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Entrevista
REVISTA LOJAS: COMO TEVE INÍCIO O PROGRAMA “ACADEMIA DE
VENDAS”?
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO:
Após dois anos de pesquisas, desenvolvimento
e ajustes, o programa de qualificação, avaliação e certificação de vende-
dores da Universidade Anamaco - Academia de Vendas teve início em se-
tembro de 2010, com 50 lojas em caráter experimental.
REVISTA LOJAS: O PROGRAMA TEM ALCANÇADO O OBJETIVO
PROPOSTO?
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO:
Em seu terceiro ano de operação os re-
sultados não param de crescer. As lojas de todo o Brasil precisam
urgentemente de uma qualificação estruturada para seu time de
vendas e nosso programa foi justamente desenvolvido frente a essa
necessidade. Desde o princípio, eram três desafios: primeiro, ter um
programa individual por lojas (CNPJ); segundo, que fosse acessível a
qualquer hora e sob domínio do lojista, ele comanda os treinamentos
conforme disponibilidade da sua loja; e terceiro, baixo investimento
no treinamento por funcionário.
Especialização é a palavra de ordem
Aprimorar a formação das equipes de vendas é o foco atual das iniciativas de profissionaliza-
ção da Associação Nacional dos Fabricantes de Material de Construção (Anamaco). E uma das
principais medidas da entidade neste sentido se chama “Academia de Vendas”, programa de
qualificação de vendedores em sistemas construtivos. Baseado em videoaulas, os alunos aprimo-
ram conhecimentos agrupados em seis áreas, ou seja, trata-se de uma escala de aprendizagem e
desempenho.Após cada estágio, o aluno põe em teste o que aprendeu num sistema de avaliação
também pela internet. O proprietário ou gerente da loja acompanha o desempenho de cada
um de seus vendedores individualmente e pode determinar quais assuntos precisam ser mais
desenvolvidos pela sua equipe. Para esta edição a Revista Lojas entrevistou José Carlos deAraújo,
diretor de formação profissional daAcademia deVendas daAnamaco, que detalhou que para ob-
ter a licença da “universidade” é muito fácil. O proprietário ou gerente de vendas da loja recebe
um login e senha exclusivos. Com esta licença, a loja cadastra toda a sua equipe de vendas no
website do programa, o CPF e o login individual de cada colaborador participante, que começa
a assistir às aulas diretamente no computador. Para Cláudio Conz, presidente da Anamaco, a “Academia de Vendas” preenche uma das principais lacunas
quanto se fala em treinamento e formação de mão de obra no mercado da construção civil: “É um projeto inovador, que atende às maiores expectativas
dos varejistas de materiais para construção. Chegou aquilo que todos os varejistas estavam aguardando”, finaliza. Confira a seguir uma entrevista com o
diretor de formação profissional daAnamaco.
REVISTA LOJAS: QUAIS SÃO AS AÇÕES DA ANAMACO PARA MELHORAR
A QUALIFICAÇÃO DOS VENDEDORES BRASILEIROS?
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO:
Cada vez mais levar programas e qualificação
que falem a linguagem do nosso segmento, varejo da construção, e que
sejam acessíveis para qualquer loja, em qualquer lugar no Brasil e, princi-
palmente, que contribua para o aumento das vendas nas lojas.
REVISTA LOJAS: EM SE TRATANDO DE VAREJO NACIONAL, QUAIS BENEFÍ-
CIOS E AVANÇOS ESSA INICIATIVA PODE TRAZER?
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO:
Mais conhecimento dos sistemas e das eta-
pas de uma reforma ou construção, para que nossos vendedores sejam
especialistas e ofereçam boas experiências de compra e atendimento aos
consumidores.
REVISTA LOJAS: QUAIS AS PRINCIPAIS MEDIDAS E AÇÕES QUE GARAN-
TEM O SUCESSO DO PROJETO?
JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO:
Seriedade da nossa entidade que assina a cer-
tificação dos vendedores junto às lojas, os quais são submetidos a seis
José Carlos de Araújo, diretor de formação
profissional da Academia de Vendas da Anamaco
Por Nany Cardoso