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oferece nível de qualidade dentro das normas exigidas para a categoria.
De acordo com Marcos Pelegrini, químico imobiliário da Brasilux, as tin-
tas econômicas estão em constante crescimento comparando-se às tin-
tas premium e standard. “O setor de tintas tem crescido bastante, pois
tem acompanhado o aumento na atividade da construção civil. A tinta
econômica, por ter um custo benefício eficiente, consegue atingir uma
classe do mercado que não utilizava esse tipo de acabamento. Usava-
-se muita caiação e outros métodos de pintura, e hoje essa classe me-
nos favorecida consegue adquirir um produto econômico com grande
potencial de aplicabilidade e decoração. As tintas classificadas com essa
designação econômica têm um desem-
penho que atende os consumidores
de todas as classes sociais”, afirma.
Eginaldo Franzão, gerente de produtos
da Sherwin-Williams, aponta que as tin-
tas econômicas ocuparam um lugar de
destaque no mercado com o movimen-
to das classes C e D. “Com o aumento
do poder aquisitivo desta parcela da
população, os fabricantes enxergaram
oportunidades para crescer com esta
linha e sempre preocupados com a
qualidade de seus produtos investi-
rão em melhorias, gerando um maior
número de opções no segmento.”
Segundo Gilberto Neves, promotor
técnico do sistema tintométrico da
Argalit, no início as tintas econômicas
no Brasil eram sinônimo de tintas de
má qualidade, “mas hoje, devido ao
Programa Setorial de Qualidade da
Abrafati, esse conceito mudou. As tin-
tas econômicas atuais apresentam um
mínimo de qualidade suficiente para
cumprir a função de uma boa cobertura com o rendimento esperado”.
Para o diretor de marketing da Coral, Benito Berretta, o mercado de
tintas tem grande potencial de crescimento no País. “Esperamos que
nos próximos anos diversos fatores tenham impacto positivo no consu-
mo de tintas, como o aumento em infraestrutura, renda da população,
incentivos do governo e o movimento positivo da construção civil.”
Na opinião de Fernando Olio, diretor de marketing da Solventex, o cresci-
mento do uso de tintas econômicas no Brasil se deu em conjunto com o
aumento do poder aquisitivo nacional e pela melhoria da qualidade das
tintas em geral. “Se antigamente apenas produtos de grandes empresas
eram conhecidos e consequentemente adquiridos por conta de seu reno-
me e qualidade, com o passar dos anos a população se abriu às novas
possibilidades e passou a dar um crédito aos pequenos fabricantes, que
também apresentam qualidade, tecnologia e preço mais atraente. Com
o avanço do poder de compra do brasileiro e sua demanda por mais
qualidade, o mercado de tintas econômicas tornou-se mais competiti-
vo, estimulando a modernização da indústria e a busca por diferenciais
para os produtos, sem deixar de lado a competitividade monetária.”
Edemir Rodrigues Lima, gerente de vendas e marketing da Tintas Vidacor,
salienta que a tinta econômica é um
produto cuja performance está intima-
mente ligada à situação econômica so-
cial doPaís:“Àmedidaque adivisãode
renda se torna mais justa e equilibra-
da, mais pessoas da classe C e D têm
acesso a produtos de qualidade supe-
rior, ou mesmo acesso a produtos que
antes não tinham. Pode-se dizer que a
tinta econômica surgiu para atender
ao mercado da classe C, que com o
aumento da renda abriu margem à
competitividade, fazendo com que as
empresas tivessem que se adequar a
um produto qualitativamente melhor,
mas que mantivesse suas margens
de lucro economicamente viáveis.”
O gerente de produto da Suvinil,
Mário Lavacca, acredita que o seg-
mento de tintas econômicas é um
dos que mais crescem no Brasil.
“Um estudo realizado pela BASF,
há cerca de dois anos, apontou
ainda que as classes C e D repre-
sentam os compradores majoritários de acabamentos para pare-
des, sendo este um mercado em constante crescimento no País.”
De acordo comAngela Chapper, gerente de marketing da FuturaTintas, as
tintas econômicas, sem dúvida, passam por processos de otimização e de
reconhecimento pelo mercado.”A Futura Tintas, por exemplo, inovou tra-
zendo a primeira tinta econômica semcheiro do País, comumótimo poder
decobertura.Masaindahámuitoaavançarnosetor.Acreditamosqueopri-
meiro passo será a adequação de todas as opções de tintas econômicas às
normas de qualidade exigidas pelaAbrafati.Dessa forma,o consumidor se