Revista Lojas de Tintas - Edição 153 - page 7

Lojas de Tintas
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INDÚSTRIAS
Desde2010aElasteqestánoBrasil. Aempresa temmatriz naEs-
tônia, Europa, e situou-se no país focada em produtos de imper-
meabilizaçãobaseágua. EduardoPuliero Junior, gerentenacional
devendasdaElasteq, contaque, nomomentoemqueaempresa
decidiu iniciarasatividadesnaAméricaLatina, sabiaque seriaum
grande desafio, devido ao grande número de concorrentes. Para
diferenciar-seemummercadocommuitoscompetidores,decidiu
investirpesadoempósepré-venda. “Quando chegamosaoBrasil
jáhaviaprodutos similares, então, entramoscomumafilosofiade
assistência ao cliente, atendimento técnico. Percebemos que os
consumidorestinhamacessoadiversos impermeabilizantes,mas
eram carentes de informações técnicas dos produtos e, principal-
mente, de pós-venda. Tanto o lojista quanto o consumidor têm
acessomuito rápido e simples paratirar dúvidas sobreos nossos
produtos. Emdiversoscasos, seocliente fazaaplicaçãoe temdú-
vidas, vamos atéo local paraauxiliar. Esseéumdosnossosmaio-
resdiferenciais.”
Hoje, a Elasteq atua principalmente no interior e litoral de São
Paulo, SantaCatarina, BahiaeBrasília. Todaa linhade impermea-
bilizantesé feitaem Itupeva (SP), onde são fabricadas, emmédia,
100 toneladaspormêsdosprodutos.
Cenárioda impermeabilização
Puliero enxerga que a impermeabilização no Brasil evoluiu bas-
tante por que os produtos começaram a ter preçosmais baixos.
“Agora, os valores sãomais acessíveis, o que ajuda nomomento
de conscientizar os consumidores”, e complementa dizendo que
osprejuízos coma faltade impermeabilização sãoaltos.Ogeren-
te exemplifica que nomomento de construir uma casa simples,
deaproximadamente60metrosquadrados, osgastos com imper-
meabilização são menores que 1% do valor do imóvel. “Porém,
quando a casa é construída sem impermeabilização, na primeira
chuva o proprietário do imóvel já terá problemas de infiltração
e, para resolver a dificuldade, vai gastarmuitomais do que teria
investidono início.”
Elasteq foca em pós-venda
comodiferencial
Emmercadoconcorrido, a empresa encontrou
destaquenoatendimentoaocliente
Gerentenacional
devendasda
Elasteq, Eduardo
Puliero Junior
Perfil do consumidor
Para o gerente,muitas vezes, os consumidores chegam à loja sa-
bendodasmarcas de impermeabilizantes existentes nomercado
e conhecem as principais funções dos produtos,mas não emde-
talhes. “É quando entra a função do lojista. É ele quem conta os
diferenciais de cadamarca, por isso também investimos bastante
em capacitar esseprofissional porquequandoeleestábem infor-
mado o cliente também está.” Hojemetade dos clientes da Elas-
teq é consumidor final, eaoutraparteé compostapor pedreiros
e pintores. Puliero acredita quemetade dos consumidores é de
clientesfinais, devidoà facilidadedeuso.
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