Show do Pintor Profissional - Edição 167 - page 8

SHOWDOPINTOR•OUTUBRO16
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O sistematintométrico imobiliário chegouaoBrasil nos anos90.Namesma
época, aCorob, empresaespecializadaem fornecer soluções para sistemas
tintométricos, também se alojou nomercado brasileiro, sendo um dos pri-
meiros países ondeaempresa se instalou foradaEuropa. Em2016, tantoo
sistema quanto a empresa celebram 25 anos de atuação no país. Reubens
da Cunha, diretor da Corob, está na empresa desde o começo da compa-
nhia, na qual iniciou montando máquinas e dando suporte aos clientes.
Hoje, depoisdeváriasetapasdentrodogrupo, éodiretor responsável pelas
operações em todaaAmérica Latina.
DescrevaahistóriadaCorobdesdea fundaçãoem1984.
Hámais de30 anos nomercado, com sedeem San Felice sul Panaro, Itália,
aCorobéa lídermundial em sistemas avançados paraa indústriaglobal de
tintas e revestimentos. Uma históriamuito rica, baseada em uma visão de
futuroe ideias inovadoras, tornouaCorobamelhorparceiraparaasempre-
sas de tinta ao redor domundo. A empresa está atualmente presente em
todas as regiões doplaneta, com três fábricas e escritórios em10países, e
emmuitos outros países com agentes e distribuidores, oferecendo desde
umadosadoraparauma lojadepequenoporte, sistemasdeúltimageração
ealtaperformancepara lojasdegrandevolumeoudistribuidores,evariadas
soluçõesdeprodução contínuaparaas fábricas.
Como foi a sua trajetórianaempresa?
Estou na Corob praticamente desde a sua fundação, já que comecei no se-
gundo ano de atuação da companhia emMontevideo, no Uruguai. Iniciei
como técnico, montando máquinas, fiz suporte ao cliente, estive quatro
anos durante o começo da Corob nos Estados Unidos e, atualmente, sou
responsável pelasoperações epelosnegócios em todaaAmérica Latina.
Como foi a chegadadaempresanomercadobrasileiro?
A empresa foi fundada em 1984, na Itália, e começou a fornecer equipa-
mentos para América do Sul em 1990. Em 1991 começamos as operações
diretamente na região, com escritório emMontevidéu e, em seguida, em
São Paulo. A região doMercosul foi a primeira na qual a empresa se insta-
lou fora da Europa. Em 2016 a empresa celebra 25 anos de atuação, tendo
sido a pioneira e a única com permanência e suporte contínuo na região
desdea sua chegada. Hoje, aunidadedaCorobnoBrasil está localizadaem
Osasco (SP), onde temos 20 pessoas trabalhando internamente em nosso
escritório, depósitodemáquinas epeças de reposição, oficina de reformas
e a central de assistência técnica que coordena os serviços de uma equipe
commaisde40profissionaisespecializadosque realizamasmanutençõese
atendimento técnicodasmáquinasdistribuídaspor todoopaís.
Comoomercadobrasileirovemevoluindoem relaçãoaomercadomundial?
O sistematintométricoexistenos EUAdesdeos anos 50enaEuropadesde
os anos 70. No Brasil, a tecnologia émais recente, começou na década de
90, todavia, está sendobem-aceitaeevoluindoanoaano, em linha comas
evoluçõesmundiais.
COROBCELEBRA 25ANOSNO BRASIL
A EMPRESA ESTÁNOMERCADODESDE A ENTRADADO SISTEMA
TINTOMÉTRICONO PAÍS E PRETENDECONTINUARAUMENTANDO
SUA PARTICIPAÇÃO
Sabendoqueo sistema
tintométrico começou
nadécadade1950nos
EUA e depois disso na
Europa, descreva so-
bre as similaridades e
diferenças de cada um
destesmercados.
Hoje, estimamos que
existemnoBrasil 15mil
sistemas funcionando
em aproximadamente 6mil pontos de venda, demonstrando uma enorme
possibilidade de crescimento. Nosmercados desenvolvidos a porcentagem
de vendapormeiodo sistematintométricoémuitoalta. Superior a80%na
Europa ou 90%nos Estados Unidos. Quase não se vende cor pronta (ready
mix), tudo o que é colorido é feito por meio das máquinas. Já quase não
existem lojas sem sistematintométrico, oqueébemdiferentenomercado
brasileiro, ondeavendadetintaprontaéaindaemvolume relevanteeexis-
temmuitas lojasque vendemtintas semautilizaçãodo sistema.
Nos últimos anos, o sistema sempre cresceumais do que a indústria, mas
hámuitoa ser feitoainda. ACorobestápreparadapara continuar ajudando
nodesenvolvimentodo setor,masumdospontos-chaveparaocrescimento
é impulsionar avendadatintapormeiodo sistematintométrico, e tantoas
fábricas comoos lojistas perceberem claramente todas as vantagens queo
sistemagerapara todaa cadeia, comomelhor planejamentoparaos forne-
cedores dematéria-prima, aumento de produtividade na fábrica, redução
de estoque e capital de giro na loja e, omais importante, a satisfação do
consumidor final, que vai levar a sua cor escolhidaeatépersonalizada.
QuaisosdiferentessegmentosdemercadoemqueaCorobatuanoBrasil?
A Corob oferece sistemas para a linha decorativa e industrial, desde equi-
pamentosbásicos atéequipamentosdeúltimageraçãoealtaperformance.
Alémdos sistemasparapontodevenda, oferecemos sistemasparagrandes
redes de lojas, distribuidores e sistemas personalizados para fábricas que
solucionam diversos problemas de operação, como, por exemplo, reduzir
inventário de itens que não giram e aumentar lucratividade de cores espe-
ciais, reduzindo temposdeentrega.
Em termos tecnológicos,quaissãoasnovidades?
Em tecnologia, um dos últimos investimentos da empresa foi destinado à
linhadeequipamentos EVO, adequados para aplicações decorativas, arqui-
tetônicas e industriais. Dentro dessa linha temos o EVO FLX e o EVO PWR,
demaior porte. Com tecnologia de gestão 5G, são equipamentos flexíveis
e podem ser configurados para atender às necessidades personalizadas de
cada cliente. O sistema é tãoflexível quepermiteusar diversas tecnologias
de dosagem namesmamáquina, de acordo com as características especí-
ficas de cada colorante, o que permite um bom desempenho do sistema
de cores para cada cliente. Outra característica équeo equipamento apre-
ReubensdaCunha, diretor daCorob
ENTREVISTA
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