Revista Lojas de Tintas - Edição 146 - page 15

Apesar do grande número de novas casas sendo feitas, a maior
parcela da construção está reunida na autoconstrução. São pe-
quenas edificações, em que o próprio dono da obra contrata o
engenheiroeos pedreiros, sem construtorapor trás do trabalho.
Esse tipo de obra é conhecido pelos profissionais do segmento
como “construção formiguinha”. Mesmo o nome sendo no dimi-
nutivo, omercado é bem aquecido. Consome 70% dosmateriais
deconstruçãovendidosnoBrasil, segundocálculosdaAssociação
Brasileira da Indústria deMateriais de Construção (Abramat). Só
que um dos problemas desse tipo de construção é que o consu-
midor dificilmenteexige impermeabilizaçãona formapreventiva,
comoexplicaWilsonNeves, gestor executivodo InstitutoBrasilei-
ro Impermeabilização (IBI). “Geralmente,oconsumidornãocobra
itensda construçãoquenão saltamaosolhos, quenãogerambe-
lezaàobra comoum todo.”
Umadas formasdeconscientizaçãodoconsumidorépormeiodo
profissional que realiza a obra para ele, que reconhece a impor-
tânciadaaplicaçãona vidaútil daobra, pois, quandoa imperme-
abilização é realizada da forma correta eno inícioda construção,
atinge, namédia, 2%do valor total daobra. Porém, quando reali-
zadadepois de serem constatados problemas com infiltrações na
edificação já pronta, o valor pode ultrapassar 10% do custo total
daobra.”
GregorioBastosAlencar, coordenador deprodutos das Tintas Eu-
catex, explica que uma das formas que a empresa trabalha para
melhorar esse cenário é com produtos de fácil aplicação. “A im-
permeabilizaçãoéutilizada comoação corretiva, oquepodeoca-
sionar problemas na obra. Paramudar amentalidade, desenvol-
vemos produtos commaior facilidade de aplicação, baixo odor,
entreoutros atributosquepodem facilitar aaplicação.”
Mauro Ribeiro Marins, gerente técnico da NS Brazil Pisos e Re-
vestimentos, concorda, mas, por outro lado, enxerga que as
construtoras já têmmais consciência da importância do produ-
to. “Falando de construtoras, na última década, a preocupação
com a impermeabilização da obra, ainda em seus projetos tem
sidoprimordial, eesta tendência tem seaprimorado conformeos
anos. Entretanto, ao falarmos do consumidor final, aquele indiví-
duoque sofre comproblemas advindos da ausência oude incor-
reta impermeabilização de seus imóveis, este sim vemmudando
‘a passos lentos’ seus hábitos com relação à impermeabilização
de seus imóveis.”
Ajudanaobra
Aconstruçãocivil, comoum todo, sofrecomaescassezdemãode
obra e, emmuitos casos, com a faltadequalificaçãono setor. Na
questãode impermeabilizaçãonão seria diferente. Pensando em
auxiliar nas pequenas construções e reformas, a Associação Bra-
sileiradeCimento (ABC), crioua coletâneade livrosMãos àObra,
que traz orientações paraquantificação, planejamento, execução
de obras e dicas para o dia a dia do profissional. É direcionado
paraosprofissionaisque trabalham coma construção, ampliação
e reformadecasaspopulares. Apublicação temuma sessãodedi-
cadaà impermeabilização.
Segundo Neves, o mercado de impermeabilização enxerga as
principais dificuldades que os profissionais da área têm, além de
reconhecer a importância de capacitar novos profissionais para
executar os serviços. Por isso, várias empresas investem em cur-
so de capacitação e reciclagem. A Ciacolor, por exemplo, realiza
treinamentos para vendedores eprofissionais da área de pintura
de todos os produtos da linha, inclusivena linha de impermeabi-
lizantes.
APPGpossui, emsua fábrica, umcentrode treinamentocompro-
fissionais especializados nesta atividade e com o suporte técnico
do laboratóriodedesenvolvimentodeproduto. “Tem-se, assim, a
possibilidade de organizar treinamentos presenciais personaliza-
dos de acordo com o público-alvo e com o assunto de interesse,
além de proporcionar, também, visita à fábrica”, conta Michele
Schaeffer, coordenadora de produtos. Rosita Luciano, gerente de
pesquisa e desenvolvimento da Resicolor, conta que frequente-
mente a empresa faz palestras técnicas para clientes ou recebe
profissionaisnaempresapara realizaçãode treinamentos.
Já na GodMix Tintas, para o profissional participar dos cursos e
palestras de impermeabilização “basta se cadastrar no site para
receber a nossa newslettermensalmente com dicas e novidades
do setor; lá também indicamos qual é a próxima loja onde dare-
mos o curso para aperfeiçoamento do profissional de aplicação”,
explicaAlexandreSantos, gerente comercial daempresa.
Alan Christian Aleis de Caldas, do desenvolvimento técnico da
Betumat Impermeabilizantes, contaqueaempresaéatuanteem
cursos e palestras. “Somos bastante ativos em questão de reci-
clagem da mão de obra, em centros acadêmicos com visão de
conscientização sobre o tema impermeabilizantes e também em
construtoras com intuito de lapidar a real necessidade da obra e
facilitar odiaadiadaexecução”, afirmaCaldas.
ADenver Imper destacaoprogramapara treinamentoem imper-
meabilizaçãoparapintores evendedoresde lojasdetintas. “Com
mais de mil profissionais atingidos em 2014, a Denver acredita
que a capacitação para uso e escolha dos produtos impermeabi-
lizantes é fundamental para a formação dos bons profissionais,
quehojenão sepreocupamapenasemaplicarumatinta,masem
efetuar um serviço de qualidade, onde, além de renovar as con-
dições estéticas, está preocupado com a durabilidade do acaba-
mento”, contaFlaviodeCamargo, gerente técnicoedemarketing
daDenver.
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