Revista Lojas de Tintas - Edição 153 - page 47

Lojas de Tintas
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Por FernandoVal YVal Peres (*)
Porque inovar ecrescer
é fundamental
Semprequeouvimos a palavra inovação entendemos que ela esteja relacionada a al-
gum produto que foi lançado. Mas, muitas vezes, inovações podem ser soluções de
problemas donosso cotidiano. Afinal de contas, quantos problemas aparecemdiaria-
menteemnossavida?A interneté fundamental nanossavida,mashá15anoselaape-
nas engatinhavanoBrasil! Há30anos, o fac-símile (fax) erauma revoluçãoem tecno-
logia;aáreadecapitalhumanoera tratadacomodepartamentopessoal;eovendedor,
então?Eleeraapessoaquenãohaviadadocertoemnenhum lugar,mashaviasempre
uma salvação: “Vem trabalhar comigoque sempre temumavagaparavendedor.”
Steve Jobs, Einstein, Graham Bell, Henry Ford, todos extremamente inovadores em
suasépocase todos comumúnicoobjetivo, queera solucionarosproblemas conhe-
cidos edesconhecidos. Todos sabedores que, se inovassem, poderiamdeixar nossas
vidasmelhores e, assim, criar umambientemaispropícioparao crescimento.
Agora, imaginemqueumaempresanãoacreditassena inovaçãodeumatintaacrílica!
Certamente,hojeelanãoexistiriamais.Eseumaempresanãofizesseacontabilidade
com computadores, ou senãotivesseum serviçoparaentender os seus clientes...
Certamente, os fatos são inegáveis: depois de uma inovação, sempre vem o cresci-
mento! E a concorrência, curiosamente, semprepresente. Ela é sempreboaparaos
negócios,masodiadapor todos.
Se pararmos no tempo e falarmos “que está bom assim”, “que em time que está
ganhandonão semexe”, “queessenovomodelonãovai dar certo”... Reflitaumpou-
co: é a concorrência quem explora sempre as suas fraquezas. Ela traz inovações e
consegueoperarmais eficientemente, ganhandodeempresasque seacomodamno
tempo. Podemosnos antecipar e inovar e crescer antesdosoutros?Sim; oqueerao
homecenterhá20anosnoBrasil?Comoas lojas se reinventaram?EoPãodeAçúcar
olhandoaoportunidadequeexistiadeoperar seunegóciodemaneiradiferente?
Mas inovar e crescer é fácil? E a rentabilidade? Sabemos que o acionista de uma
pequenaougrandeempresa semprebuscao retornode seucapital. Portanto, cresci-
mento com rentabilidadedeverá ser sempreumametaa ser cumprida.
Analise seu portfólio de produtos. Elabore seu plano de vendas emarketing. Avalie
suasmarcas. Valide a performance da equipe de vendas. Segmente o seumercado.
Pense compessoas deoutras organizações. Avalieasmelhores práticas demercado.
Sejaousadoem inovar emprodutos e serviços! Certamente, o resultado seráo cres-
cimento com rentabilidade. E para que isso seja possível, pessoas capacitadas são
necessárias.Muitas vezes, elas estão inseridasnaprópriaempresae sãopoucovalo-
rizadas, enquantoemoutras vezeselasestãonomercadoedevem ser procuradas. É
na criseque residemasoportunidades eénelaque sepode inovar e crescer.
FernandoVal YVal Peres é sóciodaHalcos
ConsultingGroup, atuandonaáreadevendas,
distribuiçãoegestãodenegócios. Desenvolveu
seu conhecimentodegestãodemarcas, segmen-
taçãode canaisdevenda, reestruturação, turn
around, fusões/aquisiçõesnas empresasAxalta,
Sherwin-Williams,Ultragaz eDowQuímica.
ARTIGO
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