Revista Lojas de Tintas - Edição 160 - page 3

Editorial
É preciso fazer a diferença
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A nova programação editorial da Revista LOJAS traz nesta edição demarço assuntos de extrema impor-
tância para o lojista e para o pintor profissional. Na reportagem“Como fazer orçamento”, por exemplo,
você vai verificar que um orçamento impensado pode trazer prejuízo. O ideal é que todos os detalhes
do serviço sejam vistos antes de iniciar o trabalho, assim o cliente saberá o valor que vai investir. Dessa
forma, um dos principais conselhos é nunca fazer o orçamento com pressa, a fim de não correr o risco
de deixar passar pequenos detalhes da obra que geram tempo e custo.
Namatéria de capa: “Motivando a equipe de vendas”, é possível constatar que a venda é resultado de
várias ações que o vendedor tem, então, quando o proprietário da loja cobra ações claras, ficamais fácil
atingir os resultados. O funcionário precisa estar satisfeito em seu ambiente de trabalho, pois,quando
ele está desmotivado, os resultados também são afetados, segundo um estudo de engajamento de fun-
cionários da Gallup em 142 países. O relatório estima que cerca de US$ 300milhões são perdidos nos
Estados Unidos todos os anos, devido à falta demotivação. Durante o estudo, os pesquisadores do Gal-
lup notaram que elogiar emostrar algum retorno positivo é extremamente raro nos locais de trabalho, e
amaioria dos entrevistados relatou que não recebeu reconhecimento recentemente.A atitude de elogiar
não exige nenhum custo financeiro, mas mesmo assim ocorre raramente. Entretanto, quando realizada,
pode ser transformadora, como releva outra pesquisa feita pela Harvard Business Review, mostrando
que apenas 0,1% de engajamento extra dos funcionários representa US$ 100mil amais de faturamen-
to anual da rede Best Buy. E o principal fator para que isso acontecesse foram os elogios. Relato da
entrevistada Cecília Becker é gerente comercial daAquarela Tintas, rede de lojas no Rio Grande do Sul,
mostra que amotivação reflete, primeiramente, na qualidade da venda e na imagem da loja. Ela declara
que, depois de iniciado este trabalho, diminuiu consideravelmente a perda e avarias em produtos, faltas
excessivas e rotatividade de funcionários, que se sentem responsáveis pela empresa, tendo o aumento
das vendas como consequência.
Em tempos de recessão, se faz necessária a diferenciação e essas medidas, com certeza, devemmelhorar
o desempenho e a competitividade do profissional pintor e dos revendedores de tintas.
Boa leitura!
MarcosMila
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