Revista Lojas de Tintas - Edição 141 - page 21

Lojas de Tintas
21
Conheçao perfildoconsumidor emelhore a
vendadas tintasacrílicas semcheiro.
Um erro comum cometido por vendedores é a prática de empurrar a venda
paraocliente semouvirasnecessidadesdelee semexplicarascaracterísticas
do produto. Para aumentar a venda de qualquer item da loja é essencial co-
nhecer as característicasdequemo compra, pois, quandoo clientepotencial
chegar à loja, o bom vendedor saberá o que oferecer. Para impulsionar as
vendas, diversos fabricantesdosprodutosmencionamqueméopúblico-alvo
das tintas acrílicas sem cheiro e citam algumas dicas para ajudar nas vendas.
“Mesmo os consumidores estando dispostos a pagar por produtos de preço
diferenciado, não significaqueomais caro seráomais vendido. Faz-seneces-
sário explicar as razões do preço e apresentar seus diferenciais, poismuitas
pessoas que vãopintar a casanão têm informações sobreos reais benefícios
queumatinta acrílica sem cheiropodeproporcionar. Portanto, quandoo co-
nhecimentoaumenta, consequentemente, onúmerodevendas tendeacres-
cer”, afirmaSuyanneTavares, coordenadoradeprodutodaHidracor.
“A Suvinil investe em pesquisas constantes demercado. Com elas, entende-
mos que as pessoas estão cada vez mais dispostas a adquirir produtos com
atributos especiais de proteção à saúde e que causemmenor impacto ao
meioambiente. Comoumamarca inovadora, estamos atentos àevoluçãodo
comportamento desses consumidores”, revela Karina Monaco, gerente de
produtodaSuvinil.
“Com o aquecimento da economia em relação à construção sustentável, as
tintasqueofereceremopçõesdemenornível deodorduranteepós-processo
depintura terãoapreferênciado consumidor edoprofissional, umavezque,
atualmente, aconsciênciadequepodemos fazerummundomais sustentável
está cada vez mais presente na vida das pessoas”, conta Eginaldo Franzão,
gerente de produtos da linha imobiliária da Sherwin-Williams. “Esse tipo de
tinta émuito indicado para consumidores que precisam utilizar o ambiente
no mesmo dia ou com alguma necessidade especial”, frisa Ricardo Cappra,
coordenador demarketing da Tintas Renner. “O perfil é de um consumidor
que prima por qualidade reconhecida e que investe em produtos menos
agressivos, podendo ser utilizado em diversos ambientes, tais como quartos
de bebê, hospitais, cozinhas industriais, ente outros”, conta Suyanne, da Hi-
dracor. Segundo Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas, e
Felipe Comelatto, assistente técnico da empresa, são pessoas que procuram
Suave perfume
Outro atributousadopara amenizar o cheiro é atinta com suave
perfume,menos agressiva aomeio ambientee levementeperfu-
mada. AEucatexusavaatintade suaveperfumeatéoanopassa-
do. Gregorio Bastos Alencar, coordenador de produto da Tintas
Eucatex, conta que a empresa comercializou o produto por anos
e recentemente lançou a tinta sem cheiro. “A aceitação da linha
com baixo odor é excelente. Entretanto, a Eucatex sempre de-
monstroupreocupaçãonesse aspecto. Antes da fórmuladeTinta
Sem Cheiro, o nosso produtotinha como atributo um suave per-
fume.Dessa forma, os consumidoresqueutilizavamoprodutona
fórmulaantiga já sentiammenos cheirodetintadoqueos consu-
midoresque compravamprodutosda concorrência”.
Caminhosdas tintas sem cheiro
Fábio Gomes, diretor comercial da Irajá, consegue enxergar
uma nítida mudança no perfil dos pintores referente aos pro-
dutos tóxicos em relação aos menos nocivos. “Antigamente, os
fabricantes se preocupavam emmanter o cheiro característico
de suas tintas. Alguns pintores profissionais reconheciam o fa-
Vendacerteira
por produtos de qualidade e que facilitem suas
vidas. Por exemplo, pessoas com sensibilidade a
odores fortes, pessoas com idade mais avançada
ou que busquem participar da aplicação. É uma
ótima escolha para clínicas e hospitais, ambientes
de educação e também restaurantes. Para Vagner
Oliveira da Rocha, gerente de P&D da Lukscolor, a
maioria que procura as tintas com suave perfume
é composta por consumidores que prezam pelo
conforto e bem-estar do aplicador e de si próprio.
“O consumidor sempre quer omelhor, o que de-
vemos fazer é entregar o melhor sem impactos
em custos”, afirma Rocha. Raphael Cassaro Ma-
chado, diretor executivo da Argalit, explica que o
público mais atingido pelas tintas sem cheiro é o
da classe B, que consegue ver commais facilida-
de o valor percebido na relação custo benefício.
“São consumidores que exigemmais qualidade e
bem-estar e estãodispostos a pagar por essedife-
rencial”, afirma Filipe Colombo, diretor presidente
daAnjo.
1...,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 22,23,24,25,26,27,28,29,30,31,...52
Powered by FlippingBook