Revista Lojas de Tintas - Edição 153 - page 15

uma atividade em seu dia a dia, pois aplicação de texturas e seus
mais variados acabamentos sãomais lucrativos do ponto de vista
demão de obra que os acabamentos com tintas convencionais”.
Já Eginaldo Franzão, gerente de produtos da linha imobiliária da
Sherwin-Williams, tem opinião diferente, pois nos últimos anos a
textura se tornoumaispopularentreosbrasileiros, oque tornouo
conhecimentomaisamplo. “Éuma forma simplesepráticadecon-
ferirumdiferencial aoambiente semanecessidadede reforma.”
Exija texturadequalidade
Para conseguir tantos efeitos positivos com a textura é preciso
usar produtodequalidadee, noBrasil, aindanãoexisteumanor-
ma que aponte requisitosmínimos para determinar a qualidade
das texturas. Então, GregorioBastos Alencar, gerentedeproduto
das Tintas Eucatex, recomendaqueo consumidor procureprodu-
tos de empresas qualificadas no PSQ (Programa Setorial daQua-
lidade), as quais, por histórico, já produzam itens de qualidade.
Franzão dá a dica: para identificar se a textura é de qualidade,
preste atenção no aspecto visual do produto. “O ideal é que ele
estejahomogêneoe tenhaumaconsistênciamediana,nemmuito
seca nemmuitomole. Outro ponto ao qual recomendamos ficar
atento é a aplicabilidade: o produto deve possibilitar uma boa
transferência da desempenadeira para a parede e não deve se-
carmuito rápido, pois a secagemmais lenta possibilita trabalhar
melhor comodesenho. E, por último, deve-seprestar atençãona
película da textura: após a secagem, a textura de qualidade fica
impermeável, por conter em sua fórmulaumagente siliconado.”
Amauri Fiani, diretor comercial daAlessi, esclareceque “uma tex-
tura de qualidade é identificada por suas indicações de uso para
exterior e interior, por sua propriedade hidrorrepelente, por sua
alta durabilidade e resistência às intempéries, pelo ótimo poder
deenchimento, pela sua facilidadedeaplicação, ótimaaderência
e secagem rápida, oque todososnossosprodutos têm.”
Questões paraanalisar
Para estimular o uso das texturas, o consumidor deve enxergar
quais são as reais vantagens que esse produto lhe oferece. O lo-
jista é uma peça-chavemuito importante na hora da decisão do
consumidor. Fernando Olio, diretor de marketing da Solventex,
comenta alguns argumentos que podem ser mencionados no
momento da venda, como a facilidade para esconder pequenas
imperfeições, a praticidade e o baixo custo. A textura é um dos
produtosmaisusadosem superfíciesexternashojeemdia. “Além
de todas essas vantagens, a textura ainda é um produto versátil,
podendo ser aplicado em diversos tipos de superfície, como al-
ternativa àmassa corrida, de reboco a placas de PVC emadeira.
Projetos de treinamentos para os consumidores e revendedores
são fundamentaisparaqueousoda textura cresçanoBrasil.”
Assim comoOlio, Sampaio, da Ibratin, acredita que para fomen-
tar as vendas de textura é preciso expor suas vantagens ao con-
sumidor. Para ele, só conhecendo os verdadeiros benefícios é
possível aumentar as vendas deste produto. “Nos últimos anos,
esteproduto foi niveladopor baixo, só sedeu atenção adiminuir
seu preço. Com isso, perderam-semuito de suas vantagens, sem
contarquemuitas fábricasdeixaramde investirnestematerial. Po-
rém, grandesempreendimentosdasmaioresconstrutorasdoBrasil
usamasmais variadas formasde textura, externamente. Só isso já
provaograndebenefícioqueesteproduto trazparaoconsumidor.”
ParaFiani, ousode texturasémuitodivulgadonomercadobrasi-
leirodetintase revestimentos, sendoqueamaneiramais fácil de
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