se abrir para as op-
ções de cores e usá-las dentro de seus lares.”
A mistura de denso, leve, quase transparente, cria ambientes inusitados, intrigantes e até aconche-
gantes, mas principalmente único é a tendência. Os esquemas prontos e as regras são abandona-
dos, dando lugar às sensações de criação e possibilidades infinitas, como pura manifestação de um estilo próprio, baseado na razão e emoção.
Suvinil apresenta as tendências para 2012
Paletas inovadoras de combinações de cores ajudam o consumidor a imaginar ambientes completos.
Cores estimulam inspiração para a criação de espaços de estilos variados
A Suvinil inovou mais uma vez e apresenta as cores que serão ten-
dência em 2012 de uma forma diferente. Divididas entre três temas,
as tonalidades foram combinadas em diferentes proporções e uni-
das em paletas de duas a seis cores, que despertam a inspiração nos
consumidores, que poderão visualizar com mais facilidade o espaço
que pretendem transformar.
“As tendências desse ano têm o objetivo de inspirar e simplificar
escolhas. Desenhadas de acordo com a atmosfera de cada tema, as
paletas coloridas são simples e harmônicas. As proporções de cada
cor nos permitem imaginar o ambiente completo, com a composição
de móveis e objetos”, explica Ana Kreutzer, designer de cores da
Suvinil.