Revista Lojas de Tintas - Edição 147 - page 6

EVENTOS
Lojas de Tintas
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No dia 30 de outubro foi comemorado o Dia do Balconista. Para
celebraradata, aLixasTatu, emparceriacomaTintasEucatex, fez
um evento voltado à capacitação para prestigiar o profissional.
Aproximadamente100balconistas reuniram-sena Loja Escolado
Varejo da Anamaco, na Barra Funda, (SP). “Acreditamos ser im-
portante promover cursos de capacitação para esses profissio-
nais, pois sãoeles que formamopinião sobrenossos produtos. O
profissional treinado,motivado equalificado temmais argumen-
tos para a concretização de uma boa venda, independentemen-
te do segmento em que atua”, conta Gabriel Barreiros, gerente
administrativoda Lixas Tatu. GregórioBastos Alencar, gerente de
produtos da Tintas Eucatex, concorda e complementa dizendo
queomercado tem inovações constantes, por isso, a importância
de capacitação nomesmo ritmo. “É necessário promover cursos
paraapresentarasnovas tecnologiasaosprofissionais, sejameles
os que vendem (balconistas) ou os que aplicam (pintores). Além
disso, os cursos proporcionam grande interação do profissional
comamarca”, comentaAlencar.
Palestra
O palestrante escolhido pelas empresas foi o IsaacMartins, con-
sultoreprofessornasáreasdevendas, telemarketing, televendas,
liderançaemotivação.Autordevários livrosrelacionadosaotema,
o professor contou como é um atendimento adequado e listou
as principais falhas realizadas nopontode venda. “A frase ‘posso
ajudar’, por exemplo, deve ser eliminada, pois, nestemomentoo
clienteolhaparaobalconistaediz ‘obrigado, sóestouolhando’.O
ideal équeo cliente sinta-seacolhido. Pode trocar ‘emqueposso
ajudar’, porum ‘sejabem-vindo’.Outropontoabordado foi oper-
fildonovoconsumidor. “Écomumqueocomprador façapesquisa
paraobter informaçãodoprodutona internet e crieumabasede
pintura. Mais ummotivo para o profissional manter-se capacita-
Unidos paracapacitar
Eucatex e Lixas Tatu realizam palestradecapacitação para balconistas
IsaacMartinspalestrando sobre táticasdevendas
do, para ter informaçãoparapassar ao cliente.” Aofinal doeven-
to, diversosbrindes foramentregues: kit churrasco, kit dehigiene
e tablets. Quem entregou os brindes foi a “panicat” Carol Dias.
Oevento foi direcionadoao lojista,masMartinsexplicaqueages-
tão da loja dependemuito das decisões do dono do estabeleci-
mento. Por isso, listouváriasdicasparaauxiliarnaorganizaçãoda
loja. Martins enxerga que 2014 foi um ano difícil em vários seg-
mentos, não somentenodetintas. Oprofessor acreditaquepara
sedestacar nopróximo ano seránecessário investir em capacita-
çãopara sediferenciar da concorrência.
REVISTA LOJASDETINTAS - Como contratar umbombalconista?
ISAAC MARTINS -
Em primeiro lugar, é preciso ter claramente
quais serão as competências eos atributos dele. Isso facilitapara
encontrar o funcionário no perfil adequado. Nomomento da se-
leção é interessante fazer no molde de dinâmica, pois assim o
candidatoémais espontâneo. Como adventoda internet, o can-
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