Publicidade
Anuncie

Criciúma recebe Fórum Paint & Pintura com “casa cheia”

19/09/2023 - 13:09

Evento bateu recorde de público entre todas as edições realizadas na mesma cidade, com 145 profissionais inscritos

O 66º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas foi aberto hoje (19/9), pela manhã, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), em Criciúma (SC), com publico recorde de inscritos, desde sua primeira realização naquele local, com um total de 145 inscritos. Na sua programação, muitas novidades em matérias-primas e insumos, além de dois debates sobre a atualidade e o futuro do cenário de tintas e os desafios da cadeia de suprimentos.

Muito se fala das incertezas nas projeções de crescimento do mundo ocidental, para os próximos anos. Os vários países, inclusive da América do Sul, enfrentarão cenários distintos, e até conflitantes. No Brasil, as perspectivas do mercado de tintas têm sido conservadoras. Quais deverão ser as prioridades para as empresas vencedoras? Criatividade e inovação farão parte deste ambiente? Sustentabilidade e produtividade deverão ser prioridades? As probabilidades dos novos cenários e como as empresas estão reforçando o planejamento e o gerenciamento da indústria de tintas foram abordadas na palestra plenária: “2023 - 2027 em Tintas e a Arte de Planejar nos anos de incertezas e de oportunidades”, proferida por Francisco Racz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates.

Na sequência, a Gerdau Graphene apresentou a palestra: “Trazendo o Grafeno do laboratório ao mercado”. O grafeno é o nanomaterial mais falado pela indústria química nos últimos tempos, devido às suas características inigualáveis. Flavia Zangrandi, head of product,  apresentou a maneira como a Gerdau Graphene trabalha com esse produto, trazendo de escala laboratorial para escala industrial, deixando-o disponível para o mercado e apresentando os progressos desses aditivos para tintas com produtos finais já lançados em 2022.

Visando o aumento da rentabilidade e a eficiência dos pontos de vendas do mercado de tintas, foram apresentadas as soluções que a MAST e a BYK oferecem, tanto para as linhas das tintas Decorativas, quanto às linhas das tintas para Repintura Automotiva; foram apresentadas também, a linha de dispersores para laboratórios, plantas piloto e fábrica. A palestra foi ministrada por Sergio Roberto Marigonda, executivo de vendas da MAST.

Com mais de 25 anos no mercado de distribuição de produtos químicos, a IMCD apresentou seu portfólio de especialidades químicas para a fabricação de todos os tipos de tintas e revestimentos, incluindo tintas imobiliárias, automotivas, industriais e gráficas. Por meio de fortes parcerias, presença comercial em todo o país e a expertise de seu time técnico, a IMCD é capaz de oferecer soluções completas aos fabricantes de tintas, incluindo: Resinas PU e acrílicas; Agentes de superfície, sílicas, siloxanos; Ceras de Polietileno e copolímeros funcionais; Microesferas de vidro; Pigmentos de efeito e dispersões pigmentárias; Cargas minerais de alta performance; Espessantes celulósicos, dentre outros. A palestra foi ministrada por Débora Zago, gerente de mercado e marketing Coatings & Construction, e Bruna Souza, analista de aplicação Coatings. Neste fórum, apresentaram formulações para atender às demandas crescentes por soluções mais avançadas e duradouras, abordando conceitos de durabilidade, eficiência e sustentabilidade de produtos para indústrias de revestimentos de alta performance. 

Em seguida, a SQ Química apresentou as suas principais soluções. A distribuidora, que hoje fornece insumos para 16 segmentos da indústria, conta com um portfólio de aditivos, pigmentos especiais, agentes fosqueantes, sílicas e outras soluções tecnológicas para diversos mercados. A apresentação, que ficou a cargo de Morgana Cenci, assistente técnica sênior, teve como foco as tintas imobiliárias, industriais e automotivas, abordando os produtos com qualidade técnica. Foram abordadas, ainda, as ceras (principalmente em aplicação industrial), que têm sido uma solução interessante para muitas indústrias.

Encerrando os trabalhos da manhã, a Caldic mostrou suas soluções para tintas e adesivos que priorizam sustentabilidade, durabilidade, segurança e alto desempenho. Atualmente, existe um consenso sobre a necessidade de caminharmos para uma química mais sustentável. Ao mesmo tempo, sabemos das dificuldades de chegar a um ponto ideal no uso desses materiais, em vista das dificuldades técnicas e econômicas inerentes a esse processo. Nessa palestra, foram apresentados alguns aditivos selecionados dentro do portfólio das representadas da Caldic e que caminham na direção de oferecer alternativas mais amigáveis, quando comparadas com suas contrapartes, reforçando o compromisso da Caldic em buscar alternativas consistentes com as demandas globais de sustentabilidade. O palestrante foi Sergio Rubio, gerente técnico.

Palestras da tarde

Os trabalhos deverão continuar após o almoço e o painel com lideranças das indústrias de tintas terá como tema os principais desafios para a cadeia produtiva e o futuro dos negócios para os próximos anos. Como aumentar o consumo de tintas de maneira sustentável? O papel da indústria 4.0 e a implementação das práticas ESG para uma empresa socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. O painel “O Cenário de Tintas” terá a participação de André Sorensen, sócio-fundador da Allegra Tintas; Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas; Ilmar Broch, gerente comercial da Farben; e Rosana Beatriz Bortolatto, diretora comercial da Resicolor.

Na sequência, Ana Paula Cardoso e Suelen Garpeli, ambas sales & market development Latam da Covestro, vão abordar o “Alto desempenho com sistemas de baixo VOC e à base de biomassa para indústria e construção”. Por que não usar diferentes soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono, em vários pontos da cadeia de valor? Com sistemas à base de água, alto sólidos, produtos de fontes renováveis, ou utilização de sistemas que requeiram menos energia para secagem e cura, isto é possível! A Covestro, agora com um portfólio ainda mais amplo, apresentará várias tecnologias para aplicações em indústria, construção, arquitetônica e madeira.

Em seguida, a Dynatech apresentará suas tecnologias para o desenvolvimento completo das soluções em sistemas tintométricos no setor decorativo, como tecnologia avançada de colorantes, concentrados de pigmentos e dispersões pigmentárias para sistemas tintométricos In plant e POS (pontos de venda). Serão apresentados os produtos: Dynamix / Dynatrend - colorantes universais para sistemas tintométricos (POS, pontos de venda); DynaTint - linha completa de concentrados de pigmentos para uso direto na fábrica (Inplant); e Dynaspers - dispersões pigmentárias aquosas base água para uso dentro da fábrica (Inplant). O palestrante será Robert Girodo Zilinski, da área de Desenvolvimento de Pigmentos.

“Tecnologias em emulsões base água e portfólio de resinas alquídicas”, será o tema da palestra da Oswaldo Cruz Química, que apresentará seus novos desenvolvimentos em emulsões base água para os segmentos de texturas, granilhas e telhas, além de todo o seu portfólio de resinas alquídicas para o mercado de tintas e vernizes. A palestra mficará a cargo de Marcio Gitti, gerente de aplicação técnica, e Luciano Izidoro, gerente comercial.

Logo após, o painel com líderes técnicos/suprimentos trará uma discussão sobre problemas e soluções para o abastecimento das indústrias de tintas. A implementação de tecnologia tem estreita relação com a cadeia de suprimentos. Os custos elevados dos ingredientes na cadeia produtiva devem permanecer? Como as novas tecnologias poderão beneficiar o consumidor com mais economia, qualidade e produtividade de maneira sustentável. Novas parcerias de fornecimento fazem parte da solução? Esses assuntos serão discutidos por Fabiano Maurício Figueiredo, coordenador de desenvolvimento tintas e resinas da Farben; Rodrigo Rezendes Colombo, diretor de operações da Anjo Tintas; e Rosita Manoel Luciano, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Resicolor.

Encerrando os trabalhos, temas como ESG, uso de novas matérias-primas, como o Grafenoe de fontes renováveis estarão em discussão na palestra de William Saraiva, diretor da W2S Consultoria. É do conhecimento de todos que o setor de tintas tem experimentado um grande avanço tecnológico, com novos produtos e soluções surgindo a cada dia. A inovação está impactando o mercado e as empresas estão se adaptando às mudanças. Esses assuntos serão abordados na palestra “Últimas tendências em inovação e tecnologia no setor de tintas no Brasil”. Entre as tecnologias mais recentes, estão tintas inteligentes - Já ouviu falar em tintas que respiram e reduzem os poluentes do ar? E aquelas que são capazes de espantar insetos? Tudo isso já é uma realidade possível. Além disso, o uso de novas matérias-primas, como o Grafeno e de fontes renováveis, proporciona para o mercado um novo cenário repleto de muitos desafios, que demandará um nova postura e modo de pensar dos pesquisadores e dos compradores. Estes precisarão estar atentos a temas globais, como a economia circular, para garantir o uso de recursos e maximizar a sua eficiência, e por fim, o ESG, que trará importantes indicadores para avaliar o nível de comprometimento das empresas com esse tema.

  Mais notícias