Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 10

AUMENTO
NAS VENDAS
10
Lojas de Tintas
O final do ano costuma ser aquecido para o lojista de tintas. É o período
queos clientesprocuram renovaroambiente, demodoquecomprammais
tinta. Em compensação, as vendas nos primeirosmeses do ano seguem o
ritmo inverso. Entretanto, o lojistanãoprecisaconformar-seeaceitarabai-
xa, poishá iniciativasparaminimizarosefeitosdaquedae tentar amenizar,
aomáximo, a queda nas vendas, como explica Enio Klein, especialista em
gestãoestratégicade relacionamento com clientes, vendas e tecnologiada
informação. Eleenxergaqueoprincipal equívocodo lojistaénão seprogra-
mar para a sazonalidade, como senãoexistisseuma casualidade. “Período
de baixa venda sempre existe, é mensurável e pode ser gerenciado. Pre-
pare-se para quando ele chegar. O segundo erro é achar que vai resolver
o problema somente com promoções. Você poderá até gerar caixa, mas
émuito provável que colecione prejuízos, também. Use suamargem com
sabedoria.”
Sabendoqueperíodos assimacontecemanualmente, o ideal éplanejar-se,
investindomenos em estoques que não sãodemandados emais naqueles
que o são. “Minimizar estoques que não giram e racionalizar os demaior
procura é uma ótima estratégia para diminuir os efeitos da sazonalidade.
Mas para isso é necessário garantir uma infraestrutura adequada de infor-
maçãoe sistemas.Umadasmelhores formasde seprepararparaosefeitos
da sazonalidade é gerenciar os estoques. A outra é programar as férias do
pessoal”, aconselhaKlein.
Uma das alternativas para ajudar nas vendas é enfatizar a necessidade de
certosprodutos, comoéocasodos impermeabilizantes.Osmesesde janei-
roe fevereiro sãomeses indicadosparadivulgar aeficáciadoproduto, pois
as goteiras e infiltrações ficammais visíveis nos dois primeiros meses do
ano, que costumam ser osmais chuvosos.
FUJADA BAIXA
DEMANDA
NOS PRIMEIROSMESESDOANO, A LOJA
TENDE A RECEBERMENOSCLIENTES,
MASHÁALTERNATIVAS PARAAMENIZARA
BAIXANAS VENDAS
Por: TalitaMolinero
FÉRIAS, ÉPOCADE REFORMA
É visível que grande parte da população brasileira
estáàprocurademeiospara reduzir gastos, eo lojis-
tadetintaspodemostraraoconsumidorqueexistem
diversos reparos na casa que elemesmo pode fazer
e com baixo investimento. Outro fator que ajuda no
incentivodessaspequenas reformas équeoperíodo
coincide com recesso de trabalho e férias coletivas,
frequentes nessa época do ano. Mais um fator que
colaboraparaasmudanças na casaéqueos brasilei-
rosestãoviajandomenos, segundopesquisado Insti-
Enio Klein, especialista em gestão estratégica de relacio-
namento com clientes
1,2,3,4,5,6,7,8,9 11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,...36
Powered by FlippingBook