Show do Pintor Profissional - Edição 169

empresa. Devemos lembrar que um bom plane- jamento financeiro é fundamental para a saúde daempresa.” Para Paulo Ancona, sócio e diretor da consulto- ria Vecchi Ancona, os erros básicos em toda e qualquer gestãodeestoques são: nãopossuirou não analisar o histórico de vendas de todos os produtos (a chamada curvaABCde vendas); não saber o lead time (tempo entre a solicitação de um pedido até ser entregue) dos fornecedores; não saber quais os produtosmais rentáveis para se dedicar a aumentar suas vendas; e não ter o controle efetivo de estoques via sistema acom- panhado de inventários físicos periódicos, para evitar prateleira vazia, elevado índice de produ- tos descartados por estarem vencidos e produ- tos que aparecem disponíveis no sistema, mas não seencontramna lojaounoestoque. CUIDADOSNECESSÁRIOS Comoasvendasnofinal deanoaumentam, oes- toque precisa ser montado pensando em aten- der uma maior demanda. Os estabelecimentos que já estão nomercado há alguns anos podem ter como aliado o histórico de compra de anos anteriores; porém, Donin Júnior faz lembrar que o país está passando por momentos de baixa demanda e, como houve queda significativa no consumoduranteoanode2016, ele recomenda montar o estoque commais cautela e planeja- PauloAncona Lopez, diretor daVecchi Ancona mento. “É adequado tomar como base os anos anteriores e avaliar o custo de uma eventual mercadoria que possa ficar em estoque ou, por outro lado, saber que a demanda não atendida por falta demercadoria é absolutamenteneces- sária, emalguns casos.” Nosúltimosmesesdoano, amaioriadas lojasde tintas edematerial de construçãovendemais, o quepodegerar atrasodeentregadamercadoria nosestabelecimentose,paraevitar,Donin Júnior sugereavaliar comos fornecedoresoperíodode entrega e frisar a importância do cumprimento doprazo, alémdeabastecer oestoqueem torno de15diasantesda tendêncianatural deaumen- to de demanda. “Também devemos ter cuidado paranãoanteciparmos emexcesso, sobpenade ficarmos commuitamercadoriaparadapormui- to temponoestoque. Equacionarbemas faturas para pagamento de fornecedores para após as vendas émuito importante para o fluxo de cai- xa”, aconselhaDonin Júnior. SOBROUMERCADORIA, EAGORA? Mesmo tomando todas asmedidas necessárias, não há como garantir que não irá sobrar mer- cadoria em estoque, pois, afinal, não há como prever quantos clientes irão comprar. Caso, após as festas de final de ano, o estoque ainda esti- ver cheio com determinado produto, é indica- do exaltar as suas qualidades e incentivar a sua venda fazendo promoções, como explica Donin Júnior: “Muitas vezes, fazer o dinheiro retornar para as operações daempresa,mesmoque com pouco lucro ou sem ele, pode ser importante para o giro do estoque da empresa, pois possi- bilitao investimentoemprodutos commelhores índicesde vendasno futuro.” Foto: RubensChiri

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