Show do Pintor Profissional - Edição 170 - page 9

SHOWDOPINTOR• JAN/FEV17
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Viana lembra que, antes de grandes
intervenções no ambiente, como é
o caso das pinturas artísticas, é im-
portante fazer uma simulação com
a ajuda de softwares especializados.
“Qualquer projetodearquiteturanão
visa gerar surpresas. Um projeto sem
uma simulação, sobretudo em um
software 3D, não garante um resulta-
doplásticoestético satisfatórionema
aprovaçãodo cliente.”
VALORDO TRABALHO
Para o cálculo do preço a ser cobra-
do pelo serviço, o profissional deve
avaliar quantas horas serão necessá-
riasparaaexecuçãodo trabalho. Esse
número, então, deve ser multiplica-
do pelo valor pré-estipulado da hora
de pintura. Além disso, é importante
avaliar as despesas decorrentes da
complexidade da pintura e, ainda, o
custoem funçãodosdeslocamentos.
DIVULGAÇÃO
Quasemetade da populaçãobrasilei-
ra,106milhõesdepessoas,usaa inter-
netemalgumaetapadoseuprocesso
de compra (pré-compra, compra e
pós-compra), revelaoestudo “Varejo
noBrasil: a influênciadodigital sobre
o consumo”. Realizada pela Boston
Consulting Group (BCG), a pesquisa
ouviu2.500entrevistadossobresuasatividadesonline.Emumuniversocomtantosconsumidoresempotencial,os
pintoresnãopodemficardefora.Nessesentido,ferramentasqueauxiliamnaexposiçãodeseustrabalhosnãofaltam,
mesmosemcusto,comoFacebook,Instagram,blogs,mensagenspormeiodoWhatsApp,fórunsdepintura,entreoutros.
A tecnologia é uma aliada para o pintor divulgar o seu trabalho, pois amplia sua rede de contatos, mos-
tra sua credibilidade, apresenta os seus trabalhos e até incentiva o consumidor a modificar o ambien-
te. Então, o pintor que investir tempo e cuidado para se promover no mundo virtual e nas redes sociais
terá grande visibilidade. Angela Chapper Levy, gerente de marketing e produtos da Qualyvinil, aconselha
que, quando o assunto for divulgação do trabalho de pintura, é importante separar a pessoa física da ju-
rídica. “É indicado criar uma página dedicada ao trabalho e exposição de fotos, vídeos e até dicas relaciona-
das à pintura, separadas do perfil pessoal, onde você tem a presença de amigos e familiares em um ambiente
mais descontraído. Outra dica é produzir fotos e vídeos bem legais que valorizem o trabalho executado, des-
pertando, no possível cliente, a vontade de ter em seu ambiente algo igualmente bonito e bem elaborado.”
JáBiagioLanzillotti, gerentede serviçosaomercadodaAkzoNobel TintasDecorativas, sugereque, acada trabalho
concluído, opintor faça fotos variadas, dediferentes ângulos, e vámontandoopróprioportfólio. “Essas imagens
podemficar disponíveisnas redes sociaisou seremenviadaspor e-mail ouWhatsAppparaos clientes.”
Fotos: FábioVianaeMatheus França
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