O Boletim Estratégico 2024 apresenta os principais temas do mercado de tintas na América do Sul!
Nos últimos anos, a persistência de tensões e riscos para o setor de tintas resultou em uma alteração no sentido de urgência e prioridades. De maneira resiliente, incidentes geopolíticos, impactos nos custos, dificuldades crescentes de acesso a matérias-primas devido a oscilações na demanda, acidentes ambientais e outros fatores estão sendo superados. Os temas globais relacionados a riscos e oportunidades, no caminho de uma evolução sustentável, tornam-se cada vez mais próximos e simultâneos, exigindo definições estratégicas sobre o futuro dos negócios.
Nessa trajetória, as projeções do ranking global em volume de tintas indicam a dominância da Ásia-Pacífico, com possíveis modificações nos rankings de países, onde a Índia pode ascender em posição. Da mesma forma, o Brasil manterá sua relevância à frente de mercados mais avançados tradicionais.
Nos últimos anos o foco principal da indústria de tintas na América do Sul foi a inflação de custos e o seu repasse ao mercado, numa visão de curto prazo e sobrevivência. A percepção resultante é de pequena queda nos custos ou a manutenção dos atuais patamares.
Para os próximos anos a indústria de tintas estará atenta à recessão dos volumes no mercado global, a custos inflacionados e rearranjo da cadeia de suprimentos. Tinta está presente em múltiplos segmentos desde os atrelados à construção & infraestrutura, mobilidade de pessoas e materiais até os inúmeros diversificados segmentos industriais. Os diferentes segmentos de mercado buscam por perspectivas de recuperação de mercado através das mais diversas estratégias de sustentabilidade.
As empresas globais e regionais de tintas, juntamente com suas cadeias de suprimentos, movimentam-se alterando o cenário competitivo na América do Sul, dentro do contexto da recuperação global. A percepção é que a América do Sul retoma o crescimento, alinhando-se aos mercados asiáticos. As projeções indicam crescimentos acima dos mercados globalmente maduros em vários países da América do Sul para os próximos períodos. No entanto, observa-se cautela nas projeções de crescimento em mercados maiores, como Brasil, Colômbia e Argentina. Em termos gerais, prevalecem as iniciativas regionais das empresas, expandindo seus mercados latino-americanos entre países ou em ações nos mercados de nichos e de maior valor agregado.
O Boletim Estratégico do Mercado de Tintas da América do Sul é um instrumento valioso para subsidiar as indústrias em seu processo de planejamento a curto, médio e longo prazo.
O Boletim é emitido trimestralmente em apresentações ao vivo, aos assinantes, com atualizações constantes das projeções da América do Sul para os próximos cinco anos, e revisão detalhada dos mercados principais gradualmente ao longo do ano.
1º trimestre 2024 - Apresentação dia 12 de abril de 2024
2º trimestre 2024 - Apresentação dia 12 de julho de 2024
3º Trimestre 2024 - Apresentação dia 11 de outubro de 2024
4º Trimestre 2024 - Apresentação dia 17 de janeiro de 2025
As apresentações ao vivo nas datas mencionadas, serão conduzidas pelos sócios da Rácz, Yamaga e Associates em plataforma Zoom e, os dados disponibilizados aos assinantes em português e inglês.
Boletim Inteligência de Mercado
Periodicidade: Trimestral
As apresentações, exclusivas para assinantes, ficarão disponíveis em datas pré-agendadas:
• 12 de abril de 2024;
• 12 de julho de 2024;
• 11 de outubro de 2024;
• 17 de janeiro de 2025.Investimento:
(assinatura anual)
R$ 15.000,00 Segmentos abordados: Tintas Imobiliárias, Tintas Automotivas (Original e Repintura) e Tintas Industriais Temas: Principais acontecimentos do ano, projeções volumétricas para o fechamento do ano em curso e para os próximos cinco anos, macrotendências de tecnologias e/ou mix de produtos, principais produtores e participação no mercado, projeções de consumo de matérias-primas e futuro do setor *Os boletins serão divulgados por meio eletrônico em edição controlada aos portadores de assinaturas anuais.