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Entrevista
Foco em inovação
REVISTA LOJAS: EMTERMOS DE CRESCIMENTO, ESPERAVA-SE MAIS DO
SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL NESTEANO?
DAVID IVY JR.: Durante os anos 2000 houve incremento acelerado das
unidades produzidas e lançadas, principalmente no mercado residencial.
Apesar da alta demanda (a Caixa Econômica Federal estima que, hoje, o
déficit habitacional é de aproximadamente 4 milhões de residências), do
expressivo aumento de linhas de crédito para habitação (foram atingidas
metas históricas de disponibilização de crédito imobiliário, principalmente
pelo programa Minha Casa Minha Vida e pela pressão governamental
para a redução dos juros dos bancos privados) e melhora na distribuição
de renda (ascensão social das classes C e D), alguns fatores pressiona-
ram a delonga na tomada de decisões por parte de consumidores. Par-
te do mercado indicou o surgimento de uma possível bolha imobiliária,
desconsiderando que, durante décadas, houve estagnação de preços no
A Sherwin-Williams está presente no Brasil há mais de 60 anos e tem
como objetivo trazer ao mercado as melhores opções em revestimento e
proteção, com tintas para as mais diversas finalidades. Hoje, a empresa
atua tanto no segmento imobiliário quanto industrial, sempre comprodu-
tos reconhecidos por sua durabilidade, qualidade e inovação.
A empresa está localizada no estado de São Paulo, onde possui escritó-
rio e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário.
Também faz parte do grupo a unidade de Tintas Industriais eAerossol em
Sumaré, e a divisão Pulverlack, que produz tinta em pó, localizada em
Caxias do Sul (RS).
Entre suas principais marcas estão Metalatex, Novacor, KemTone,
Aquacryl e Colorgin, amplamente reconhecidas por formadores de
opinião e consumidores. De acordo com David Ivy Jr., diretor de ma-
rketing da Sherwin-Williams, desde sua fundação a empresa não ape-
nas cresceu como uma das maiores empresas de tintas nos Estados
Unidos, mas no Brasil e no mundo: “A empresa vem investindo em
diversas ações de marketing, como anúncios, desenvolvimento de
novas embalagens, ações diretas com revendedores, patrocínios, en-
tre outros”, afirma o executivo, que está há nove anos na empresa.
Ivy Jr é graduado em ciências políticas e administração pela Southern
Methodist University, em Dallas, Estados Unidos, e também em masters
of science in international business and masters of business administra-
tion pela University of Miami. Já passou por empresas como Andersen
Consulting/Accenture, Motorola e Black & Decker. “Comecei na Sherwin-
-Williams em 2003 e, na época, era uma fase bem complicada, pois o
mercado não estava bem e a empresa passava por uma grande fase de
transição. Iniciei como gerente de marketing, com responsabilidade pe-
las linhas imobiliária e aerossol. Em seguida fui promovido para diretor
e assumi a área industrial, na qual estou até hoje”, destaca o brasileiro
“americanizado”.
Confira a seguir uma entrevista com o diretor de marketing da Sherwin-
-Williams.
Por Nany Cardoso