Show do Pintor Profissional - Edição 174

SHOWDOPINTOR• JUNHO17 12 CAPACITAÇÃO O universo da pintura é cheio de detalhes. Há rolodepinturaespecíficoparaparede lisa, rugo- sa ou com textura; há tintas com aplicação para interior, exterior, área commaior incidência de umidade, lavável, entremuitasoutrasespecifica- ções. Semmencionaracordatinta,quepodeso- frer influênciadapercepçãoda tonalidadequan- do a luz é quente, fria ou em ambientes com muitas ou poucas janelas. O consumidor final não é especialista emtintas, entãomuitas vezes não vai conhecer todos os requisitos paraadqui- rir os produtos mais indicados para o seu caso e ficar satisfeito com o resultado final do traba- lho. Nesse momento, o estabelecimento com EQUIPECAMPEÃ TER PROFISSIONAISCAPACITADOSNO ESTABELECIMENTO PODE AUXILIARNOAUMENTODAS VENDAS profissionais preparados sai em vantagem, pois o vendedor que recebe treinamento constante está atualizado com asmudanças domercado e assim saberápassar as informações aos clientes, tanto com relaçãoaosprodutosquantoàs cores. Para José Carlos de Araújo, diretor da Escola de Varejo da Anamaco, quando a loja capacita os funcionários para serem especialistas em tintas e cores, o faturamento da loja aumenta. “Nossa experiência nosmostra que, quando um vende- dor está capacitado e especializado em algumas categorias vendidas nas lojas, o tíquete médio aumentaemaomenos 20%, por se tratar deum conceito de venda assistida, ou seja, ele faz as perguntas necessárias ao consumidor, entende de fato suas necessidades e expectativas e, por- tanto, vende a solução completa. Dessa forma, todos ganham e girammais produtos nas lojas.” ParaAraújo, abaixanas vendas deum estabele- cimento, pode ser um reflexo de não ter funcio- nários capacitados e especializados para realizar um bom atendimento aos consumidores que buscam soluções de pintura para, por exemplo, deixar sua casa mais bonita. “O profissional ca- pacitado sabe que o cliente busca cores e não somente tintas nas lojas. Se os vendedores en- tenderemqueos consumidores não vão às lojas buscar tintas, e sim cores para deixar sua casa mais bonita, aí conseguirão alinhar o desejo do consumidor e experimentar tipos de cores em seus ambientes.”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=