Publicidade
Anuncie

Vendas de tintas imobiliárias crescem no 1º semestre de 2023

13/09/2023 - 18:09

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) apresenta ao mercado um balanço positivo sobre o primeiro semestre do ano de 2023. Houve aumento de 1,2% no volume de vendas de tintas imobiliárias em todo o Brasil, na comparação com os primeiros seis meses de 2022.

“Temos observando o aumento da confiança do consumidor, o menor nível de desemprego geral e a discussão de programas para redução do endividamento das pessoas. Isso é relevante, já que quando a situação econômica individual está mais estável, são iniciados ou desengavetados projetos de reforma e repintura de seus imóveis”, afirma Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas). “Além disso, tradicionalmente, as vendas no segundo semestre tendem a crescer ainda mais. O cenário de otimismo em relação ao ano de 2023 é consistente”, completa Cornacchioni.

Histórico

O 1º trimestre de 2023 já sinalizava que o crescimento continuaria. Nos primeiros três meses deste ano, houve um aumento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, o Brasil produziu cerca de 1,6 bilhão de litros de tintas. De acordo com dados consolidados do ano passado da ABRAFATI, as tintas imobiliárias representaram 82,5% desse total de volume de tintas produzido (o que significou 1,358 bilhão de litros). Nosso país é quinto maior mercado de tintas do mundo e líder na América Latina.

Abrafati Show

Principal evento do setor de tintas na América Latina, Abrafati Show, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, em São Paulo, reflete esse otimismo. Houve um aumento na demanda por estandes, o que resultou numa área de exposição recorde com cerca de 12.600 m², 36% maior que a da edição anterior - realizada no primeiro semestre de 2022. Mesmo na comparação com a edição de 2019, anterior à pandemia, o crescimento do evento este ano já é superior a 10%.

Outro ponto importante é o interesse internacional. Cerca de 45% dos expositores são empresas de fora do Brasil (100 de um total de 237 expositores). São fornecedores de matérias-primas de países como Alemanha, Argentina, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Suíça, entre outros.

  Mais notícias