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sentirá 100%seguro ao comprar umproduto coma qualidade desejável.”
Para Valter Bispo, gerente de marketing da Qualyvinil, há alguns anos,
quando não havia o PSQ, não existiam tintas econômicas, mas sim tintas
de preço baixo e qualidade ruim, produtos que lesavam os consumidores
e os lojistas. “O mercado de tintas era desordenado, o que permitia que
empresas desonestas competissem com suas pseudotintas, com preços
impossíveis de serem praticados pelas empresas sérias e responsáveis
que buscavam oferecer um produto honesto de custo mais baixo. Com
o excelente trabalho desenvolvido pela Abrafati, através de seus associa-
dos, da criação do PSQ e da atuação de outras entidades do setor, como
Sitivesp, Artesp e Anamaco, o mercado de tintas teve uma importante
evolução nos últimos 10 anos.”
MERCADO E CONSUMO
Até poucos anos atrás não havia um contro-
le sobre os produtos fabricados no Brasil, ou
seja, tintas de todo tipo concorriam entre si.
Não havia diferenciação na qualidade da
tinta, nas suas características; sendo assim
a concorrência não era justa, pois vários fa-
bricantes tinham a preocupação em oferecer
produtos de qualidade, enquanto outros não
se preocupavammuito com a qualidade.
Dentro desse contexto, Filipe Colombo, dire-
tor de marketing e inovação daAnjo, acredita
que a Abrafati, com base nessa realidade do
mercado, iniciou um processo junto ao Mi-
nistério das Cidades e criou o PSQ, que pas-
sou a fazer parte do  Programa Brasileiro de
Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-
-H). “A partir dessa iniciativa, começou um grande movimento em busca
de elevar o percentual mínimo de conformidade e se definiu a qualidade
de uma tinta econômica. Essa conquista foi, e continua sendo, muito im-
portante para as empresas que sempre se preocuparam com a qualidade,
pois com características com padrões mínimos definidos a concorrência
se torna justa. E para os consumidores é também muito importante, pois
sabem que tipo de tinta estão comprando e podem decidir a que melhor
se enquadra com sua necessidade.”
Colombo acredita que não há duvidas de que coma implantação de níveis
de qualidade e ainda com base em atender quesitos conforme normas
ABNT, houve uma movimentação positiva, pois as normas trouxeram cre-
dibilidade aos conceitos de tintas econômicas. “Foi muito agregador para
o mercado em geral, pois o segmento econômico tem suas limitações de
resistências se comparadas aos padrões standard e premium. Com isso
ficamos equiparados aos conceitos utilizados nos EUA e Europa, onde
as tintas econômicas devem ser aplicadas somente em interiores.” Ele
salienta ainda que as tintas econômicas têm uma parcela importante no
segmento de tintas imobiliárias: “As tintas de alto rendimento chegaram
para atender uma necessidade de aplicação geral (interior e exterior), vi-
sando o consumidor que pretende gastar menos. Porém, a diferença de
preço ainda é importante e pesa no bolso do consumidor no momento de
busca de um produto cuja relação de custo ainda seja atrativa para ele, e
as tintas econômicas ainda são as ideais. Por isso, este segmento ainda se
mantémmuito forte,mesmocomtendênciadequeda”,completaodiretor.
Segundo Pelegrini, da Brasilux, é importan-
te citar o Programa da Qualidade de Tintas
Imobiliárias, cujos resultados são publica-
mente divulgados e têm ajudado a promo-
ver a evolução contínua da normatização e
a melhoria da qualidade dos produtos. “O
mercado fabricante de tintas imobiliárias
não tinha uma referencia de qualidade, o
que resultava em inúmeros problemas, pois
existiam no mercado de tintas produtos
com baixíssima qualidade, que comprome-
tiam a imagem do setor de tintas e traziam
insatisfação para os consumidores finais e
pintores. Com essa regulamentação, todos
saem ganhando: o consumidor, que tem a
garantia de um mínimo de qualidade asse-
gurada; e o mercado, que passa a ser mais
competitivo com produtos de qualidade
mínima assegurada, não sendo mais um
mercado desleal. Com isso, proporcionou um nível melhor de qualidade,
trazendo mais informação para o consumidor final, que não tinha como
distinguir os diversos tipos e níveis de qualidade dos produtos vendidos
no mercado. O programa veio para melhorar muito o setor e o nível das
tintas econômicas, garantindo um nível de qualidade para o produto.”
Na opinião de Lavacca, da Suvinil, a implementação do PSQ vem sendo
bastante positiva para o mercado, uma vez que o objetivo da Abrafati
com essa medida é deixar claro para o consumidor qual tinta é indica-
da para cada finalidade, e isso evita a necessidade de repintura e, tam-
bém, o aumento das reclamações contra as tintas econômicas. “A ideia
é especificar as características das tintas de cada categoria e orientar o
consumidor sobre qual é a melhor opção para cada caso. O impacto foi
positivo no sentido de deixar claro que as tintas standard e premium são