Publicidade
Anuncie

Dow apresenta Maincote HG-100

29/06/2023 - 10:06

O novo produto vem para substituir sistemas tradicionais de resinas alquídicas à base de solvente por alternativas à base de água, contribuindo para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis

Quando se trata de tintas e revestimentos, a Dow está comprometida em buscar soluções cada vez mais inovadoras para melhorar o desempenho, durabilidade e sustentabilidade desses produtos no mercado brasileiro e em toda a América Latina. Um dos destaques da companhia é a Maincote HG-100, uma resina acrílica à base de água projetada para substituir resinas alquídicas à base de solventes.

Entre os benefícios da resina Maincote HG-100, desenvolvida para a linha de manutenção industrial (Top Coat & DTM) e aplicações decorativas para proteção de superfícies metálicas (esmaltes) e em madeira, destaca-se, por exemplo, seu elevado brilho, frente às atuais alternativas do mercado, baixo tempo de secagem, elevada resistência à corrosão, bem como maior durabilidade. Além disso, a emulsão permite ao formulador atingir baixas emissões de VOC (sigla para composto orgânico volátil, presente em diversos produtos, incluindo tintas e vernizes) e é livre de APEO (alquilfenol etoxilados, que são surfactantes comumente utilizados em formulações desse mercado), o que proporciona à tinta um elevado desempenho com menor impacto ambiental e uma ótima qualidade em acabamento.

Além das aplicações como top-coat e DTM para superfícies metálicas, a novidade é que a Maincote HG-100 também apresenta boa aderência e desempenho quando aplicado sobre madeira. É possível fazer a aplicação do produto na produção de esmaltes e vernizes brilhantes para esse tipo de substrato. “As formulações com Maincote HG-100 para aplicações em madeira são uma alternativa sustentável, visto que podem ser formuladas com baixo VOC e são produtos base água, frente aos produtos base solvente normalmente utilizados nesse mercado, além de manter um ótimo desempenho quanto ao brilho, aderência e resistência a intempéries”, ressalta Jorge Rivera, gerente de marketing para tintas e revestimentos industriais da Dow.

Lançada em 2020, a resina é, atualmente, fabricada na cidade de Querétaro, no México, e na fábrica de Jacareí, em São Paulo. “Buscamos nos tornar a empresa de ciências dos materiais mais inovadora, sustentável, inclusiva, e centrada no cliente do mundo, desenvolvendo soluções de acordo com as necessidades e tendências do mercado. Nossa carteira é a mais completa para tintas e revestimentos da América Latina e contempla desde tecnologias tradicionais até as mais sofisticadas. O desenvolvimento da emulsão Maincote HG-100 para esse mercado demonstra a capacidade de nossas equipes na criação de produtos sustentáveis e de alto desempenho, ao mesmo tempo em que atende à demanda dos nossos clientes com custo competitivo", avalia Rivera.

O desenvolvimento de tintas duráveis e produzidas à base de água ajudam a minimizar a pegada de carbono, reduzir a frequência de repintura e diminuir o uso de material para proteger tanto superfícies industriais como decorativas durante seu ciclo de vida. Por meio de soluções inovadoras, a Dow segue em direção ao compromisso assumido em suas metas de sustentabilidade de reduzir sua pegada de carbono em 5 milhões de toneladas até 2030 e atingir a neutralidade até 2050.

  Mais notícias