Publicidade
Anuncie

Projeto Ninho de Pássaros: iniciativa sustentável é inaugurada em Campos do Jordão em parceria com a AkzoNobel

12/07/2023 - 16:07

Por meio de sua marca Sparlack, a AkzoNobel promove ação que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e do contato das pessoas com as aves

Criado há dois anos na região da Serra da Cantareira, o projeto Ninho de Pássaros, uma iniciativa dedicada à preservação do meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde humana, chegou a Campos do Jordão. A ação, que conta com a parceria da multinacional holandesa de tintas e revestimentos AkzoNobel, por meio da sua marca Sparlack, busca criar um ambiente acolhedor e seguro para as aves, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a importância da proteção da natureza e da conexão do homem com os pássaros, com a instalação de casinhas para abrigar ninhos.

“Essa é uma oportunidade para os participantes refletirem sobre seu papel na preservação da natureza e se inspirarem em adotar práticas mais saudáveis em seu dia a dia”, disse Francisco Guetti, criador do projeto.

As casinhas do projeto Ninho de Pássaros foram construídas com madeiras reaproveitadas de obras, podas e descarte de madeireiras, demonstrando o comprometimento com a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais. Para garantir a durabilidade e proteção dessas estruturas, foi utilizado o produto Cetol Stain Balance da linha de protetores Sparlack, pois possuem uma película elástica e microporosa, que não trinca, não descasca e acompanha os movimentos naturais da madeira, além de causarem baixo impacto na natureza, por utilizar a Tecnologia Balance: A evolução do base água, emitindo menos gases poluentes na atmosfera e ajudando a cuidar do nosso meio ambiente.

A AkzoNobel abraçou a causa, como parte de seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. A empresa acredita que a preservação da natureza é uma responsabilidade compartilhada. “Nossos produtos podem, além de colorir, ajudar a proteger a madeira por mais tempo. É por meio da inovação sustentável que a AkzoNobel faz seus negócios. Assim como o projeto Ninho de Pássaros, nosso cuidado com o meio ambiente vai desde a seleção de matérias-primas até o uso do produto pelo consumidor final”, comenta Flavia Takeuchi, gerente de Sustentabilidade da AkzoNobel LatAm. Além disso, a AkzoNobel também é guardiã e mantém a Reserva Coral Tangará, com 700 mil m2, o equivalente a 70 campos de futebol, localizada no entorno da unidade em Mauá. A área, que corresponde a quase 10% da mata nativa da cidade, abriga rica fauna e mais de 100 espécies de pássaros já registradas em monitoramentos, entre elas algumas exclusivas da Mata Atlântica, como o beija-flor-de-fronte-violeta (Thalurania glaucopis), o tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) e o pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus temminckii).

A inauguração do projeto aconteceu no último sábado (1/7), na Pousada Alto da Boa Vista, um local cercado pela exuberante beleza natural de Campos do Jordão, com a instalação de cinco casas especialmente projetadas para abrigar as aves, proporcionando um espaço adequado para alimentação e construção de ninhos. Além disso, uma casinha foi doada para a sede dos escoteiros de Campos do Jordão, reforçando o compromisso com a educação ambiental e o envolvimento da comunidade local.

Para Juliana Parra, sócia no projeto Ninho de Pássaros, o objetivo central da ação é promover a harmonia entre a vida urbana e a natureza, incentivando a presença e a proteção das aves. “Pretendemos também sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação da biodiversidade e da preservação dos recursos naturais”, afirma.

  Mais notícias