Revista Lojas de Tintas - Edição 166 - page 27

plica que o grande problema de gestão de estoque é que as
empresas não arrumam as áreas de armazenamento conforme
organizamas lojas. “Essapreocupaçãoe cuidado são requisitos
básicos, mas fundamentais à gestão de estoque eficiente. Ou-
troponto importanteé começar pelo conhecimentodoproces-
so de demanda da loja e deixá-lo em sintonia com o processo
de compra e venda, estabelecendo um fluxo harmônico entre
eles”, explica a diretora.
NÃO CONFIEAPENASNO SISTEMA
Nomercadoestãodisponíveisdiversos softwaresqueauxiliamna
contagemdoestoque. Assim, semprequeentraou sai umprodu-
toda loja, o sistemaé atualizado,mas segundoGuilhermeMota,
diretor executivo da Naxentia, especialista em assessoria finan-
ceira com foco no varejo, mesmo que os softwares sejammais
avançados, a contagem humana é indispensável. “A conferência
física deve fazer parte da rotina de qualquer gestor de estoque
das lojas. Contagens por amostragem (computar alguns itens do
estoque) podem ser realizadas quase que diariamente. O siste-
maapenas retrataoque foi alimentado; portanto, é fundamental
manter a rotinade checagem (inventário) seguidada correçãodo
estoqueparaqueo sistemaesteja sempreatualizado.”
OconsultordevarejoBatistaGigliotticonhecebemessa realidade
e lembra que, certa vez, estava prestando consultoria a uma em-
presa varejista, atuante nomercado há três anos, mas o proprie-
tário do local nunca havia realizado uma conferência fisicamente.
Ao fazeremachecagem,notaramquenenhumprodutodoestoque
físico correspondia ao que estava no sistema. “Não se pode con-
fiar tanto no sistema, porque pode haver algum erro de informa-
ção lançada nele e, quandonão é feita a conferência pormeioda
contagemfísica, oerrodificilmente serádescobertoe consertado;
todavia, as comprasemexcessoouem faltavãocontinuar.”
Janine Pinheiro é CEO da Pinheiro Ferragens, empresa especiali-
zada emprodutos em açopara construção civil. Em2010decidiu
ter um funcionário somentepara fazer a contagemdeestoquee,
depois da contratação, notoumelhoras na gestão. “Sempre faze-
mos agentilezade trocar os produtos paraos clientes; por exem-
plo, ele comprouduas caixas de umproduto específico,mas não
abriu uma delas e decidiu trocar por outra mercadoria. Não há
problema algum. Fazemos a troca, mas nem sempre no sistema
essa trocaera lançadademaneira correta, edescobrimos issoao
sermosmais rigorososno controledeestoque.”
SINAISDE ESTOQUEMAL GERIDO
SegundoPatrícia, existem três sinais importantes atribuídos aum
estoquemal administrado:prateleiravazia;elevado índicedepro-
dutos descartados por estarem vencidos; e produtos que apare-
cemdisponíveisno sistema,masnãoem lojaouestoque.
1...,17,18,19,20,21,22,23,24,25,26 28,29,30,31,32,33,34,35,36
Powered by FlippingBook