Revista Lojas de Tintas - Edição 166 - page 3

Editorial
É hora de voltar a crescer
3
Há anos não ouvíamos notícias quentes acerca da retomada do crescimento da economia, como foi observado no
último FórumAbrafati, realizado em agosto, que contou com aparticipaçãodos principais representantes do setor
de tintas. Ficounítidoqueestamos deixandoum ciclo ruimpara trás equeopaís tem tudopara voltar a crescer.
O executivo Luka Barbosa, do Departamento de Pesquisa Econômica do Banco Itaú, demonstrou em seus le-
vantamentos que há sinais claros de retomada da atividade econômica. Segundo ele, há espaço para crescer,
se a lição de casa for feita, citando como exemplos as reformas fiscais do lado da despesa. Ressaltou também
que o câmbio mais apreciado reflete perspectiva de reformas e juros globais baixos, além da inflação estar
em trajetória de queda. Assim, o Banco Central deve iniciar um ciclo de corte de juros em outubro. Barbosa
citou também que vários fatores favorecem a retomada imediata, como ociosidade na indústria, desemprego
elevado, déficit em conta corrente zerado e preçosmais alinhados.
Já o presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, Freddy Carrillo, enfatizou que este está sendo novamente
um ano complicado, mas que começam a aparecer alguns sinais de recuperação com medidas como
mudanças na equipe econômica do governo, a confiança (interna& externa), um cenário políticomais estável
e a desaceleração da inflação. Ele ressaltou ainda a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, dos
lançamentos imobiliários, e a volta do financiamento de materiais de construção (Construcard / Cheque-
Reforma e crédito para o varejo). Carrillo também prevê uma retomada lenta nomercado OEM, recuperação
da frota usada e aumento nasmanutenções.
O evento também foi marcado pela adesão daAbrafati à campanha“Tragamais cor para a sua vida”, cuja pro-
posta é incentivar o uso de tintas em geral na renovação ou conservação do imóvel, estimulando o consumidor
a reformar e proteger seu bem. A Campanha será financiada por empresas associadas ao Sitivesp, parceiros,
fornecedores, fabricantes de tintas e instituições do segmento. Além dos consumidores a Campanha também
pretende atingir as redes de varejo, já que boa parte das consultas sobre tintas são feitas nos balcões das lojas.
Todomaterial elaborado está focado emmostrar como a utilização das cores tem um poder transformador, que
podemexer com as sensações e dar nova vida aos ambientes. Outra boa notícia é que alguns dos fornecedores
presentes no encontro também demonstraram interesse em participar da campanha, devendo se engajar em
breve, demonstrandouma forte uniãona cadeia produtiva do setor em incentivar o consumode tintas noPaís.
Os primeiros passos foramdados, portanto, vamos em frente!
Boa leitura!
MarcosMila
LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA
é uma publicação da
AGNELOEDITORA
, com circulação nacional, dirigida a home centers, revendas de
tintas, impermeabilizantes, revestimentos, arquitetos, decoradores, construtoras,
empresas de pintura e impermeabilização, pintores amadores e profissionais
nas áreas de construção, acabamento e reforma, concessionárias de veículos e
oficinas de reparação e pintura, órgãos governamentais e entidades de classe.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Rua José TobiasdosSantos, 37-A - 05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil.
Tel +55113832-7979
Email:
CAPA
GeraldodeOliveira
DIRETOR-PRESIDENTE
AgnelodeBarrosNeto
DIRETORAFINANCEIRA
SamanthaBarros
EDITOR-CHEFE
MarcosMila (MTb26.418)
JORNALISTA
TalitaMolinero (MTb74.307)
REVISÃO
MarcelloBottini
EDIÇÃODEARTE
GeraldodeOliveira
DIAGRAMAÇÃO
TalitaCorreia
EDITORDEFOTOGRAFIA
Yuri Zoubaref
GERENTEDE TI
CarlosEduardoManrubioCabral
PUBLICIDADE
SandraMacharelli
ASSINATURASEDISTRIBUIÇÃO
FernandoClarindo
CTPE IMPRESSÃO
GráficaGrass
TWITTER
@lojasdetintas
FACEBOOK
Revista LOJAS TINTAS IMOBILIÁRIASEREPINTURAAUTOMOTIVA - Ano19 N.º 166 - Setembro2016
Assessoria Jurídica
Lojas de Tintas
1,2 4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,...36
Powered by FlippingBook