Page 8 - 137

Basic HTML Version

TINTAS
PREMIUM
Lojas de Tintas
8
É questão lógica: para ter produto de qualidade elevada é pre-
ciso mais investimento em matéria-prima, e o consumidor final
já tem essa consciência. Cada vez mais entende essa questão e
escolhe produtos diferenciados, mesmo com o preço sendo um
pouco mais alto. É o que revela o estudo “Hábitos de Gastos do
Consumidor”, da Mintel, empresa britânica que atua no setor de
pesquisa de mercado. Segundo a pesquisa, mais de 70% dos con-
sumidores brasileiros acreditam que produtos e serviços mais ca-
ros têm qualidade superior. Esse pensamento muda dependendo
da classe social. Chega a 75% no caso dos consumidores da classe
C e a 73% entre os das classes D e E. Já no topo da pirâmide, clas-
ses A e B, 65% concordam que preço é um indicador de qualidade.
As tintas premium retratam bem esse público que paga um pouco
mais, desde que o produto realmente tenha diferencial. As prin-
cipais características da linha acrílica premium são alta durabili-
dade, de quatro a cinco anos, excelente cobertura, rendimento,
ótimo acabamento e baixo odor.
“Os números de mercado estão indicando que os consumidores
em geral estão preferindo comprar produtos que não só aten-
dam às suas necessidades, mas que vão além de suas expecta-
tivas, com atributos cada vez mais inovadores”, relata Thamara
Monteiro, gerente de marketing da Qualyvinil. “Intuitivamente ou
não, na hora de procurar por uma tinta, os consumidores estão
optando por aquela de melhor qualidade e desempenho, que lhe
inspire confiança e garanta bons resultados. Estão mais dispostos
a pagar por um produto premium, contanto que as expectativas
sejam atendidas. Caso contrário, não hesitam em acessar as re-
des sociais e os órgãos de defesa do consumidor para expor sua
insatisfação”, constata ela. Marcus Pelegrini, técnico de produção
da linha imobiliária da Brasilux Tintas, já notou procura por linhas
diferenciadas. “Nas lojas de tinta aqui da região, se formos com-
Qualidade
indiscutível
Pesquisa comprova que brasileiros estão dispostos
a pagar para ter o melhor
parar, há cinco anos vendíamos dois produtos premium para cada
dez dos outros. Hoje, essa média varia de três a cinco. Ou seja, um
aumento de 30% a 40%.”
Informação que vende
Mesmo a pesquisa demonstrando que os consumidores, de
um modo geral, estão dispostos a pagar por produtos de
preço diferenciado, isso não significa que o mais caro será
o mais vendido. É preciso explicar bem as razões do preço e
apresentar os diferenciais. Raphael Cassaro Machado, diretor
executivo da Argalit, pontua que o setor pode se desenvolver
ainda mais.
“Hoje, a concentração é de 40% do mercado na linha premium.”
Para Carlos Paulo Kroschinsky Jr., diretor executivo da Irajá, e
para Fabio Gomes, diretor comercial da empresa, muitas pes-
soas que vão pintar a casa não têm informação sobre as reais
qualidades da tinta premium. Assim, quando o conhecimento
aumentar, apostam eles, o número de vendas tende a crescer.
“O consumidor é distante da categoria tinta, com exceção do
segmento ‹do it yourself›, ainda pouco representativo no Brasil,
principalmente quando se trata de tinta premium. Dessa forma,
ele não tem conhecimento suficiente para identificar os distin-
tos níveis de qualidade de uma tinta”, apontam os executivos.
Já para William Saraiva, gerente de produtos da Lukscolor, o seg-
mento de tinta premium vive um crescimento constante, pois o
consumidor está cada vez mais convicto que a grande economia,
na verdade, é a utilização de produtos premium. “Você conse-
gue, com menos tinta e em menor tempo, pintar uma área muito
maior, com a certeza de que sua pintura vai durar mais, impac-
tando diretamente no rendimento, no custo de mão de obra e no
tempo de manutenção.”