Indústria catarinense tem como prioridades dobrar a capacidade de produção e ampliar a eficiência logística nos próximos cinco anos
A direção executiva e o Conselho de Administração da Tintas Farben anunciaram, no dia 18 de abril, um plano de investimentos de R$ 120 milhões, em uma nova unidade, ampliação da capacidade produtiva e aquisição de equipamentos para o parque fabril da sede, localizada em Içara (SC). Os recursos serão aportados ao longo dos próximos três anos.
Com o montante inédito na história, os investimentos têm o propósito de preparar a companhia para um crescimento sustentável até 2030, aumentando a capacidade produtiva e a eficiência operacional de logística. “A empresa vem registrando índices de crescimento acima da média de mercado, tem o reconhecimento dos clientes pela excelência nos produtos e agora vamos dar esse respaldo à nossa equipe, com foco em segurança, qualidade e produtividade”, destaca o conselheiro, Edson Cichella, em nome do presidente do Conselho de Administração e fundador da Farben, Jayme Antônio Zanatta. Também estavam presentes no ato de apresentação os conselheiros Edilson Zanatta, Jayme Zanatta Filho, Elton Zanatta e Carlos Amodeo.
O presidente do Conselho de Acionistas da empresa, Elton Zanatta comentou que o novo momento corrobora o legado do fundador. "O senhor Jayme tem como filosofia que grande parte dos resultados da empresa tem que ser reinvestidos na própria operação, pois não existe aplicação mais rentável do que a própria empresa", pontua.
"A empresa está no seu melhor momento de estrutura econômica financeira e esse cronograma de aportes está sendo aprovado sem comprometer o endividamento líquido, correspondendo a 50% de um Ebtida anual. Essa situação nos possibilita fazermos novos investimentos, a curto prazo, mantendo a saúde financeira", avalia Cleber Viana, gerente financeiro da Farben.
A maior parcela desse cronograma está em uma nova fábrica de thinner e catalisadores, cujo projeto começa a ser delineado ainda em 2024. A nova estrutura a ser incorporada ao parque fabril será superior a 10 mil m². “A empresa visa aumentar a produtividade e produção com novas máquinas, realizar a reestruturação do layout de produção, melhorando os processos com equipamentos modernos de última geração. Vamos ampliar em 100% a capacidade do processo produtivo, de tancagem de matérias-primas, além do aumento dos estoques de produtos acabados", detalha o gerente Industrial da Farben, Pablo Romancini.
Com a execução do plano de investimentos, a indústria catarinense visa acelerar a sua meta de alcançar o faturamento de R$ 1 bilhão/ano. “Temos o propósito de elevar o patamar da nossa empresa, torná-la uma companhia de classe mundial, com o objetivo, dentro do nosso plano diretor, de preparar a Farben para ter um crescimento sustentável até 2045”, afirma o CEO, Edmilson Zanatta.
Na avaliação do gerente comercial da Farben, Ilmar Broch, a marca vem ganhando cada notabilidade nos seus mercados de atuação - repintura automotiva, moveleiro e industrial metal-mecânico. “O anúncio desse volume de investimentos vem sustentar o plano de expansão da Farben, aumentando a participação no mercado interno e a conquista de novos mercados no exterior. Dessa forma, vamos ampliar o portfólio de produtos, oferecendo soluções inovadoras ao mercado, bem como, garantir a excelência no atendimento aos nossos clientes”, almeja.