Show do Pintor Profissional - Edição 169 - page 18

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16
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EVITANDO RETRABALHO
OTIMIZANDOO RENDIMENTO
FABRICANTESDE TINTASCONTAMCOMO EVITARAS PRINCIPAIS FALHASNAOFICINA
Na reparação automotiva há erros que aconte-
cem commais frequência, indiferentemente do
portedaoficina.Osmaiscomunssãoefeitocasca
de laranja, falha de aderência, escorrimento de
tinta e a catálise errada, que causammuitos da-
nos e retrabalho. Para Renato de Souza Freitas,
analista de comunicação da Sherwin-Williams
Automotive, seguindo três orientações é possí-
vel reduzir significativamente as imperfeições
nos veículos: organização, limpeza e técnica. “A
organização é necessária na área de preparação
de superfície para torná-la um local adequado a
fim de evitar possíveis contaminações. É impor-
tante também que cada profissional utilize os
EPIs necessários”, conta Freitas. Já a limpeza é
fundamental para garantir a condição ideal para
um bom trabalho. “É necessário lavar o veículo
com shampoo neutro para remover contamina-
ções como barro, poeira e outras impurezas”,
complementa o analista. Quanto às técnicas,
essas são indispensáveis, portanto, o profissio-
nal deve receber o treinamento adequado para
exercer a função, pois para seobter umbom re-
sultado deve-se seguir a sequência correta das
etapasdepreparaçãodoveículo.
OS PREJUÍZOSDORETRABALHO
Hoje é difícil mensurar uma porcentagem ideal
de retrabalhonas oficinas de funilaria e pintura,
principalmente porque, cada vez mais, os fabri-
cantes investemem treinamentosparaparceiros
com o objetivo de diminuir essas falhas. Segun-
do Freitas, o indicador de um número aceitável
de erros deve ser menor que 5%. “A margem
de erro nas oficinas deve chegar, ao máximo,
em tornode5%dos serviços depintura. Oque
se procura é a redução desse índice a zero, o
que todo empresário desse setor busca para
o seu negócio.” Leandro Gonçalves de Paula,
gerentede serviços técnicosAméricado Sul da
AkzoNobel, explica que, financeiramente, um
erro, que consequentemente se torna retraba-
lho, custa para a oficina duas vezes o valor de
um serviço, porque além de trabalhar o dobro
do tempo nomesmo carro o estabelecimento
está deixando de atender outro cliente. Alon-
so Romero, gerente de assistência técnica da
Skylack, complementadizendoque, no casode
um problema na reparação após o carro sair
da oficina, o custo ficamaior ainda, pois amá
propaganda tem valor incalculável.
CUIDADOS COMA CATÁLISE
Todos os produtos catalisados devem ter aten-
ção especial, pois a catálise realizada de forma
inadequada resultaráno funcionamento incorre-
todoproduto, interferindoemsuasecageme re-
sistência. A catálisedeve ser realizadadeacordo
com a recomendação do fabricante e, em casos
de preparação de pequenas quantidades, para
facilitar, recomenda-seousodasescalasdecatá-
lise. Quando a catálise não é realizada de forma
correta, pode ocasionar falta de dureza nofilme
dapinturaequedadebrilho. “É recomendado a
todos os profissionais de pintura a utilização da
régua demistura, pois é a formamais simples e
corretaparagarantir queasquantidadesdepro-
dutos recomendados pelo fabricante sejam se-
guidas, independentementedos anos deexperi-
ência do profissional. A grandemaioria de erros
nesseprocessoocorrenessaetapado trabalho”,
avisa o gerente de serviços técnicos América do
Sul daAkzoNobel. Énecessárioprestaratençãoe
seguir a catálise recomendadapelos fabricantes,
comonãousarcatalisadoresdeoutrasmarcasou
tipos diferentes que não sejamos indicados. As
recomendações de catálises, de ummodo geral,
vêmcom indicaçõesvolumétricas -ouporpartes
devolume - para facilitarouso. Por isso, deve-se
ater à importância das réguas de catálise e dos
recipientes graduados.
RicardoVettorazzi, supervisordedesenvolvimen-
toda divisãoRefinishAutomotive da PPG, expli-
caqueparaasoficinasque têm condiçõesde ter
1...,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17 19,20,21,22,23,24
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