Publicidade
Anuncie

Dow e Natura colaboram em projeto para desenvolvimento social e econômico no Pará

16/08/2021 - 13:08

A Dow anunciou que a marca de cosméticos Natura - parte do grupo Natura & Co, quarta maior empresa de cuidados pessoais do mundo - é a primeira colaboradora comercial do Projeto Ybá: Conservação que Transforma. A iniciativa, fundamentada nos critérios de governança social e ambiental (ESG), foi criada no município de Breu Branco, Pará, para equilibrar o desenvolvimento econômico das comunidades locais com conservação ambiental da Floresta Amazônica.

Lançado em maio de 2021, o Projeto Ybá é uma iniciativa da Dow, em colaboração com o Instituto Peabiru e a The Nature Conservancy (TNC), e conta com investimento de R$ 1 milhão. Seu objetivo é apoiar o desenvolvimento de uma cooperativa local, que venderá bioativos extraídos de forma sustentável das áreas preservadas de 45 mil hectares da Dow na região, e contribuir para o aumento da renda familiar na comunidade, ao mesmo tempo em que conserva a floresta tropical.

Como primeiro colaborador comercial do Projeto Ybá, a Natura apoiará o desenvolvimento de uma cooperativa local, com orientação do Instituto Peabiru, para estruturar os processos e as capacidades técnicas necessárias ao fornecimento de bioativos ao mercado por meio de uma gestão sustentável e regenerativa. A Natura também contribuirá com sua experiência na avaliação técnica desses bioativos, que serão identificados por meio do mapeamento da biodiversidade local presente na área de floresta nativa e preservada pela Dow, em Breu Branco, no Pará. Entre os bioativos já identificados e de interesse para a Natura estão as sementes de Andiroba e Ucuuba. Após avaliação e aprovação técnica, a cooperativa local negociará e venderá as sementes diretamente para a Natura, gerando renda para os moradores locais e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades em Breu Branco.

"Temos orgulho de ter a Natura Brasil como nosso primeiro colaborador comercial para o Projeto Ybá. A experiência técnica da Natura é essencial, pois sua disseminação de conhecimento sobre extração sustentável de bioativos renováveis, tais como sementes e frutos, ajudará a fomentar o crescimento comercial e o desenvolvimento econômico local, ao mesmo tempo em que evitará mais desmatamento da floresta tropical", afirma Flavia Venturoli, diretora comercial do negócio de Soluções para o Consumo da Dow para a América Latina.  "A colaboração com a Natura reforça nosso compromisso com o meio ambiente, equidade social, desenvolvimento econômico sustentável".

Biodiversidade e sustentabilidade

Há mais de 20 anos a Natura utiliza em seus cosméticos os ativos da biodiversidade brasileira da Floresta Amazônica. O modelo de negócios da empresa consiste em promover o desenvolvimento da região através da união da ciência, do conhecimento tradicional e do empreendedorismo local, valorizando a sócio biodiversidade.  Atualmente, a Natura possui 38 bio-ingredientes (incluindo óleos, manteigas, óleos essenciais, extratos e derivados) egressos da biodiversidade amazônica e utilizados na formulação de itens para cuidados com a pele, cuidados com o cabelo e perfumaria.

"A Natura tem um compromisso histórico com sustentabilidade, um de seus pilares de ação. A fim de expandir o impacto de nosso modelo de negócios, acreditamos que é essencial estabelecer parcerias com outras empresas e organizações. Em mais de 20 anos de presença na Amazônia, contribuímos para conservar 2 milhões de hectares de floresta em pé, ao lado de parceiros e através de relacionamentos com 34 comunidades agroextrativistas da região, abrangendo mais de 7.000 famílias", explica João Moura, vice-presidente de suprimentos da Natura &Co.

Até 2022, quando se espera que a cooperativa comercial esteja totalmente treinada e organizada, estima-se que até 150 famílias locais possam se beneficiar do comércio sustentável do Projeto Ybá. A iniciativa integra o conjunto de estratégias ESG (Environment, Social, Governance) desenvolvidas pela Dow e reforça o compromisso da companhia por meio do trabalho conjunto e de parcerias colaborativas, proteger o meio ambiente, impulsionar desenvolvimento social e contribuir para o crescimento empresarial na região. Em Breu Branco, a Dow possui um complexo fabril responsável pela produção de silício metálico. A unidade fabril desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos global integrada da Dow, fornecendo uma oferta confiável e econômica do material, que é utilizado para fabricar produtos de silicone de alto valor e atender clientes em mercados diversificados.

A operação em Breu Branco é modelo global na produção sustentável de silício metálico. O local utiliza mais de 80% de energia renovável, 100% de cavacos de madeira e fontes minerais auditados, e 100% de carvão vegetal de florestas certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council). “A menor pegada de carbono para a produção de silício metálico, em Breu Branco, é uma vantagem competitiva para a Dow", enfatiza Venturoli. É nesse ambiente, sustentável e com foco mitigação de carbono, que o Projeto Yba: Conservação que Transforma está sendo desenvolvido. “Estamos comprometidos em oferecer soluções em prol de um futuro sustentável para o mundo por meio de nossa experiência em ciência de materiais e em colaboração com parceiros", finaliza a executiva da Dow.

  Mais notícias