Show do Pintor Profissional - Edição 169

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16 12 PROJETO SOCIAL Centenas de casas pintadas, áreas de convivência revitalizadas, iniciativas artísticas promovidas, cur- sos profissionalizantes de pintura realizados, espaços para a prática de novasmodalidades esportivas criados.AcomunidadeSantaMarta (RJ)nãoémaisamesma.Ao longodosúltimos seisanos, oprojeto “Tudo de Cor para Você”, da Coral, mostrou que as cores têm, sim, o poder demelhorar a vida das pessoas, transformandonão só suas casas,mas todooentorno. Umapesquisa conduzidapeloCentro IntegradodeEstudoseProgramasdeDesenvolvimentoSustentável (Cieds) entreosmesesdeagostoe setembro revelouqueo legadodeixadopelamarcadetintasdecorativasdogrupoAkzoNobel vaimuito alémdo visual. Das pessoas que tiveram a casa pintada pelo projeto “Tudo de Cor” e responderam ao questionário, 83%dizemquepassaramasentirmaisorgulhodamoradaapósa renovaçãoda fachada, e73,4%decla- ramque oprojetoda Coral elevou a autoestima. Noque diz respeito à dimensão comunidade, 74,2% dosmoradores entrevistados afirmamque as intervenções ajudaram a tornar o SantaMartaum lugar melhor para viver, e78,8%acreditamqueapinturadas fachadas contribuiuparaaproximar a comuni- dadedobairroBotafogo eda cidade comoum todo. No estudodoCieds, outrodado chama atenção: 92%dos respondentes atestamqueas transformações ajudaramaatrair umnúmeromaior de turistas paraa favela, gerando impactoeconômico significativo. “Com respeito aos anseios e às necessidades dosmoradores, com transparênciano relacionamentoe no processo e, sobretudo, com consistência nas ações, pudemos derrubar barreiras e construir uma nova realidade, commaisautoestimaebem-estar”, sustentaMarceloAbreu, gerentedemarketing ins- titucional daAkzoNobel TintasDecorativase líderdo “TudodeCor”. Ecompleta: “OSantaMartaépro- vadequea cor de fato transforma, e issoé combustível poderosoparanossaequipe seguir adiante.” PESQUISACOMPROVA SATISFAÇÃODOS MORADORESDACOMUNIDADE SANTA MARTACOM PROJETO “TUDODECOR” MAISDE70%DECLARAMQUEOPROJETODACORAL ELEVOUA AUTOESTIMA, 74,2%DOSMORADORESAFIRMAMQUEASMUDANÇAS AJUDARAMA TORNAROSANTAMARTAUM LUGARMELHOR PARAVIVER, E78,8%ACREDITAMQUEAPINTURADASFACHADAS CONTRIBUIUPARAAPROXIMARACOMUNIDADEDOBAIRRO A primeira ação da Coral no SantaMarta se deu em 2010, na Praça do Cantão, com a pintura de 34 casas,mais a quadra da escola de sambaMo- cidadeUnida do SantaMarta. Em 2012, amarca iniciouum trabalhoconstantenacomunidade.De láparacá, forampintados400 imóveiserevitaliza- dasdiversasáreasdeconvivência, comooEspaço Michael Jackson, onde o rei do pop gravou, em 1996, ovideoclipe“Theydonotcareaboutus”. Além disso, no decorrer desse período, o “Tudo de Cor” promoveu e fomentou intervenções de arte de rua por parte de artistas tanto locais, a exemplodografiteiroSwell, quantodeoutras re- giões doBrasil edomundo, comoo cariocaMa- rio Bands e o alemão Mike Mathes, criador do “A thousand eyes”, que comolhos gigantesmul- ticoloridos visa atrair atenção das pessoas para locais estratégicos de cidades ao redor domun- do.OSantaMarta, deacordo como site interna- cionalCoolist.com, foi eleitoumdosdezcenários

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=