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Lojas de Tintas
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Com base no estudo mencionado, a classe média tem a consciên-
cia de que os melhores produtos possuem preço diferenciado, mas
os resultados das vendas da tinta premium revelam que a maioria
dos consumidores ainda está nas classes mais altas. Diversos fabri-
cantes disseram que a grande demanda da linha premium vem das
classes A e B, porém, nos últimos anos, houve procura considerável
do público da classe C.
Eginaldo Franzão, gerente de produtos da linha imobiliária da
Sherwin-Williams, também segue a mesma linha de pensamento:
“São as classes A e B, embora haja uma tendência de aumento de
consumo de produtos premium pela classe C, que recentemente
tem buscado produtos com maior valor agregado.”
Para Antonio Moerton Costa Pires, gerente nacional comercial da
Hidracor, mais do que a classe social , o reflexo do consumo é men-
surado por regiões. “O mercado premium é regionalizado e seg-
mentado. Temos regiões onde há um consumo maior, como o Su-
deste, e algumas capitais, como Manaus, Belo Horizonte, Salvador
e Recife. A venda desse produto é mais segmentada no canal home
center e lojas especializadas.”
“Os consumidores de Suvinil são principalmente homens e mulhe-
res entre 35 e 55 anos, das classes A e B, mas percebemos que
está havendo uma mudança no perfil de consumo do brasileiro e
também do comprador de tintas. Os jovens estão começando a ter
um papel relevante nesse cenário, tendo em vista que a entrada no
mercado de trabalho formal está ocorrendo mais cedo e o poder
aquisitivo desse público cresceu”, verifica Daniela Tavares, diretora
de marketing da Suvinil.
“O público-alvo desses produtos são consumidores das classes
A, B e C, além de pintores. A classe C também busca produtos
premium, pois precisa fazer valer cada centavo investido nesses
produtos, abrindo mão do custo do pintor para a compra de uma
tinta de melhor qualidade, e é mais aberta a marcas alternativas,
homologadas pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas
(Abrafati), que têm qualidade similar às marcas líderes de mer-
cado, com preços mais acessíveis”, revela Amauri Fiani, diretor
comercial da Tintas Alessi.
“O público-alvo é o consumidor que procura por um produto com
um diferencial de qualidade, acabamento final e durabilidade, um
consumidor que busca o melhor custo benefício”, conta Filipe Co-
lombo, diretor presidente da Anjo Tintas.
“Consumidores, especificadores e profissionais que procuram por
um produto que ofereça benefícios superiores às demais catego-
rias”, esclarece Gregório Bastos Alencar, coordenador de produto
da Tintas Eucatex.
Perfil dos consumidores da tinta premium
“O consumo das classes B e C continua aumentando. Essas clas-
ses emergentes têm condição de adquirir produtos premium.
Isso depende do que o cliente precisa e do valor que esse pro-
duto representa para ele”, expõe Thiago Tavares, coordenador
marketing da Luztol.
“Os produtos da linha premium possuem preços que atraem os
consumidores das classes A e B, mas a classe C já vem consumin-
do essa linha de tintas também, valorizando seus diferenciais de
qualidade. O investimento final no produto ainda é um atrativo na
hora da compra, mas quem procura uma tinta premium prioriza
qualidade, durabilidade, rendimento e acabamento diferenciados.
A Futura Tintas tem preços muito competitivos também na cate-
goria. Um diferencial nas tintas acrílicas é que os acabamentos
acetinados e o semibrilho dos produtos da Futura Tintas apresen-
tam melhor ‘lavabilidade’, o que favorece a aplicação em ambien-
tes para crianças ou de alta circulação de pessoas, como espaços
públicos e repartições oficiais”, fala Angela Chapper, gerente de
marketing da Futura Tintas.
“Trabalhamos com foco em três públicos: consumidores finais
que estão renovando ou construindo seus lares ou locais de tra-
balho, vendedores de lojas especializadas em tintas e os profis-
sionais da pintura”, aponta Benito Berretta, diretor de marketing
da Tintas Coral.
“Se olharmos simplesmente pelo aspecto ‘classe social’, o públi-
co-alvo para esse produto estaria somente nas classes A e B. Porém
há muito consumidor nas classes C e D buscando qualidade e me-
lhor resultado final, principalmente quando é para pintar seu pró-
prio imóvel. O público-alvo pode e deve ser definido mais pelo perfil
do consumidor final, que busca produtos de melhor desempenho
e maior durabilidade”, fala Silvany Dantas, diretor-superintendente
da Hipercor.
“A classe A ainda é a grande consumidora da linha premium Leiner-
tex, principalmente arquitetos e designers de interiores, por serem
produtos mais elaborados”, conta Michelle Porto, encarregada de
marketing da Leinertex.
Roberto Gonçalves, supervisor de assistência técnica da
Iquine, conta que esses produtos atendem as classes A,B e
C, porém, a procura ainda é discreta na classe C, mas exis-
te. “Estamos observando uma evolução nas vendas para
esse públ ico.”
“O público-alvo são consumidores que primam por qualidade reco-
nhecida dos produtos e que investem em acabamento superior e
durabilidade”, revela Ricardo Cappra, coordenador de marketing da
PPG Tintas Renner.