Show do Pintor Profissional - Edição 169

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO16 11 e, após a escolha, o consumidor terá aopçãode colocar asmedidas da aplicação, os descontos a serem feitos eaquantidadededemãos.”. Gregório Bastos Alencar, gerente de produtos, trade marketing e assistência técnica da Tintas Eucatex, complementa que, por meio da ferra- menta, é possível fazer um planejamento do investimento na tinta e antecipar quantidades e custos, ficando, assim, mais fácil programar a compra dos produtos. Alencar também lembra que muitos pintores se baseiam na experiência profissional no momento de calcular a quanti- dade, mas a calculadora pode servir ao cliente comouma segundaopinião. “Nãopodemosdes- considerar a expertise do pintor, mas o consu- midor, que nem sempre tem esse conhecimen- to acumulado, pode contar com a calculadora comouma segundaopinião.” Fernanda Figueiredo, gerente de ativação de marca da AkzoNobel Tintas Decorativas, conta que é possível verificar no site damarca quanto detintaénecessárioparaoespaçoque serápin- tado. “Comprar a quantidade certa mantém os custosmenores eémelhor paraomeioambien- te.Nowww.coral.com.br, aCalculadoradeTintas permitequeo internauta contabilizeaquantida- deassimque selecionaumproduto.” ABANDONODEOBRA Nos anos de experiência na construção, o pro- fessor da Abrafati percebeu que não somente os pintores erram no cálculo das obras, mas as empreiteiras também cometem omesmo equí- voco, poisocálculoé trabalhosoe,muitas vezes, negligenciado. “Já vi, mais de uma vez, emprei- teiras falindo devido à falta do cálculo correto. Quando uma grande obra atrasa, mesmo por poucos dias, os prejuízos financeiros são enor- mes; os custos de funcionários são altos e em curtoprazo; o lucroque iriam receber vai embo- ra; começam a pagar para trabalhar até que os prejuízos ficam tão grandes queprecisam fechar asportas.Quandoomesmoacontececomopin- tor, onde o trabalho foi mal calculado e no final ficaránoprejuízo, écomumoabandonodaobra, o que geramuita insatisfação ao cliente e pode até transformar-seemprocesso judicial.” Luiz Carlos Sales é pintor hámais de 20 anos e lembra do início da carreira, quando errou algu- mas vezes o cálculo da obra, tanto por comprar produtos amais ou amenos, quantopor atrasar váriosdiassobreocombinado, tendoprejuízono trabalho. “Hoje, isso jánãoacontece,masnunca aceitoum trabalho semantes conhecero lugare verificar como estão as paredes. Só depois dou um prazo para o término da obra. Sei que para o clienteé incômodo ter umestranhodentrode casapormuitosdias.” Para agilizar o processo, antes de iniciar a obra, Sales conta que faz questão de empapelar todo AndréNogueira,professordepintura imobiliária docursoPintorProfissional,daAbrafati Pintor LuisCarlos Salesda LSPinturas oambiente. “Levoquasemetadedeumdiapara cobrir todo o chão e os móveis do cliente, mas não vejo como perda de tempo e, sim, ganho. Imagine o trabalho que dá para tirar pingos de tinta de uma casa toda? Émelhor levar algumas horas cobrindo tudo do que ter que limpar de- pois ou deixar o ambiente numa bagunça, onde odonoda casa teráque limpar.” Opintorfinalizadizendoqueépormeiodeatitudes comoestase, principalmenteaoentregaro imóvel na data combinada e o local limpo, que o profis- sional de pintura angaria respeito e credibilidade. “Quandoo cliente recebea casapronta, conforme o dia combinado e sem sujeira, ele tem a certeza que fez umbomnegócioeescolheuumprofissio- nal capacitadopara realizaro trabalho.Vai ficar sa- tisfeitoe recomendaro trabalhoaoscolegas.”

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