Show do Pintor Profissional - Edição 169

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16 16 ESTOQUENAMEDIDACERTA Por uma questão cultural, o final do ano é ummomento em que as pessoas renovam seus objetivos para o ano que irá se iniciar. Essa mudança também acontece dentro dos lares, quando as paredes costumam ser pintadas, oque, consequentemente, aumenta onúmerode clientes nas lojas detintas ematerial de construção. Essamovimentaçãono setor da construção civil ganhamaior estímulo comoauxíliododinheiroextra do 13º salário e, como resultado, de novembro até fevereiroo volume de vendas para o comérciode material de construção comoum todoaumenta. Tintas episos sãoos itensmaisprocurados. Os fabricantes detintas também sabem sobreessamaior procuranosmeses denovembro, dezembro e janeiroe, devido a isso, énoúltimo semestredo anoque acontecemos lançamentos das cores que serão tendênciaparaoano seguinte, provocandomais açõesnopontode venda. O lojistadessaáreadeveestarpreparadoparaessademandaextraeaproveitara tendênciadeaumen- tonas vendas, não só sepreocupando com asmercadorias,mas também como atendimento voltado à satisfação dos consumidores nesse momento de renovação. O lojista pode fazer com que aquele cliente que entrou em sua loja, em ummomento específico, seja fidelizado e retorne ao estabeleci- mentonodecorrerdoano seguinte. Paraatenderaessesclientesdefinal deano, termercadoriaspara pronta-entrega torna-se crucial, pois, afinal, o consumidor não quer esperar para fazer as alterações na casa e, nessa época do ano, a agenda do pintor tende a ficar lotada; logo, não há, para ninguém, tempode sobraparaesperar amercadoria chegar aoestabelecimento. Nesse contexto, parao lojista, torna-se importante terestoqueadequado,mas semexagerosparanãoficar commercadoriaencalha- da, mas também de não deixar de prover as demandas dos clientes. Para Hélio Donin Júnior, diretor COMOABASTECER A LOJA PARAO FIMDE ANO PREPARE A LOJA PARA RECEBERMAIORNÚMERODECLIENTES, SEM EXCESSONEM FALTADEMERCADORIA da Donin Contabilidade, que também atua com gestãodeestoque, o indicadoé analisar ohistó- ricodo estabelecimento antes de fazer opedido ao fornecedor. “Pesquise como foram os anos anteriores nessemesmo período do ano. Isso é importante para poder avaliarmelhor a tendên- cia de consumonesta época. Como estamos em ummomentode desaquecimentoda economia, avaliarmuito bem é importante para que a em- presa não fique commercadorias em excesso, atrapalhandoofluxode caixa.” EVITE ERROS Durante a carreira profissional de Donin Júnior, ele percebeu a existência de erros que aconte- cem, com frequência, na gestão de estoque do varejo eque geram inúmeros prejuízos financei- ros, tantoemépocadeeconomiaaquecidacomo nadesacelerada e, nesses dois casos, os equívo- cos causam prejuízos ao lojista. “Acredito que a superavaliaçãoe faltadeplanejamentofinancei- ro são os dois problemasmais graves. Primeiro, a superavaliaçãoda demanda gera bloqueiodos recursos no estoque, podendo prejudicar mui- to a vida financeira da empresa. O segundo é a faltadeplanejamentofinanceirodas faturas dos fornecedores, podendo causar problemas no fluxo de caixa, dificultando os pagamentos das mercadorias adquiridas e demais despesas da HélioDonin Júnior, diretor daDonin Contabilidade

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