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As pesquisas de tendências anuais da Suvinil são feitas a partir de
estudos comportamentais e estéticos realizados dentro e fora do
Brasil. O resultado do estudo deste ano foi a escolha de 30 cores,
selecionadas de acordo com a proposta de três temas distintos,
“i.material”, “Essencial” e “Ornamental”, compostos por cinco pa-
letas de combinações de cores cada um.
Um conceito denominado “Nós” costura a essência dos três temas
de tendência 2012 da Suvinil. “A sociedade está passando por um
momento de transição. Temos percebido uma abertura do indivíduo,
que se coloca à disposição do grupo. Surge um novo tipo de comu-
nidade, as ‘ilhas urbanas’, na qual há uma maior interação com os
espaços públicos; as pessoas se sentem parte do todo e igualmente
responsáveis por ele”, finaliza Ana Kreutzer.
i.material
Inspirado na arquitetura urbana atual, que expressa informações
instantâneas, perceptíveis nas diversas cores e estruturas da cidade,
esse tema foi composto, principalmente, por cores vibrantes, aplica-
das em blocos em contraste com tonalidades de cinza, como carvão
e níquel.
“As cores vibrantes atravessam o cinza do cimento, capturam nossa
atenção para mensagens de alegria e otimismo, ao mesmo tempo
que expressam a era criativa em que vivemos”, explica Ana.
As paletas desse tema são compostas pelas cores: veleiro, verde
bandeira, rosa chiclete, bala de uva, crisântemo amarelo, azul pisci-
na, nectarina, rosa vermelha, lápis-lazúli e mata virgem.
Essencial
O objetivo desse tema é propor ambientes compostos por objetos e
combinações de cores que remetam às raízes da história humana, e
proporcionem cenários surpreendentes. Objetos relacionados à vida
primitiva, como polpas, cascas e raízes originam objetos modernos
como cadeiras, banquetas e cestos de palha, que podem ser harmo-
nizados com cores que lembram terra, raízes, ervas e frutas em con-
traste com tons de rosa e violeta, que trazem um toque de delicadeza.
“Pedras e metais, peles e couros compõem este cenário das caver-
nas, que tem sinalizado as novas experiências do luxo em hotéis e
spas”, revela a designer de cores da marca.
As paletas desse tema são compostas pelas cores: saia justa, violon-
celo, erva mate, nectarina, rosa vermelha, mexerica, rosa chiclete,
terra arada, algodão colorido, flor de valeriana, coala, capim dou-
rado e general.
Ornamental
Esse tema foi pautado principalmente pelo conceito de que o mun-
do e a vida real são a maior inspiração do ser humano. A decoração
da casa é equilibrada com tonalidades limpas e suaves, que neu-
tralizam grandes espaços, cores intensas e puras, que ornamentam
detalhes e cores variadas em pequenas porções. Em uma das cinco
paletas propostas em “Ornamental”, tonalidades como a do azul
piscina e do mar de Maragogi aparecem com o objetivo de propor-
cionar sensações de bem-estar e liberdade.
“No design, uma cirurgia de cor traduz as formas do passado em
objetos do amanhã. Misturas inusitadas, como madeira clara, corti-
ça e acrílico colorido, são incorporadas a estruturas metálicas leves
e tubulares. Formas simples em cores limpas e claras carregam a jus-
taposição de materiais com texturas contrastantes como cerâmica e
madeira, por exemplo”, completa Ana.
As paletas desse tema foram compostas pelas cores: azul piscina,
fogo, sonho com nata, crisântemo amarelo, filme de amor, general,
mata virgem, coala, flor de valeriana, transatlântico, verde bandeira,
creme brulée, rosa vermelha e quero-quero.   
Lápis Lazuli e Nectarina
Crisântemo Amarelo e Filme de Amor