Show do Pintor Profissional - Edição 169 - page 16

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16
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ESTOQUENAMEDIDACERTA
Por uma questão cultural, o final do ano é ummomento em que as pessoas renovam seus objetivos
para o ano que irá se iniciar. Essa mudança também acontece dentro dos lares, quando as paredes
costumam ser pintadas, oque, consequentemente, aumenta onúmerode clientes nas lojas detintas
ematerial de construção.
Essamovimentaçãono setor da construção civil ganhamaior estímulo comoauxíliododinheiroextra
do 13º salário e, como resultado, de novembro até fevereiroo volume de vendas para o comérciode
material de construção comoum todoaumenta. Tintas episos sãoos itensmaisprocurados.
Os fabricantes detintas também sabem sobreessamaior procuranosmeses denovembro, dezembro
e janeiroe, devido a isso, énoúltimo semestredo anoque acontecemos lançamentos das cores que
serão tendênciaparaoano seguinte, provocandomais açõesnopontode venda.
O lojistadessaáreadeveestarpreparadoparaessademandaextraeaproveitara tendênciadeaumen-
tonas vendas, não só sepreocupando com asmercadorias,mas também como atendimento voltado
à satisfação dos consumidores nesse momento de renovação. O lojista pode fazer com que aquele
cliente que entrou em sua loja, em ummomento específico, seja fidelizado e retorne ao estabeleci-
mentonodecorrerdoano seguinte. Paraatenderaessesclientesdefinal deano, termercadoriaspara
pronta-entrega torna-se crucial, pois, afinal, o consumidor não quer esperar para fazer as alterações
na casa e, nessa época do ano, a agenda do pintor tende a ficar lotada; logo, não há, para ninguém,
tempode sobraparaesperar amercadoria chegar aoestabelecimento. Nesse contexto, parao lojista,
torna-se importante terestoqueadequado,mas semexagerosparanãoficar commercadoriaencalha-
da, mas também de não deixar de prover as demandas dos clientes. Para Hélio Donin Júnior, diretor
COMOABASTECER A LOJA
PARAO FIMDE ANO
PREPARE A LOJA PARA RECEBERMAIORNÚMERODECLIENTES, SEM
EXCESSONEM FALTADEMERCADORIA
da Donin Contabilidade, que também atua com
gestãodeestoque, o indicadoé analisar ohistó-
ricodo estabelecimento antes de fazer opedido
ao fornecedor. “Pesquise como foram os anos
anteriores nessemesmo período do ano. Isso é
importante para poder avaliarmelhor a tendên-
cia de consumonesta época. Como estamos em
ummomentode desaquecimentoda economia,
avaliarmuito bem é importante para que a em-
presa não fique commercadorias em excesso,
atrapalhandoofluxode caixa.”
EVITE ERROS
Durante a carreira profissional de Donin Júnior,
ele percebeu a existência de erros que aconte-
cem, com frequência, na gestão de estoque do
varejo eque geram inúmeros prejuízos financei-
ros, tantoemépocadeeconomiaaquecidacomo
nadesacelerada e, nesses dois casos, os equívo-
cos causam prejuízos ao lojista. “Acredito que a
superavaliaçãoe faltadeplanejamentofinancei-
ro são os dois problemasmais graves. Primeiro,
a superavaliaçãoda demanda gera bloqueiodos
recursos no estoque, podendo prejudicar mui-
to a vida financeira da empresa. O segundo é a
faltadeplanejamentofinanceirodas faturas dos
fornecedores, podendo causar problemas no
fluxo de caixa, dificultando os pagamentos das
mercadorias adquiridas e demais despesas da
HélioDonin Júnior, diretor daDonin
Contabilidade
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