Revista Lojas de Tintas - Edição 166 - page 17

Lojas de Tintas
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BENEFÍCIOPARA TODOS
Muitos empresários pensamque investir emprogramas de capa-
citação do funcionário pode ser prejudicial, pois correm o risco
de perdê-los para a concorrência, uma vez que eles se tornem
capacitados.O fatoéque, senão investeem seupintor, aempre-
sa também não estará assegurando que este não será assediado
pelomercado. É notável que as empresas busquem osmelhores
profissionais, essa é uma realidade, mas não deve ser um fator
impeditivoe, assim, obstar que se invistaem capacitação, aofici-
na tambémperde. Franklin Jerônimo, coordenadorde treinamen-
toseassistência técnicadaPPG, contacomoépossível investirno
funcionárioediminuir o índicede rotatividade. “Cabea cadaem-
presa investir no conhecimento técnico do seu profissional, mas
também desenvolver um plano de retenção adequado para que
ele se sinta valorizado e satisfeito. Umprofissional motivado tor-
na-seaindamaisprodutivo, oque tambémbeneficiaráaempresa
aofimdodia.”
Sandro de Oliveira, chefe demarketing daWEG Tintas, comple-
menta expondo que, quanto mais informações os profissionais
da repintura receberem, maiores serão os resultados alcança-
dos por eles em sua carreira e, também, pelas oficinas, que te-
rão benefícios como economia de produto ematerial, aumento
da produtividade e diminuição de retrabalho. “Quando a equipe
é constantemente treinada, todos ganham: o profissional rece-
be conhecimentos e émais valorizado internamente; domesmo
modo, a oficina ganha em produtividade e, em consequência,
aumenta seus ganhos, podendo investirmais em profissionais e,
principalmente, em tecnologiaafimde crescer aindamais.”
RETRABALHO
O retrabalho em si é uma grande perda para a oficina. Além do
prejuízo financeiro com o desperdício do produto, há também o
tempodepermanênciadoveículo,oqual precisaserbreve.Àme-
dida que novas técnicas emateriais são desenvolvidos, torna-se
possível queo clientenãofique semo seuveículopormuito tem-
po na oficina. Portanto, qualquer falha na reparação automotiva
gera prejuízo e até demora na entrega. Não há comomensurar
com exatidão todos os prejuízos do retrabalho, pois cada oficina
temumprocessoespecífico, enãoexisteumnúmeropadrão,pois
essa perda varia de oficina para oficina; porém, independente-
mente do quanto seja, sempre acarretará perda. Vanessa Rossi,
coordenadoradacomissãoderepinturaecomplementosautomo-
tivosdoSitivesp, revelaos indíciosdequeaoficinaestápassando
por problemas capazes de ocasionar prejuízo. “Primeiramente, é
precisoficaratentoao retrabalho. Sehámuito retrabalho, algode
erradoestáacontecendo.Alémdisso, seaquantidadedeproduto
utilizadoestáaumentando, ébomficar alerta.”
Baseado no que Leandro Gonçalves de Paula, gerente de servi-
ços técnicosparaaAmérica LatinadaunidadedeVehicleRefinish
da AkzoNobel, já vivenciou, as principais causas dos retrabalhos
estão ligadas ao não cumprimento das etapas da repintura. “Os
pintores tendem a pular alguns processos para agilizar a pintura.
Porexemplo, não fazemo lixamento, nãoesperama secagemdos
produtos. Querem entregar o carro logopara o cliente,mas com
atos assim, ocorre justamenteo contrário.”
CURSOSDISPONÍVEIS
AComissãodeRepinturaeComplementosdoSitivesppromovea
cada trêsmeses eventos de capacitaçãopelo estadode São Pau-
lo. O evento tem como objetivo levar informações relevantes do
setor e apresentar novas tecnologias, além de reforçar conceitos
jáconhecidos,porémmuitasvezesnãoutilizados.Alémdaspales-
tras, os participantes podem visitar etirar dúvidas comos princi-
pais fabricantesdomercado, osquais se fazempresentesem seus
respectivos estandes. “Nos eventos queaComissãodeRepintura
do Sitivesp realiza, os participantes assistem uma palestra sobre
essesproblemasqueacontecemnasoficinas.Opalestranteapre-
sentaosprincipaisproblemas, a sua causae como solucioná-los”,
contaVanessa, coordenadoradoprograma.
Hoje, a Sherwin-Williams disponibiliza diversos cursos focados
em produtos e otimização de trabalho. Renato de Souza Freitas,
analistade comunicaçãodaempresa, pontuaquais sãoos cursos.
“Ensinamos a aplicaçãodoprodutobase águaAWX e baixoVOC,
a Linha Fast e toda a linha de produtos alto sólidos e tradicional.
Focando em capacitação, oferecemos aulas de colorimetria, trei-
namento de balconistas, reparo de peças plásticas, polimento e
operador do SistemaMixing. Paraos cursos oferecidos no centro
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