Show do Pintor Profissional - Edição 169 - page 12

SHOWDOPINTOR•DEZEMBRO 16
12
PROJETO SOCIAL
Centenas de casas pintadas, áreas de convivência revitalizadas, iniciativas artísticas promovidas, cur-
sos profissionalizantes de pintura realizados, espaços para a prática de novasmodalidades esportivas
criados.AcomunidadeSantaMarta (RJ)nãoémaisamesma.Ao longodosúltimos seisanos, oprojeto
“Tudo de Cor para Você”, da Coral, mostrou que as cores têm, sim, o poder demelhorar a vida das
pessoas, transformandonão só suas casas,mas todooentorno. Umapesquisa conduzidapeloCentro
IntegradodeEstudoseProgramasdeDesenvolvimentoSustentável (Cieds) entreosmesesdeagostoe
setembro revelouqueo legadodeixadopelamarcadetintasdecorativasdogrupoAkzoNobel vaimuito
alémdo visual.
Das pessoas que tiveram a casa pintada pelo projeto “Tudo de Cor” e responderam ao questionário,
83%dizemquepassaramasentirmaisorgulhodamoradaapósa renovaçãoda fachada, e73,4%decla-
ramque oprojetoda Coral elevou a autoestima. Noque diz respeito à dimensão comunidade, 74,2%
dosmoradores entrevistados afirmamque as intervenções ajudaram a tornar o SantaMartaum lugar
melhor para viver, e78,8%acreditamqueapinturadas fachadas contribuiuparaaproximar a comuni-
dadedobairroBotafogo eda cidade comoum todo. No estudodoCieds, outrodado chama atenção:
92%dos respondentes atestamqueas transformações ajudaramaatrair umnúmeromaior de turistas
paraa favela, gerando impactoeconômico significativo.
“Com respeito aos anseios e às necessidades dosmoradores, com transparênciano relacionamentoe
no processo e, sobretudo, com consistência nas ações, pudemos derrubar barreiras e construir uma
nova realidade, commaisautoestimaebem-estar”, sustentaMarceloAbreu, gerentedemarketing ins-
titucional daAkzoNobel TintasDecorativase líderdo “TudodeCor”. Ecompleta: “OSantaMartaépro-
vadequea cor de fato transforma, e issoé combustível poderosoparanossaequipe seguir adiante.”
PESQUISACOMPROVA SATISFAÇÃODOS
MORADORESDACOMUNIDADE SANTA
MARTACOM PROJETO “TUDODECOR”
MAISDE70%DECLARAMQUEOPROJETODACORAL ELEVOUA
AUTOESTIMA, 74,2%DOSMORADORESAFIRMAMQUEASMUDANÇAS
AJUDARAMA TORNAROSANTAMARTAUM LUGARMELHOR
PARAVIVER, E78,8%ACREDITAMQUEAPINTURADASFACHADAS
CONTRIBUIUPARAAPROXIMARACOMUNIDADEDOBAIRRO
A primeira ação da Coral no SantaMarta se deu
em 2010, na Praça do Cantão, com a pintura de
34 casas,mais a quadra da escola de sambaMo-
cidadeUnida do SantaMarta. Em 2012, amarca
iniciouum trabalhoconstantenacomunidade.De
láparacá, forampintados400 imóveiserevitaliza-
dasdiversasáreasdeconvivência, comooEspaço
Michael Jackson, onde o rei do pop gravou, em
1996, ovideoclipe“Theydonotcareaboutus”.
Além disso, no decorrer desse período, o “Tudo
de Cor” promoveu e fomentou intervenções de
arte de rua por parte de artistas tanto locais, a
exemplodografiteiroSwell, quantodeoutras re-
giões doBrasil edomundo, comoo cariocaMa-
rio Bands e o alemão Mike Mathes, criador do
“A thousand eyes”, que comolhos gigantesmul-
ticoloridos visa atrair atenção das pessoas para
locais estratégicos de cidades ao redor domun-
do.OSantaMarta, deacordo como site interna-
cionalCoolist.com, foi eleitoumdosdezcenários
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,...24
Powered by FlippingBook