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processo, enfatiza. Para Fábio Alves Rodrigues, gerente de produtos PPG
Refinish, nos últimos anos o Brasil tem tido acesso a novas tecnologias,
antes disponíveis apenas no exterior: Graças a empresas como a PPG, que
trazem inovações para o mercado brasileiro, dando a oportunidade para
os centros de reparação utilizar produtos de alta tecnologia e qualidade
semos gastos elevados que teriam se estes fossem importados. Esse fator
certamente influenciou muito a produtividade e eficiência das oficinas,
que têm obtido resultado muito melhor que tempos atrás.
Mauricio Varjão, consultor técnico da Maxi Rubber, aponta que de acor-
do com a evolução gradativa e novas marcas de polidores chegando ao
Brasil, este cenário teve uma mudança em relação às novas tecnologias,
como, por exemplo, os produtos à base de água e de nanotecnologia.
Esses produtos tornam o trabalho mais eficiente, utilizando menos tempo
na execução da tarefa e deixando um acabamento com alta qualidade,
destaca.
Na opinião de Reinaldo Richter, di-
retor superintendente da Stardur -
WEG, hoje, o que existe de mais
moderno e de alta tecnologia no
mercado são os polidores à base
de água que promovem lustro,
proteção, não mancham partes
emborrachadas, oferecem maior
poder de corte, nivelamento da
superfície e são multifuncionais.
De acordo com Edson Franco,
gerente comercial da Suncar, a
evolução é constante através de
desenvolvimentos próprios e tec-
nologia importada. Acreditamos
que dentro do cenário, hoje, o Bra-
sil não deve nada aos produtos
importados e ainda oferece alta
tecnologia a preços compatíveis
com a realidade brasileira, obser-
va.
VANTAGENS
Atualmente, o reparador tem ob-
servado as vantagens de produtos
de qualidade em termos de custo
benefício. Para Colombo, da Anjo,
é visível uma mudança de cultura.
Em alguns casos é possível notar as vantagens, alguns reparadores come-
çam a avaliar custo e benefício na hora de escolher os produtos com que
vão trabalhar. Emoutros casos, o reparador visa ter uma linha de produtos
commenor valor, não levando em consideração a qualidade de seu traba-
lho, ou seja, com produtos menos evoluídos tecnicamente.”
Silva, da BASF, acredita que o mercado de polidores tem apresentado ín-
dices de crescimento, especialmente no segmento à base de água, que
oferece melhor qualidade em relação ao de base solvente: Ao contrário
deste último, os produtos desenvolvidos com tecnologia à base de água
não danificam as partes plásticas e de borracha onde são aplicados.Além
disso, são comercializados a um custo acessível.”
Para Pedro, da Brasilux, hoje toda atenção é voltada para criação de pro-
dutos de qualidade com excelente custo benefício e o reparador observa
atentamente esse ponto, porque ele só leva vantagemnisso tudo, fazendo
um trabalho de qualidade com um custo menor, obtendo maior lucrativi-
dade no trabalho.
Segundo Araújo, da Pérola, de-
vido à grande exigência dos
clientes as oficinas estão sendo
obrigadas a diminuir a perma-
nência dos veículos nos pátios
de pintura: Atenta a isso, a Pé-
rola, por exemplo, se preocupou
em auxiliar os profissionais com
polidores de alto desempenho,
qualidade e preço, customizando
assim toda sua área produtiva.
Rodrigues, da PPG, expõe que
certamente o reparador tem
observado as vantagens de pro-
dutos de qualidade em termos
de custo benefício: Lançamos no
mercado um processo de poli-
mento com produtos da marca
ACS, que representam a melhor
relação custo benefício disponí-
vel no mercado de repintura atu-
al, evidencia.
De acordo com Varjão, da Maxi
Rubber, uma das primeiras van-
tagens que o reparador tem ob-
servado é o fato de utilizar menor
tempo na sua execução de traba-