Show do Pintor Profissional - Edição 169

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16 18 EVITANDO RETRABALHO OTIMIZANDOO RENDIMENTO FABRICANTESDE TINTASCONTAMCOMO EVITARAS PRINCIPAIS FALHASNAOFICINA Na reparação automotiva há erros que aconte- cem commais frequência, indiferentemente do portedaoficina.Osmaiscomunssãoefeitocasca de laranja, falha de aderência, escorrimento de tinta e a catálise errada, que causammuitos da- nos e retrabalho. Para Renato de Souza Freitas, analista de comunicação da Sherwin-Williams Automotive, seguindo três orientações é possí- vel reduzir significativamente as imperfeições nos veículos: organização, limpeza e técnica. “A organização é necessária na área de preparação de superfície para torná-la um local adequado a fim de evitar possíveis contaminações. É impor- tante também que cada profissional utilize os EPIs necessários”, conta Freitas. Já a limpeza é fundamental para garantir a condição ideal para um bom trabalho. “É necessário lavar o veículo com shampoo neutro para remover contamina- ções como barro, poeira e outras impurezas”, complementa o analista. Quanto às técnicas, essas são indispensáveis, portanto, o profissio- nal deve receber o treinamento adequado para exercer a função, pois para seobter umbom re- sultado deve-se seguir a sequência correta das etapasdepreparaçãodoveículo. OS PREJUÍZOSDORETRABALHO Hoje é difícil mensurar uma porcentagem ideal de retrabalhonas oficinas de funilaria e pintura, principalmente porque, cada vez mais, os fabri- cantes investemem treinamentosparaparceiros com o objetivo de diminuir essas falhas. Segun- do Freitas, o indicador de um número aceitável de erros deve ser menor que 5%. “A margem de erro nas oficinas deve chegar, ao máximo, em tornode5%dos serviços depintura. Oque se procura é a redução desse índice a zero, o que todo empresário desse setor busca para o seu negócio.” Leandro Gonçalves de Paula, gerentede serviços técnicosAméricado Sul da AkzoNobel, explica que, financeiramente, um erro, que consequentemente se torna retraba- lho, custa para a oficina duas vezes o valor de um serviço, porque além de trabalhar o dobro do tempo nomesmo carro o estabelecimento está deixando de atender outro cliente. Alon- so Romero, gerente de assistência técnica da Skylack, complementadizendoque, no casode um problema na reparação após o carro sair da oficina, o custo ficamaior ainda, pois amá propaganda tem valor incalculável. CUIDADOS COMA CATÁLISE Todos os produtos catalisados devem ter aten- ção especial, pois a catálise realizada de forma inadequada resultaráno funcionamento incorre- todoproduto, interferindoemsuasecageme re- sistência. A catálisedeve ser realizadadeacordo com a recomendação do fabricante e, em casos de preparação de pequenas quantidades, para facilitar, recomenda-seousodasescalasdecatá- lise. Quando a catálise não é realizada de forma correta, pode ocasionar falta de dureza nofilme dapinturaequedadebrilho. “É recomendado a todos os profissionais de pintura a utilização da régua demistura, pois é a formamais simples e corretaparagarantir queasquantidadesdepro- dutos recomendados pelo fabricante sejam se- guidas, independentementedos anos deexperi- ência do profissional. A grandemaioria de erros nesseprocessoocorrenessaetapado trabalho”, avisa o gerente de serviços técnicos América do Sul daAkzoNobel. Énecessárioprestaratençãoe seguir a catálise recomendadapelos fabricantes, comonãousarcatalisadoresdeoutrasmarcasou tipos diferentes que não sejamos indicados. As recomendações de catálises, de ummodo geral, vêmcom indicaçõesvolumétricas -ouporpartes devolume - para facilitarouso. Por isso, deve-se ater à importância das réguas de catálise e dos recipientes graduados. RicardoVettorazzi, supervisordedesenvolvimen- toda divisãoRefinishAutomotive da PPG, expli- caqueparaasoficinasque têm condiçõesde ter

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