Revista Lojas de Tintas - Edição 140 - page 17

Lojas de Tintas
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Deolhonaqualidade
O consumidor que opta pela tinta econômica procura serviço de
qualidade com baixo investimento. Atingir o objetivo é possível,
mas é preciso utilizar tintas regulamentadas e nos ambientes
corretos. Por não ter grande resistência à lavabilidade, amaioria
das tintas econômicas não é indicada para ambientes expostos
a ações da natureza, como chuva e umidade, ou lugares que ne-
cessitamde limpeza com frequência. Paraauxiliar nouso correto
doproduto, afimdeo consumidor ter omelhor resultado, desde
2011 a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas)
publicou a norma que especifica que as tintas látex econômicas
são indicadas exclusivamente para a pintura de ambientes inter-
nos, atendendo ao Programa Setorial da Qualidade (PSQ).
“É importante que o consumidor saiba que existe
uma regulamentação que garante o desem-
penhodoproduto”, dizHenrique Striker,
gerentedemarketingdeprodutos da
Coral. Eginaldo Franzão, gerente
de produtos da linha Imobiliária
da Sherwin-Williams, vê diver-
sas qualidades no programa,
pois ele ajuda os consumi-
dores a ter mais certeza de
qualidade, ao optarem por
marcas cadastradas. “Uma
fórmula balanceada para
áreas internas que atenda
ao PSQ ajuda a controlar
esse mínimo desempenho
de resistência no mercado
brasileiro.”
Poderde consumodas
classesD e E
Coordenadora de marketing da
Qualyvinil, Thamara Monteiro ava-
lia que o mercado da tinta econômica
vive atualmente duas situações que in-
fluenciam substancialmente a demanda. “A
facilidade de crédito e o aumento do poder aquisiti-
vodas classes B eCpropiciaramo aumentodo volumedas com-
pras e a procura por produtos commaior qualidade e atributos,
os chamados produtos ‘premium’. Por causa disso, os produtos
mais baratos e mais básicos sofreram queda em sua procura.”
Poroutro lado,acoordenadoradizqueosmesmos fatoressocioe-
conômicos que influenciaram a baixa nas vendas das tintas eco-
nômicas fizeram com que os consumidores das classes sociais D
e Epudessem consumirmais também. “Amudançana economia
tem permitido a esse público satisfazer alguns dos seus desejos,
comomelhorar seuconfortodentrodecasapormeiodapintura.”
AlexandreSantos, gerentecomercial daGodMix, tambémvênes-
sas classes um grande público. “Acredito que omercado da tin-
ta econômica está em ascensão devido àmelhoria do poder de
compra das classes D e E. Commais poder aquisitivo, as pessoas
tendem amelhorar o ambiente em que vivem e, assim, melho-
rar todo um bairro, uma cidade e toda a sociedade”, afirma ele.
“Acreditamos tantonessecenário”, prossegueSantos, “quedesde
abril estamos ampliando a nossa capacidade fabril, passando de
6mil galõespordiapara12mil galões, commaisdoisnovosequi-
pamentos em nossa atual planta, e estamos confiantes de que
nos próximosmeses estaremos com aparticipaçãomais forteno
mercadodevidoaalguns lançamentos.”
SilvanyDantas, superintendente daHipercor, considera omerca-
do das tintas econômicasmuito representativo, mas pontua que
há perda de participação para a linha standard. “São produtos
que namaioria das vezes acabam proporcionandomelhor custo
benefício, em termos de preço final da pintura pormetro
quadrado e pela possibilidade de serem usados
na área externa.” Cleverson José Salasar,
gerente industrial da Ciacollor, segue
uma linha de pensamento similar.
Pontuaqueomercadodastintas
econômicas está estagnado e
acredita que um dos fatores
seja a utilizaçãodoproduto
apenas emáreas internas.
“Esse mercado não tem
crescidonaproporçãodas
outras linhas. Podemos
considerarqueoproduto
está estagnado nos últi-
mosanos.Umdos fatores
que podem estar influen-
ciando é o fato de o pro-
duto ser vendido apenas
para aplicação em superfí-
cies internas. Essa caracterís-
tica fazcomqueoconsumidor
acabe optando por comprar
apenas umatinta para pintura de
todaacasae,assim,eleacabaabrin-
domãoda linhaeconômicaemigrando
para linhastandardouaindaparaapremium”.
Diferençasquímicas entreas tintas
O diretor-presidente da Anjo, Filipe Colombo, explica as diferen-
ças entre as tintas premium, standard e econômica. “Quimica-
mente falando, a tinta econômica temmenor teor de emulsão
e alto teor de cargas minerais. É indicada somente para uso in-
terior e sua resistência à lavabilidade é de 100 ciclos, utilizando
somente água. O rendimento também é inferior: 4m² por litro.
Na standard, a resistência à lavabilidade é de 40 ciclos, com uso
da pasta abrasiva, e o rendimento é nomínimo de 5m² por litro.
Pode ser utilizada em ambientes externos e internos. As tintas
premium sãotintas que possuem alto teor de emulsão, alto teor
de dióxido de titânio e conferem uma maior resistência à lava-
bilidade, de 100 ciclos com pasta abrasiva. O rendimento míni-
mo é de 6m² por litro litro.” Ricardo Lozano, gestor comercial da
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