Publicidade
Anuncie

Fórum Paint & Pintura Grande ABC começa hoje com lotação máxima

12/06/2024 - 12:06

Profissionais lotaram o auditório do Hilton Garden Inn, em Santo André (SP), para assistir as palestras técnicas e de gestão, além do painel com líderes técnicos das indústrias de tintas

O 70º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Grande ABC teve início nesta manhã (12), no Hotel Hilton Garden Inn, em Santo André (SP), com lotação total. O evento se estenderá até amanhã (13) e trará várias atrações entre novidades das palestras técnicas e de gestão, além de vários painéis que vão debater os principais desafios da atualidade no setor.

Na abertura do encontro, a apresentação da RY & Associates explorou as dinâmicas do mercado global de tintas e as oportunidades de valorização nas regiões, com uma atenção especial ao Brasil na América do Sul. O Brasil é um dos 5 maiores mercados de tintas em volume do mundo, compartilhando a 4ª posição. O Brasil representa uma parcela de 3,6% do volume de mercado global de tintas, capturando 2,6% de seu valor, sublinhando as oportunidades para incrementar o valor agregado nas vendas locais e em países adjacentes. Foram explorados os impactos dos fatores externos, como desafios econômicos, inflação e as taxas de juros altas, e como eles moldam as tendências do mercado e afetam a indústria local. Também será discutido como as empresas locais, influenciadas pelos eventos externos, como instabilidades geopolíticas e crises na cadeia de suprimentos e nas estratégias, podem tornar oportunidades para incrementar o valor agregado. A palestra ficou a cargo de Francisco Rácz, sócio-fundador da Rácz, Yamaga & Associates.

Em seguida, a Oswaldo Cruz Química apresentou a palestra “Portfólio de inovações e tecnologias sustentáveis para o segmento de tintas e revestimentos”. A Oswaldo Cruz Química, ao longo de seus 40 anos, está investindo constantemente em tecnologias que contribuem para a transformação do futuro da cadeia produtiva química brasileira. Com isso, a OCQ apresenta soluções sustentáveis e inovadoras para a setor de tintas e vernizes, através do uso de materiais renováveis, biodegradáveis e de economia circular, em suas linhas de resinas base água e em sua nova linha de resinas de cura UV. Marcio Gitti, gerente de Laboratório Técnico, e João Veiga, diretor Linha Ultravioleta e Aditivos Especiais, proferiram a palestra.

Daiane Ortiz, gerente de Operações Comerciais, e Alexandre Albino, gerente de Contas da Sintequímica, ministraram a palestra “Composição de Cores na Industria de Tintas”. A Sintequímica realizou o sonho de fazer dispersões de pigmentos para diversos mercados e construir uma empresa que, ao longo de 70 anos, vem trabalhando com responsabilidade social, ética e respeito ao meio ambiente. Trazendo inovação, melhorando seu processo produtivo e produtos para oferecer o que há de melhor aos clientes. “Comumente percebemos que as indústrias de tintas adotam formas intuitivas para composição de cores sem considerar as propriedades particulares de cada pigmento. A nossa participação neste fórum teve como objetivo transmitir a nossa visão com relação à forma mais adequada para formulação de cores. A nossa linha de produtos atinge diversos mercados, especificamente em tintas imobiliárias, nossos clientes podem contar com as seguintes opções: pigmentos Sinterdye (dispersão aquosa a base d’agua), colorantes Sintetint”  (concentrados para sistemas tintométricos), Sintecoat (gel colorido utilizado para encapsulamento de cargas minerais) e Sintepol (dispersões pigmentárias em resina alquídica destinada a tintas esmalte base solvente)” ressaltaram os profissionais.

“Viabilizando a economia circular com matérias-primas alternativas e inovação para a sustentabilidade”, foi o tema abordado por Hernán Chávez, gerente de Sustentabilidade e Filmes Especiais América Latina da Covestro. A empresa acredita na Economia Circular como princípio orientador para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da indústria com a preservação dos recursos naturais, evitando a polução e construindo a rota para neutralidade climática e regeneração dos ecossistemas. As matérias-primas alternativas, com baixo teor de VOC, ou à base de biomassa, representam um pilar essencial nessa transição circular, possibilitando a integração, engajamento, redesenho de soluções e envolvendo todos da cadeia de fornecimento, produção e serviços. O portfólio da Covestro concretiza essa visão, impulsionando a economia circular na indústria, com produtos para tintas e adesivos que impulsionam a transformação para economia circular.

“Dispersão, moagem e controle de dispersão de partículas, demonstrando os novos equipamentos Getzmann DISPERMAT CV3evo e Labman Tidas” foi o tema da palestra da MAST. A dispersão é o processo de separar partículas ou substâncias de forma uniforme em um meio, já a moagem é o processo de reduzir o tamanho de partículas sólidas na menor partícula possível (caracterizada por fineza). E fazer com que esta partícula se torne homogênea e uniforme, misturando-a de maneira equilibrada. A fineza é a medida da granulação ou tamanho das partículas de uma substância. Portanto, a importância de fazer a moagem/dispersão e controlar a fineza em processos Industriais serve para garantir a qualidade e consistência do produto final. Nessa apresentação, Adriano Infante, executivo de Vendasa da MAST, mostrou os benefícios de um dispersor confiável para uma ótima dispersão e que consegue reproduzir em laboratório o processo produtivo. Apresentou, também, um equipamento para realizar de modo automático e confiável a leitura do tamanho da partícula (fineza), evitando a influência do operador na avaliação do produto, eliminando retrabalho e seus custos consequentes.

Palestras da tarde

Uma das atrações mais aguardadas do dia terá início após o almoço. Trata-se do painel “Explorando Tecnologias e Estratégias de Suprimento para o Setor de Tintas”. Este painel abordará as mais recentes inovações tecnológicas e estratégias de suprimento que estão moldando a transição e o futuro da indústria de tintas no Brasil. Especialistas discutirão como novas técnicas e materiais sustentáveis podem otimizar a produção e distribuição de tintas. O objetivo é explorar soluções que garantam produtividade, qualidade e sustentabilidade no setor. Vão participar do painel Célia Maganha, diretora técnica da Eucatex; Isabella Marini Vargas, diretora técnica da Renner Sayerlack; Mário Estrela, Latam R&D Manager da Sherwin-Williams; e Maria Cristina Kobal Campos de Carvalho, presidente da RadTech South América (mediadora).

Na sequência, Moisés Santos, técnico químico da SQ Química, abordou o tema “Soluções em Especialidades Químicas para Adesivos, revestimentos e sistemas impermeabilizantes para a construção civil”. O setor de químicos, impermeabilizantes e tintas para a construção civil tem crescido muito nos últimos anos. Acompanhando este crescimento, a SQ Química lançou em seu portifólio diversas especialidades químicas para os diferentes sistemas e aplicações. A nova parceria da SQ Química com a gigante europeia Röhn está trazendo para o mercado brasileiro as linhas Degalan e Degadur com alta tecnologia, aplicações inovadoras e alta eficiência. Imagine fazer aplicações de revestimento em câmara fria a -30°C, com cura em 4 horas, sem ter que desocupar o ambiente. Um outro tema interessante voltado à impermeabilização com as resinas da Röhn é a Degalan 6412N, onde diluída em solventes é aplicada como seladora de superfícies de concreto, garantindo maior durabilidade, proteção e promovendo brilho e efeito molhado no concreto.

Em seguida, será a vez do painel “Prioridades e Oportunidades para o Setor de Tintas Imobiliárias no Brasil”, onde serão discutidas inovações em produtos, sustentabilidade e adaptação às novas demandas dos consumidores. Líderes do setor compartilharão insights sobre como enfrentar desafios atuais e se posicionar para o crescimento futuro. O objetivo é identificar estratégias que impulsionem a indústria frente às novas realidades econômicas e ambientais.

O Painel de Líderes das Tintas Imobiliárias será composto por Argemiro Sanches, gerente de Produto da Tintas Eucatex; Fabio Humberg, diretor de comunicação e Relações Institucionais da Abrafati (mediador); Guilherme Ruschel, diretor geral Tintas Decorativas Brasil da AkzoNobel; Nilton Rezende, gerente geral da Sherwin-Williams Brasil; Renato Firmiano, Diretor de Marketing Suvinil & Glasu!; e Ricardo Stiepcich, Líder Coloridor da Futura Tintas.

A última palestra do dia será da W2S Consultoria e vai abordar “Inovação e sustentabilidade: as novidades e tendências no universo das tintas”. O diretor William Saraiva vai discorrer sobre tecnologias inovadoras, como revestimentos funcionais, as tintas fotocatalíticas que absorvem gases nocivos, revestimentos de auto cura que se recuperam de danos nas películas. Além disso, Saraiva falará sobre o uso de matérias-primas renováveis e práticas de economia circular que promovem a reutilização de resíduos e o desenvolvimento de tintas sustentáveis. Esta é uma oportunidade imperdível para conhecer as melhores práticas e inovações sustentáveis que estão transformando a indústria de tintas.

O evento conta com o patrocínio de importantes empresas, como Bomix, Covestro, GMP Industriais, MAST, Midland, Miracema-Nuodex, Oswaldo Cruz Química, Sintequímica, SQ Química e Wacker (patrocínio Platina), Caldic, Mineração Serra Branca e Wana (patrocínio Ouro), Além do apoio da Racz, Yamaga e Associates, e W2S Consultoria.

Serviço:

70º Fórum Paint & Pintura de Tecnologia e Gestão em Tintas - Grande ABC (SP)
Data: 12 e 13 de junho de 2024
Local: Hotel Hilton Garden Inn
Endereço: Rua Giovanni Battista Pirelli, 279 - Santo André • Grande ABC • SP
Inscriçõeshttps://paintshow.com.br/paintpintura/forum/70

  Mais notícias