Show do Pintor Profissional - Edição 223

SHOWDOPINTOR • NOVEMBRO2021 33 ARTIGO Você já ouviu falar em share of wallet? Essa ideia se refere a par- ticipação do seu negócio dentro do orçamento do seu cliente. Ficou confuso? Me acompanha que vou explicar melhor. COMO VENDER MAIS PARA SEUS CLIENTES Por: Filipe Colombo, empresário e CEO da Anjo Tintas Vamos imaginar que, de todo o dinheiro que seu cliente tem para comprar produtos ou serviços, ele tenha que definir dentre todos os fornecedores dele, quanto vai alo- car para cada fornecedor. E isso é importante? Muito! Pense comigo. Se o cliente, que tem re- cursos limitados, divide o orçamen- to entre você e o seu concorrente, a cada R$ 100,00 gastos por ele, o seu negócio pode estar perdendo ou deixando de ganhar R$ 50,00. No fim do mês, ou do ano, esse va- lor perdido pode atingir a casa dos milhões. O que eu vejo em muitas empresas esse fator ainda não é considerado. Vamos ver um exemplo real desse conceito? Imagine que uma de- terminada loja de materiais para construção é a preferida de Pedro, PREPARAÇÃO PARA A ALTA DEMANDA Final de ano é uma época em que a demanda por pintura e efeitos decorativos aumenta bastante. O pintor tem muito a ganhar. Eu mesmo não tenho dado conta aqui no litoral, tenho passado sufoco para atender a grande demanda: arquitetos, lojas e consumidor final, além de novos clientes ligando, queren- do deixar a casa linda para as festa de final de ano. A dica que dou aos colegas pintores é que façam como eu: 1º - Abra o MEI; 2º - Atualize suas redes sociais. Se possível, inclua o número do seu WhatsApp Business, onde o cliente vai conhecer um pouco dos seus trabalhos; 3º - O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta e é de graça. Já fechei pinturas por meio dessa fer- ramenta, sendo um cliente morador do Distrito Federal, com uma casa aqui em Minas Gerais, que me encontrou por meio dessa plataforma. 4º - O Instagram Profissional é outra ferramenta que proporciona bons resultados. Eu sou bem visuali- zado por pessoas de todo lugar. A dica é que sempre interaja com as pessoas. Toda semana alguém me procura querendo fazer pintura ou efeitos decorativos; Os clientes, hoje, não estão leigos, estão procurando com mais atenção, sendo mais exigentes, priorizan- do aqueles pintores que têm se atualizado, buscando fazer cursos, aprender novas técnicas e que estejam por dentro das tendências do mercado. Não basta apenas falar que é pintor. Outra ferramenta que auxilia em novos trabalhos é fazer parte dos grupos de WhatsApp do Movimento Brasil por um Pintor Melhor. Apesar de estarmos vivendo na pele este vírus, a procura sempre aumenta nesse período, onde temos que nos programar e nos organizar para melhor atender os novos clientes. As pessoas vão sempre querer renovar a pintura ou atualizá-la com efeitos decorativos. Por: Rogério Augusto, pintor de Minas Gerais mas lá ele só compra tinta, cola e azulejos, ou seja, materiais de fina- lização de obra. Quando precisa de cimento, ferros, e areia, Pedro vai em outra loja, deixando o restante do dinheiro dele lá. Supondo que a loja possui um bom atendimento e tem preços justos, para resolver esse problema e au- mentar seu wallet share, a primeira loja deveria otimizar seu portfólio e oferecer o mix completo que Pedro precisa. O objetivo é fazer com que ele encontre tudo que precisa em um único lugar. A sua Loja. Outras 2 formas eficientes de melhorar seu resultado são o up- -selling e cross-selling . Upselling  consiste em vender mais dos mesmos produtos ou serviços para o mesmo cliente. Exemplo: Lojas de tintas que oferecem pro- moções ou descontos na compra do 2º ou 3º balde da mesma tinta premium. Cross-selling  consiste em aumen- tar a compra do cliente com outros serviços ou produtos complemen- tares do seu mix.Exemplo: Lojas de tintas que oferecem descontos para quem compra tinta e rolo de aplicação ou lixa e massa corrida. Esses dois métodos mitigam as chances do seu negócio perder uma parcela do investimento do cliente para o concorrente. Ao trabalhar para aumentar seu share of wallet o seu market share também irá aumentar e provavel- mente seus resultados também. ESPAÇO DOS PINTORES

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