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Entrevista
A evolução do setor de tintas no Brasil
ARevistaLojas consultouAmauri Fiani,engenheiroquímico,pós-graduado
emmarketing (FaapeFGV),commais de30anos deatuaçãoemindústrias
de tintas,comoSherwin-Williams,TintasCoral,Suvinil,Eucatex,PPGIndus-
trialeDacar.Nestaentrevista,eleapontaoaumentodopoderdecomprada
população e a forte concorrência no setor de tintas nestes últimos tempos.
Partindo daí, Fiani expõe que, com o desenvolvimento das classes sócio-
-econômicas, forte crescimento da classe C e em seguida das classes A e
B, houve uma migração do consumo de tintas econômicas para standard,
variando conforme a região.
Fiani também destaca a importância do balconista, que é um dos princi-
pais influenciadores na escolha da marca e ele precisa estar muito bem
treinado para funcionar como um bom consultor dos consumidores: “O
pintor ainda é o principal influenciador na escolha da marca, mas na hora
da compra o balconista pode reverter a decisão do consumidor, sendo ele
bem treinado, qualificado, passando segurança ao consumidor”, afirma.
Segundo Fiani, as principais tendências para o mercado brasileiro de
tintas são o crescimento do consumo de cores; aumento da influencia
da mulher, seja pelo início do processo de pintura, seja pela escolha das
cores; produtos amigos do meio ambiente e aplicações amigáveis; au-
mento do poder de compra dos consumidores; o aumento dos segmentos
premium e standard, entre outros. Ainda na opinião de Fiani, o mercado
precisa continuar com o crescimento da segmentação e prosseguir, cada
vez mais, com inovações de produtos e suas respectivas marcas, sempre
aliando qualidade e durabilidade, e rentabilidade e produtividade.
Por Nany Cardoso
REVISTA LOJAS: Com a evolução do mercado, como o senhor avalia hoje
o consumo por categoria?
AMAURI FIANI: Com a evolução das classes sócio-econômicas, transfor-
mando a pirâmide social emum losango, como forte crescimento da clas-
se C e em seguida das classes A e B, houve uma migração do consumo
de tintas econômicas para standard. Isso varia pelo Brasil, pois podemos
verificar na Região Sudeste que o segmento premium e standard cresce-
ram em detrimento do econômico; já na Região Nordeste o segmento
econômico se mantém e cresce o standard; na Região Sul, cresce o pre-
mium e standard e cai o econômico, e nas Regiões Centro-Oeste e Norte
cresce o standard em detrimento dos segmentos premium e econômico.
Isto é um reflexo do aumento do poder de compra da população e da
forte concorrência no setor.
REVISTA LOJAS: Qual a região onde os produtos premium são mais ven-
didos? Por quê?
AMAURI FIANI: Historicamente a região de maior presença de produtos
premium é a Sul, muito caracterizada pelo consumo de tintas acrílicas de
alta qualidade e acabamento semi-brilho, principalmente no Rio Grande
do Sul e parte de Santa Catarina. Este é um fato cultural, pois por se tratar
de uma região onde as variações climáticas são muito fortes, o consumi-
dor prefere usar produtos de melhor durabilidade. Outro fator importante
é o consumo de cores na região. O sistema tintometrico tem uma presen-
ça muito forte na Região Sul e, como a maioria dos principais fabricantes
oferecem esta possibilidade de cores só no segmento premium, aumenta
ainda mais a presença deste mix melhor.