Show do Pintor Profissional - Edição 167 - page 9

SHOWDOPINTOR•OUTUBRO16
9
senta manuseio, manutenção e
modo de operações bem fáceis,
sendo justamente destinado a
mercados profissionais, lojas in-
dependentes e ambientes “do it
yourself”.
Qual aposiçãodaCorobemnú-
mero de sistemas instalados?
Quantos sistemas háem funcio-
namentonomercado?
Mundialmente, a Corob tem
mais de100mil sistemas funcio-
nando. O Brasil representa 10%
deste total, distribuído em apro-
ximadamente 5 mil lojas, onde
temos por volta de 65%dasmá-
quinas instaladas. A cada trêsmáquinasnomercado, duas sãoCorob.
Quantosdesses sistemas sãoautomáticos equantos sãomanuais?
Aempresa sempre teve focoem sistemasautomáticos, em funçãoda infini-
dadede vantagens em relaçãoaum sistemamanual. Hoje,mais de90%do
nossoparquedemáquinas éautomático.
Quais sãoosprincipaismodelos etiposdeequipamentosdaCorob?
Temosdiferentesequipamentosdosadoreseagitadoresparadiferentesclien-
tesenecessidades.Nestesanos foramdezenasdemodelosque têmevoluído
e foram sendoaperfeiçoadosde tempoem tempo.Atualmente, temosdesde
equipamentoscompactos, comoadosadoraFirst1eoagitadorCMX-T6, pas-
sandopelos sistemasmais vendidos, como adosadoraD200,atéos sistemas
para altos volumes, comoD600eD800, eo agitador CMX-20. Hámuitas ou-
tras opções para ponto de venda e diversas soluções para ‘tinting in-plant’.
Temosumportfóliocompletoqueatendequalquernecessidade.
Pensandoem concorrência, oquevocêpodeapontar comodiferenciaisda
Corob?
Começopeloque considero fundamentalmencionar. Nesses anos de atua-
ção, fomos aúnicaempresaquenunca saiudomercadobrasileiro. Estamos
no Brasil ajudando o mercado ininterruptamente, tanto em épocas boas
quanto ruinsdo setor oudaeconomia. Essaparceriadeverdade, aliadaaos
melhores produtos e suporte que amarca Corob oferece, faz com que os
clientes nos coloquem como líderes domercado. Com trabalho e acompa-
nhamentodeanos, conquistamos a confiançade todososnossosprincipais
parceiros. Éclaroque tecnologiaeknowhow internacional nos tornamalta-
mentecompetitivos,masnossograndediferencial estánosnossos serviços.
Somos aúnica empresa comequipede assistência técnica altamente capa-
citadacobrindo regionalmente todoo territórionacional, comestoque local
depeçasoriginais.
Pensando exclusivamente emtintas deacabamento coloridas (exceção só
dobranco),quantovocêestimaqueastintastingidaspelossistemastinto-
métricos representemem termospercentuais?Comoéessepercentualnos
EUAenaEuropaOcidental?
Nãoexistemdadosoficiais. Entendoqueémuitovariável portipodeprodu-
to, clientee região.Nos EUA, diriaquemaisde90%, enaEuropaOcidental,
mais de 80% das tintas coloridas são comercializadas pelo sistema tinto-
métrico. Com certeza, no Brasil, a representatividade é bemmenor, talvez
algumas redes de lojas já tenhamboapartedas cores comercializadas pelo
sistema, mas no geral ainda há
muito caminho a percorrer. Rei-
tero, precisamos entender me-
lhor todas as vantagens do sis-
tematintométricoparaa cadeia.
Devemos começar por converter
as cores readymix de baixo giro
em cores feitas através do siste-
ma, oque aumentaria adisponi-
bilidade de cores para o consu-
midor commelhor rentabilidade
para lojistas e fabricantes.
Qual suaavaliaçãoparaos pró-
ximos cinco anos? Como esse
mercadovai se comportar?
Vejo que o mercado muda com
muita agilidade e temos de nos adequar às necessidades dos clientes com
amesma rapidez. Em termos de produtos, a linha EVO traz a versatilidade
paraatenderdiferentesnecessidades. Emummesmoequipamento, podem
ser usadasdiferentes tecnologias; issoflexibilizamuitoa configuraçãoeuti-
lização damáquina segundo a necessidade de cada cliente. Em termos de
serviços, a demanda é bem dinâmica e, hoje, somos os únicos com uma
estrutura que cobre todo o país. Mesmo assim, já estamos aumentando o
númerodeprofissionais, tornando-os cada vezmais capacitados para fazer
serviços em regiões onde o sistema está crescendo. O futuro está no siste-
matintométricoeaCorobestá sempre seatualizando.
Quais ações podem ser feitas para incentivar o consumidor a escolher via
sistematintométrico?
Quando o cliente entra na loja, ele está procurando, acima de tudo, a cor.
Inspirar o consumidor com diversas ferramentas emostrando toda a capa-
cidade do sistema tintométrico demostra serviço e gera confiança nele. Só
depois de escolher as tonalidades éque surgirãoperguntas técnicas, como
tipodetinta, durabilidade, rendimento etc. E só aí, quandoo lojista definir
otipo detinta correta, é que o cliente deverá levar para a aplicação. Tudo,
geralmente, começapela cor.
Quais sãos as vantagens para o lojista trabalhar com o sistema tintomé-
trico?
Muitas. Teroequipamentona lojaéumdiferencial técnicoemercadológi-
co, com inúmeras vantagens econômicas, sobretudo na área de logística.
O proprietário do estabelecimento terá uma oferta de coresmuitomaior
com um estoque muito menor, e sabemos o quanto isto representa no
resultado financeiro do negócio. Outra questão, a maioria das tintas co-
mercializadas via sistema é premium ou standard. Assim, o cliente tem
a cor que deseja em uma tinta demelhor qualidade, que geramais lucro
para a cadeia toda.
Quais foramasprincipais conquistasdaCorobnoBrasil?
Durante esses 25 anos tivemosmuitas vitórias e tivemos também algumas
lições que nos fizeram entendermelhor omercado e alavancaram o nosso
crescimento.
Saber que a Corob é reconhecida pelomercado como líder do setor é algo
muito especial e gratificante que nos obriga a trabalhar mais e melhor a
cada dia, para continuar apoiando a indústria no desenvolvimento do sis-
tema tintométrico, como tem sido feito de forma contínua nos últimos 25
anosnoBrasil.
1,2,3,4,5,6,7,8 10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,...36
Powered by FlippingBook