Revista Lojas de Tintas - Edição 143 - page 51

Lojas de Tintas
49
Os designers da Divisão de Tintas Automotivas da BASF publicaram as tendências de
coresdamarcapara2014/2015.Comacoleção intitulada“SoboRadar”,asnovasgamas
de cores jáestãoaparecendo como tendências.Odesenvolvimentodeefeitos especiais
estáestabelecendonovos tonseabrindovariaçõesdecoresnãousuais.Osdesignersda
BASFestãoprevendoque isso farácomqueascoresautomotivasfiquemmaiscomplexas
e individuais no futuro. Essa capacidadede sedestacar damultidãoatendeaos desejos
dos consumidores, uma vez que o tema da individualização está desempenhando um
papel cadavezmais importante, especialmentequando secompraumcarro.
Efeitos especiaisasseguramdinamismo e complexidade
Os designers observam uma mudança social que se move do luxo para uma maior
conscientização de qualidade e valores. Para as cores automotivas, isso significa que
omais relevante não sãomais as cores que chamam a atenção e, sim, o efeitomais
expressivo em um segundo olhar. Por exemplo, a nova coleção traz a XSpark, tinta
comefeitosespeciaisdesenvolvida recentemente.AXSparkcontémpartículasdevidro
muitofinasque refletema luz, criandoumbrilho característicoqueéeficaz apenasna
luz. “AXSpark abreoportunidadespara traduzirnovosvaloreseumanovaconsciência
dequalidadeem cor automotiva”, afirmaFlorinaTrost, designer de coresdaBASF.
O responsável dedesigndaBASFEuropa,MarkGutjahr, explicouo significadodas cores
com efeitos especiais. “Durante anos, as diferenças foram basicamente entre cores só-
lidas, pérola emetálicas. Agora, estamos começando a ver ummovimento nesta área.
A interaçãoentre cor eefeitos especiais estádeixando as cores automotivasmais com-
plexaseversáteis. Estedesenvolvimento tambémcontinuaráanosacompanhardurante
algunsanos, poisaindanão seesgotouopotencial dapaletadeefeitosespeciais.”
Tendênciasde
cores automotivas
BASF apresenta pinturascom efeitos especiais
Cores fortesdemonstram individualidade
Aposiçãodas cores na nova coleção tam-
bém está determinando uma tendência
para mais individualidade. “Cores fortes,
como o vermelho, irão moldar a nossa
imagemdemobilidade individual”, afirma
Gutjahr. Segundo os designers, crescente
participação da cor vermelha já pode ser
vista nas ruas e continuará a crescer ao
longo dos próximos anos e irá caminhar
para a faixa de um roxo escuro e forte.
O potencial do verde vai continuar a ser
visível em uma ampla gama de nuances,
de turquesa intensivo para verde musgo
brilhante.
“A tendência em direção à individualida-
de, portanto, ainda irá se desenvolver
mais. Não é apenas sobre delimitação e
diferenciação. Em vez disso, está se tor-
nando cada vezmais importante comuni-
car certa atitude, e isso abre espaço e dá
mais peso para o tópico cores”, diz Astrid
Van der Auwera, integrante da equipe de
designglobal daBASF.
PINTURA
AUTOMOTIVA
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54
Powered by FlippingBook