Revista Lojas de Tintas - Edição 166 - page 29

Lojas de Tintas
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CONTADOR EXTERNOOU INTERNO?
O lojista tem duas opções para recolher os impostos. Ele pode contratar um con-
tabilista e fazer todos os trâmites na própria empresa ou optar por uma empresa
terceirizada especializada no assunto. Para Viviana Callegari, do escritório Posocco
&AssociadosAdvogadoseConsultores, asduasopções sãoboas, poiso importante
éaelaboraçãodeumplanejamento tributáriopor umespecialistaqueacompanhe
os seus negócios e garantaqueoempresárioesteja emdia comofiscoe, paralela-
mente, não tenhade recolhermaisdoquedeve.Desde logo, JorgeBahia, consultor
e sócioproprietáriodoGrupoBahiaAssociados, listoueapontouque, para teruma
contabilidade interna, os gastos não são somente coma remuneraçãodeprofissio-
nais, mas também, e de forma direta, com desembolsos relacionados às questões
sistêmicas para cumprir obrigações junto aofisco - softwares especializados no re-
gistro, tratamento, geração e armazenamentode informações - bem como a capa-
citação e atualizaçãodeprofissionais quanto aousodessas ferramentas sistêmicas
nouniversodenormas fiscais e tributárias que constantemente sofrem alterações.
“Uma contabilidadeexternapermitiráqueesses gastos sejamdivididos comoutras
empresas que utilizam os serviços domesmo profissional da área contábil. Caso o
lojista tenha orçamento para manter uma área contábil interna, deve considerar
todosos gastosquedeverão ser gerados comela”, adverteBahia.
ATENTOÀSMUDANÇAS
Quem aindanão tememissor própriodeNota Fiscal eletrônica (NF-e), deveprocu-
rar alternativaseletrônicas. Apartirde1ºde janeirode2017, aSecretariadaFazen-
dadoEstadodeSãoPaulodescontinuaráos emissoresdeNotas Fiscais eletrônicas,
bem como o Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e). A utilização das duas
ferramentas nãoémuito representativa, pois, segundoo levantamentodaSecreta-
riadaFazenda,92,2%dasNF-essãogeradasporemissorespróprios,umavezqueos
sistemas internosdesenvolvidoshoje jáestãoadaptados àemissãodedocumentos
eletrônicos e, cada vez mais, o lojista está utilizando sistemas internos. Marcelo
DominguesdeAndrade, sóciodoescritórioGuerreiro&AndradeAdvogados, revela
como o lojista deve proceder após a alteração: “A preparação dos lojistas deve ser
no sentidodeadquirir sistemaspróprios (softwares), desde jáàadaptação, nãode-
vendodeixar paraúltimahora.”
OGRUPO BAHIAASSOCIADOS
LISTOUOS 4 ERROSMAIS
FREQUENTESDAÁREA FISCAL:
1º Pagar impostos sementender ao cer-
tooqueestápagando
Énecessário terumdetalhamentodoque
está sendo pago para que se possa ana-
lisar a precificação de produtos comer-
cializados, margem de lucro atribuída à
operação e estratégias de aquisição rati-
ficando preços de compra para posterior
revenda. Considerandoaparticipaçãodo
percentual de impostos nomontante da
operação, faz-se necessário entender o
queestá sendopagopara validar aestra-
tégianonegócio.
2ºAcharque impostoéumassuntocom-
plicadoedeixartudonamãodocontador
Não há necessidade de ser um especia-
lista em impostos, mas é preciso saber o
quantoele impactanaoperaçãoena sua
rentabilidade. Recomendamos que haja
reuniões periódicas como contador para
alinhamento de pontos relacionados à
carga tributáriadaoperação.
3ºNão ter noção seestápagandomuito
oupouco imposto
Para issoé importantedefinir, em termos
gerenciais, uma meta ou um percentual
depagamentode impostosmensal sobre
um determinadomontante de receita, a
fim de que se possa identificar variáveis
e, quando elas ocorrerem, buscar as jus-
tificativas. Exemplificando, a empresa
identificaquea sua carga tributáriamen-
sal éde20%da receita, evariáveis aesse
valor devem ser investigadas.
4ºNão consideraros impostos naestra-
tégiadonegócio
Às vezes, por questõesdeenquadramen-
to tributário, em termos de substituição
tributária (ICMS); ou tributação mono-
fásica (PIS e Cofins); ou enquadramento
cadastral fiscal e societário relacionado
à empresa, estar no Simples Nacional,
deduze-se que o impacto de imposto é
pequeno nomontante das operações e,
todavia, ele passa despercebido nessa
estratégia.
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