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mercado (desconsiderando ajustes inflacionários). Embora um dos mais
importantes órgãos do mercado imobiliário, o Sindicato da Habitação
(Secovi), ter registrado queda de aproximadamente 5% no número de
unidades comercializadas até o mês de julho deste ano. OValor Geral de
Vendas (VGV) recuou apenas 1,5% no mesmo período. Isso é sinal que
os preços continuam em ascensão e ajustando-se. Diante desse cenário,
acredita-se que o mercado está em fase de encontro de equilíbrio entre
valores dos imóveis, oferta de crédito imobiliário, estabilização econô-
mica internacional, ajuste inflacionário nacional, dentre outros fatores.
O fato é que a Sherwin-Williams está otimista em relação aos próximos
anos, coma aproximação de grandes eventos esportivos, como a Copa do
Mundo e os Jogos Olímpicos, que serão sediados pelo Brasil, que, conse-
quentemente, aquecerão o mercado da construção civil e, paralelamente,
o mercado de tintas.
REVISTA LOJAS: COMO ESTÁ SENDO OANO DE 2012 PARAA SHERWIN-
WILLIAMS?
DAVID IVY JR.: Desafiador, devido à desvalorização do real e o impacto
direto no custo de matéria-prima. Porém, estamos vendo um aquecimen-
to da economia agora no segundo semestre e acreditamos que tenha
sido um ano bom. É importante crescer através de inovação e novos
produtos no portfólio. Este ano lançamos o novo Kem Tone, que ago-
ra é o melhor produto na categoria econômica, e lançamos alguns
produtos para o canal home center. No lado industrial fizemos alguns
lançamentos em segmentos de alto crescimento. O setor de tintas
crescerá acima do PIB, e a Sherwin-Williams crescerá acima do setor,
aumentando seu marketing share por mais um ano.
REVISTA LOJAS: COMO O PRÊMIO SW “MELHORES FORNECEDORES” TEM
IMPACTADONAQUALIDADEDOS PRODUTOSDAEMPRESA?
DAVID IVY JR.: O maior objetivo desse prêmio é garantir o padrão de
excelência que já é marca registrada dos produtos Sherwin-Williams. Para
isso, o processo se inicia desde o recebimento da matéria-prima. É lógico
que a qualidade dos produtos que adquirimos dos nossos fornecedores
impacta em nosso produto final e, por isso, somos muito rigorosos com
isso. A premiação é uma forma de incentivar os fornecedores a seguirem
o mesmo padrão de rigor com a qualidade de seus serviços, e quem ga-
nha é o consumidor. Nenhuma outra companhia do setor faz esse tipo de
premiação, que é muito cobiçada pelas empresas.
REVISTA LOJAS: QUAIS OS PROJETOS DA EMPRESA PARAOGBC (GREEN
BUILDING COUNCIL)?
DAVID IVY JR.:A Sherwin-Williams tem investido constantemente em ino-
vações para oferecer cada vez mais produtos com reais benefícios para
consumidores e profissionais. Ao investirmos em produtos de alta per-
formance, nossa empresa passa a incentivar as construções sustentáveis,
reduzindo os impactos ambientais. A linha Metalatex Eco, por exemplo,
é menos agressiva por substituir os solventes por água, proporcionando
baixo odor e baixos compostos orgânicos voláteis. Merece destaque a
tintaMetalatex EcoTelhaTérmica, indicada para telhados, que possui pig-
mentos com alto poder de refletir a luz, podendo ajudar a reduzir em até
1 grau a temperatura externa e até 30% a temperatura interna. Entre ou-
tros benefícios, esse produto ajuda a reduzir o consumo de energia elétri-
ca, pois mantém o ambiente mais fresco, inibindo o uso de ar condiciona-
do. Os nossos produtos auxiliam na obtenção de até 12 pontos na escala
de pontuação para o certificado LEED na categoria novas construções. Em
parceria como GBC, estamos desenvolvendomateriais e ações que disse-
minem a construção sustentável e seus diversos benefícios, dentre eles o
aumento da eficiência energética, a redução do uso de água e materiais.
Além disso, o imóvel construído dentro das exigências sustentáveis tem
ummaior reconhecimento de mercado e reduz custos operacionais.
REVISTA LOJAS: QUAIS EVENTOSA EMPRESA ESTÁ PREPARANDO PARA
REVENDEDORES E ESPECIFICADORES E OQUE JÁ ESTÁ PROGRAMADO?
DAVID IVY JR.: A Sherwin-Williams vive um momento muito especial. Te-
mos projetos em andamento e outros que já estão próximos de serem
executados para especificadores e revendedores. Nós queremos apresen-
tar e atestar para o mercado toda a nossa qualidade através da experiên-
cia.Acreditamos que experiência traduz a melhor maneira de atestarmos
todos os atributos e performances da nossa linha de produtos. A con-
fiança na qualidade de nossos produtos é tanta que acreditamos que
vivenciá-los é a melhor propaganda que podemos fazer de nós mes-
mos. Temos um cronograma de eventos programados até o final deste
ano. E isso se estende para 2013. Em 2013 teremos feiras, eventos e
ações inovadoras para que o mercado saiba o valor da nossa marca
e conheça os nossos produtos de uma forma única, como são todos
os nossos produtos.
REVISTA LOJAS: QUAIS AÇÕES DE MARKETING ESTÃO PROGRAMADAS
PARA OANO DE 2013?
DAVID IVY JR.: Não é possível abordar cada ação especificamente. Pos-
so dizer que entraremos mais fortes em nossas ações de marketing. O
nosso investimento será maior e mais agressivo. Em 2013 teremos vá-
rias novidades e reforçaremos ações de sucessos que fizemos em 2012,
como nosso plano de mídia. Hoje, a Sherwin-Williams, por ser uma das
grandes marcas que atende as diversas necessidades do consumidor, tem